CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7612 |
Resumo: | A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro- Brasileira e Indígena na Educação Básica , mas sua implementação tem sido lenta nestes 20 anos , exigindo discussão permanente sobre sua eficácia . Neste artigo , analisamos objetivamente os pesquisadores encontrados por meio de uma revisão bibliográfica, cujo tema central foram as mulheres do Daomé , bem como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático , a fim de auxiliar as atividades escolares no trabalho com temas africanos . Utilizando a metodologia do Estado da Arte , analisamos o que tem sido produzido sobre o tema , discutindo suas lacunas, e apoiamos , historiograficamente , a construção de um material didático lúdico . Diante do exposto , observamos a limitação das pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico voltado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive. |
id |
SCI-1_321eaac5fe571f3228f103cb504dcf3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7612 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMENAPORTES A LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE ÁFRICA: ENCUESTA Y DESARROLLO DE MATERIAL DIDÁCTICO LÚDICO SOBRE LAS MUJERES DAHOMANIASCONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: LEVANTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO LÚDICO SOBRE AS MULHERES DAOMEANAS Daomémulheres daomeanasjogo de tabuleirodahomeyDahomean womenBoard gameDahomeyMujeres dahomeanasJuego de mesaA Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro- Brasileira e Indígena na Educação Básica , mas sua implementação tem sido lenta nestes 20 anos , exigindo discussão permanente sobre sua eficácia . Neste artigo , analisamos objetivamente os pesquisadores encontrados por meio de uma revisão bibliográfica, cujo tema central foram as mulheres do Daomé , bem como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático , a fim de auxiliar as atividades escolares no trabalho com temas africanos . Utilizando a metodologia do Estado da Arte , analisamos o que tem sido produzido sobre o tema , discutindo suas lacunas, e apoiamos , historiograficamente , a construção de um material didático lúdico . Diante do exposto , observamos a limitação das pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico voltado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro-brasileira e Indígena na Educação Básica , porém sua efetuação tem caminhado em passos lentos nesses 20 anos, exigindo uma discussão permanente sobre sua efetivação . Neste artigo, objetivamos a análise das pesquisas levantadas por meio da revisão bibliográfica, cujo tema central foi as mulheres do Daomé, assim como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático, a fim de auxiliar atividades escolares no trabalho com a temática africana . Utilizando a metodologia do Estado da Arte (EA), analisamos o que se tem produzido sobre a temática discordando sobre suas lacunas, e amparamos, historiograficamente , a construção de um material didático lúdico. Diante do exposto, observamos as limitações de pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico destinado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-12-08info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/761210.1590/SciELOPreprints.7612porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7612/14295Copyright (c) 2023 Isabella Cristine Cesar dos Santos, Mirian Cristina de Moura Garridohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isabella Cristine Cesar dosGarrido, Mirian Cristina de Mourareponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-05T22:06:38Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7612Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-05T22:06:38SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN APORTES A LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE ÁFRICA: ENCUESTA Y DESARROLLO DE MATERIAL DIDÁCTICO LÚDICO SOBRE LAS MUJERES DAHOMANIAS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: LEVANTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO LÚDICO SOBRE AS MULHERES DAOMEANAS |
title |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN |
spellingShingle |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN Santos, Isabella Cristine Cesar dos Daomé mulheres daomeanas jogo de tabuleiro dahomey Dahomean women Board game Dahomey Mujeres dahomeanas Juego de mesa |
title_short |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN |
title_full |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN |
title_fullStr |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN |
title_sort |
CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN |
author |
Santos, Isabella Cristine Cesar dos |
author_facet |
Santos, Isabella Cristine Cesar dos Garrido, Mirian Cristina de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Garrido, Mirian Cristina de Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isabella Cristine Cesar dos Garrido, Mirian Cristina de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Daomé mulheres daomeanas jogo de tabuleiro dahomey Dahomean women Board game Dahomey Mujeres dahomeanas Juego de mesa |
topic |
Daomé mulheres daomeanas jogo de tabuleiro dahomey Dahomean women Board game Dahomey Mujeres dahomeanas Juego de mesa |
description |
A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro- Brasileira e Indígena na Educação Básica , mas sua implementação tem sido lenta nestes 20 anos , exigindo discussão permanente sobre sua eficácia . Neste artigo , analisamos objetivamente os pesquisadores encontrados por meio de uma revisão bibliográfica, cujo tema central foram as mulheres do Daomé , bem como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático , a fim de auxiliar as atividades escolares no trabalho com temas africanos . Utilizando a metodologia do Estado da Arte , analisamos o que tem sido produzido sobre o tema , discutindo suas lacunas, e apoiamos , historiograficamente , a construção de um material didático lúdico . Diante do exposto , observamos a limitação das pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico voltado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7612 10.1590/SciELOPreprints.7612 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7612 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.7612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7612/14295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Isabella Cristine Cesar dos Santos, Mirian Cristina de Moura Garrido https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Isabella Cristine Cesar dos Santos, Mirian Cristina de Moura Garrido https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047814255017984 |