Retornos à educação no Brasil: uma abordagem de pseudo painel e viés de seleção amostral
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12242 |
Resumo: | The goal of this work is to analyze the returns to education in the hourly wages in Brazil for the period of 2011 to 2015, last five years of PNAD data. Even thought the relationship between years of education and wages has been long studied, the accuracy of the results from traditional models like the Ordinary Least Squares are to be questioned due to the necessity to check the presence of group heterogeneity and sample bias. The hypothesis tested in this work is that there is significant effect from non observable factors that leads to biased estimators if not taken into account. By estimating a pseudo panel, through the creation of cohorts, it is seen that the group heterogeneity leads to underestimation of the returns to education from the WLS model. The sample bias also affects the magnitude of the coefficients, however, the two different models used to capture and correct the estimators present different results. The two step model reports smaller returns in comparison to the WLS benchmark, while the Maximum Likelihood model had mixed results. |
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The hypothesis tested in this work is that there is significant effect from non observable factors that leads to biased estimators if not taken into account. By estimating a pseudo panel, through the creation of cohorts, it is seen that the group heterogeneity leads to underestimation of the returns to education from the WLS model. The sample bias also affects the magnitude of the coefficients, however, the two different models used to capture and correct the estimators present different results. The two step model reports smaller returns in comparison to the WLS benchmark, while the Maximum Likelihood model had mixed results.O objetivo do presente trabalho é analisar os retornos à educação no salário-hora no Brasil, para o período de 2011 a 2015, os últimos anos da PNAD. Apesar de ser um tema que vêm sendo estudado há anos, a precisão dos resultados de modelos tradicionais, como o de Mínimos Quadrados, deve ser checada devido a presença de viés de seleção amostral e de variáveis não observadas. A hipótese testada é de que há efeitos significativos de ambos os fatores, levando a estimadores viesados. Através da abordagem de pseudo painel, possibilitado pelo uso de coortes, verificou-se que a heterogeneidade coletiva leva a uma subestimação dos retornos pelo modelo WLS. Apesar de haver diferença significativa entre os modelos tradicionais e os de viés de seleção não é possível afirmar com unanimidade de resultados a direção do viés. Os resultados obtidos pelos estimadores de dois estágios mostram retornos menores para homens e mulheres em relação ao modelo WLS, enquanto que o método de Máxima verossimilhança apresentou resultados dividos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)engUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Economia - PPGEc-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPseudo painel. Viés de seleção amostral. Retornos à educação.Pseudo panel. Sample selection bias. Returns to education.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::CAPITAL HUMANOCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::MERCADO DE TRABALHO; POLITICA DO GOVERNORetornos à educação no Brasil: uma abordagem de pseudo painel e viés de seleção amostralReturns to education in Brazil: a pseudo panel and sample selection bias approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006001fd0e21e-d4dc-4a5b-9653-1972143b4ad1reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALreturns to education in brazil.pdfreturns to education in brazil.pdfDissertaçãoapplication/pdf1286647https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12242/1/returns%20to%20education%20in%20brazil.pdf1726723905d932c6c05c3f0ed09b8868MD51carta_comprovante.pdfcarta_comprovante.pdfCarta comprovanteapplication/pdf1063274https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12242/2/carta_comprovante.pdfd104879c29743388c29c0cf9dd670dd8MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12242/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTreturns to education in brazil.pdf.txtreturns to education in brazil.pdf.txtExtracted texttext/plain173168https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12242/4/returns%20to%20education%20in%20brazil.pdf.txtd4b85bafa0b89024d7116da35c2675fcMD54carta_comprovante.pdf.txtcarta_comprovante.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12242/6/carta_comprovante.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56THUMBNAILreturns to education in brazil.pdf.jpgreturns to education in brazil.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5891https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12242/5/returns%20to%20education%20in%20brazil.pdf.jpg8669235d5521ffd6e5911dc94001c159MD55carta_comprovante.pdf.jpgcarta_comprovante.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg14707https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12242/7/carta_comprovante.pdf.jpga71c53e2f17f133af3511b6e526a7e2bMD57ufscar/122422023-09-18 18:31:50.32oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12242Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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