A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Sara Regina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/227
Resumo: This research aims to discuss the data from my ethnography of an assistance nucleus (MSE / MA) to adolescents who practices infractions in the East Zone of São Paulo. The ethnography was conducted with a team of professionals that assists these boys, and emphasizes the perceptions that these professionals have of the construction of assistance, and the relationships they establish with the boys, with the judiciary and other government agencies. I describe the ways the team handles, on the one hand, with the rigidity of established goals by judges and described in the legislation and, on the other hand, with requirement also legal that assistances are individualized. To deal with these two logics, and present to the judges the knowledge that can only be built from the nucleus, technicians use the writing and interpretation of documents as their main weapons. It is a routine exercise of building arguments that justify the paths taken in each assistance. I also describe the frequent moments that the technicians can not extend their perceptions to the judiciary, causing divergent views on the progress of cases. I argument, therefore, that the relationship between the team and the judges is always based on the uncertainty and the definition of assistance needs to be negotiated in each case. This uncertainty manifests itself by the coexistence, in the nucleus, of different knowledge and different forms of governance of the boys.
id SCAR_ff11a41f75b9289089401ca77e9b7c73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/227
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Munhoz, Sara ReginaVillela, Jorge Luiz Mattarhttp://lattes.cnpq.br/8301325600502054http://lattes.cnpq.br/7134597984469299bdd5cd34-76ce-4ee4-8eb5-9e0c2a4aefd42016-06-02T19:00:28Z2013-09-052016-06-02T19:00:28Z2013-07-03MUNHOZ, Sara Regina. A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/227This research aims to discuss the data from my ethnography of an assistance nucleus (MSE / MA) to adolescents who practices infractions in the East Zone of São Paulo. The ethnography was conducted with a team of professionals that assists these boys, and emphasizes the perceptions that these professionals have of the construction of assistance, and the relationships they establish with the boys, with the judiciary and other government agencies. I describe the ways the team handles, on the one hand, with the rigidity of established goals by judges and described in the legislation and, on the other hand, with requirement also legal that assistances are individualized. To deal with these two logics, and present to the judges the knowledge that can only be built from the nucleus, technicians use the writing and interpretation of documents as their main weapons. It is a routine exercise of building arguments that justify the paths taken in each assistance. I also describe the frequent moments that the technicians can not extend their perceptions to the judiciary, causing divergent views on the progress of cases. I argument, therefore, that the relationship between the team and the judges is always based on the uncertainty and the definition of assistance needs to be negotiated in each case. This uncertainty manifests itself by the coexistence, in the nucleus, of different knowledge and different forms of governance of the boys.Esta pesquisa tem como objetivo discutir os dados de minha etnografia em um núcleo de atendimento (MSE-MA) a adolescentes autores de práticas infracionais na Zona Leste de São Paulo. A etnografia foi realizada com a equipe de profissionais que atende os meninos, e privilegia as percepções que esses profissionais têm da construção do atendimento, e as relações que estabelecem com os adolescentes, com o Poder Judiciário e com outras instâncias governamentais. Descrevo as formas como a equipe lida, por um lado, com a rigidez das metas estabelecidas pelos juízes e descritas nas legislações e, por outro, com a exigência também legal de que os atendimentos sejam individualizados. Para lidar com essas duas lógicas distintas e apresentar aos juízes os saberes que só podem ser construídos do núcleo, os técnicos utilizam a escrita e a interpretação dos documentos como suas principais armas. Trata-se de um exercício cotidiano de construção de argumentos que justifiquem os caminhos tomados a cada atendimento. Descrevo também os momentos corriqueiros em que os técnicos não conseguem estender ao Judiciário suas percepções, provocando visões divergentes sobre o andamento dos casos. Argumento, deste modo, que a relação entre a equipe e os juízes é sempre marcada pela incerteza e que a definição de atendimento precisa ser negociada caso a caso. Esta incerteza se manifesta pela convivência, no núcleo, de diferentes saberes e diferentes formas de governo dos meninos.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASUFSCarBRAntropologia socialMedidas socioeducativasAtendimentoDelinquência juvenilCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAA construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio abertoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-11e76e858-a5d0-4a98-954e-d1e2d6d80773info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5354.pdfapplication/pdf2965606https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/227/1/5354.pdfebefdc8fa25ceab9d0e516cfabdfb022MD51TEXT5354.pdf.txt5354.pdf.txtExtracted texttext/plain388433https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/227/2/5354.pdf.txt093eaa431f0adab14186e0a194fcf838MD52THUMBNAIL5354.pdf.jpg5354.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6130https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/227/3/5354.pdf.jpgb0b0cc4a80517ed5b9516345573f94d0MD53ufscar/2272023-09-18 18:31:16.829oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/227Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:16Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
title A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
spellingShingle A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
Munhoz, Sara Regina
Antropologia social
Medidas socioeducativas
Atendimento
Delinquência juvenil
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
title_full A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
title_fullStr A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
title_full_unstemmed A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
title_sort A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto
author Munhoz, Sara Regina
author_facet Munhoz, Sara Regina
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7134597984469299
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Sara Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villela, Jorge Luiz Mattar
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8301325600502054
dc.contributor.authorID.fl_str_mv bdd5cd34-76ce-4ee4-8eb5-9e0c2a4aefd4
contributor_str_mv Villela, Jorge Luiz Mattar
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia social
Medidas socioeducativas
Atendimento
Delinquência juvenil
topic Antropologia social
Medidas socioeducativas
Atendimento
Delinquência juvenil
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description This research aims to discuss the data from my ethnography of an assistance nucleus (MSE / MA) to adolescents who practices infractions in the East Zone of São Paulo. The ethnography was conducted with a team of professionals that assists these boys, and emphasizes the perceptions that these professionals have of the construction of assistance, and the relationships they establish with the boys, with the judiciary and other government agencies. I describe the ways the team handles, on the one hand, with the rigidity of established goals by judges and described in the legislation and, on the other hand, with requirement also legal that assistances are individualized. To deal with these two logics, and present to the judges the knowledge that can only be built from the nucleus, technicians use the writing and interpretation of documents as their main weapons. It is a routine exercise of building arguments that justify the paths taken in each assistance. I also describe the frequent moments that the technicians can not extend their perceptions to the judiciary, causing divergent views on the progress of cases. I argument, therefore, that the relationship between the team and the judges is always based on the uncertainty and the definition of assistance needs to be negotiated in each case. This uncertainty manifests itself by the coexistence, in the nucleus, of different knowledge and different forms of governance of the boys.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-05
2016-06-02T19:00:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MUNHOZ, Sara Regina. A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/227
identifier_str_mv MUNHOZ, Sara Regina. A construção do atendimento em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 1e76e858-a5d0-4a98-954e-d1e2d6d80773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/227/1/5354.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/227/2/5354.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/227/3/5354.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebefdc8fa25ceab9d0e516cfabdfb022
093eaa431f0adab14186e0a194fcf838
b0b0cc4a80517ed5b9516345573f94d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136242820743168