CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabella Cristine Cesar dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Garrido, Mirian Cristina de Moura
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7612
Resumo: A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro- Brasileira e Indígena na Educação Básica , mas sua implementação tem sido lenta nestes 20 anos , exigindo discussão permanente sobre sua eficácia . Neste artigo , analisamos objetivamente os pesquisadores encontrados por meio de uma revisão bibliográfica, cujo tema central foram as mulheres do Daomé , bem como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático , a fim de auxiliar as atividades escolares no trabalho com temas africanos . Utilizando a metodologia do Estado da Arte , analisamos o que tem sido produzido sobre o tema , discutindo suas lacunas, e apoiamos , historiograficamente , a construção de um material didático lúdico . Diante do exposto , observamos a limitação das pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico voltado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.
id SCI-1_321eaac5fe571f3228f103cb504dcf3f
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7612
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMENAPORTES A LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE ÁFRICA: ENCUESTA Y DESARROLLO DE MATERIAL DIDÁCTICO LÚDICO SOBRE LAS MUJERES DAHOMANIASCONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: LEVANTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO LÚDICO SOBRE AS MULHERES DAOMEANAS Daomémulheres daomeanasjogo de tabuleirodahomeyDahomean womenBoard gameDahomeyMujeres dahomeanasJuego de mesaA Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro- Brasileira e Indígena na Educação Básica , mas sua implementação tem sido lenta nestes 20 anos , exigindo discussão permanente sobre sua eficácia . Neste artigo , analisamos objetivamente os pesquisadores encontrados por meio de uma revisão bibliográfica, cujo tema central foram as mulheres do Daomé , bem como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático , a fim de auxiliar as atividades escolares no trabalho com temas africanos . Utilizando a metodologia do Estado da Arte , analisamos o que tem sido produzido sobre o tema , discutindo suas lacunas, e apoiamos , historiograficamente , a construção de um material didático lúdico . Diante do exposto , observamos a limitação das pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico voltado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro-brasileira e Indígena na Educação Básica , porém sua efetuação tem caminhado em passos lentos nesses 20 anos, exigindo uma discussão permanente sobre sua efetivação . Neste artigo, objetivamos a análise das pesquisas levantadas por meio da revisão bibliográfica, cujo tema central foi as mulheres do Daomé, assim como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático, a fim de auxiliar atividades escolares no trabalho com a temática africana . Utilizando a metodologia do Estado da Arte (EA), analisamos o que se tem produzido sobre a temática discordando sobre suas lacunas, e amparamos, historiograficamente , a construção de um material didático lúdico. Diante do exposto, observamos as limitações de pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico destinado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-12-08info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/761210.1590/SciELOPreprints.7612porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7612/14295Copyright (c) 2023 Isabella Cristine Cesar dos Santos, Mirian Cristina de Moura Garridohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isabella Cristine Cesar dosGarrido, Mirian Cristina de Mourareponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-05T22:06:38Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7612Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-05T22:06:38SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
APORTES A LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE ÁFRICA: ENCUESTA Y DESARROLLO DE MATERIAL DIDÁCTICO LÚDICO SOBRE LAS MUJERES DAHOMANIAS
CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: LEVANTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO LÚDICO SOBRE AS MULHERES DAOMEANAS
title CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
spellingShingle CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
Santos, Isabella Cristine Cesar dos
Daomé
mulheres daomeanas
jogo de tabuleiro
dahomey
Dahomean women
Board game
Dahomey
Mujeres dahomeanas
Juego de mesa
title_short CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
title_full CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
title_fullStr CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
title_full_unstemmed CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
title_sort CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING OF AFRICAN HISTORY: SURVEY AND DEVELOPMENT OF PLAYFUL DIDACTIC MATERIAL ON DAHOMEAN WOMEN
author Santos, Isabella Cristine Cesar dos
author_facet Santos, Isabella Cristine Cesar dos
Garrido, Mirian Cristina de Moura
author_role author
author2 Garrido, Mirian Cristina de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isabella Cristine Cesar dos
Garrido, Mirian Cristina de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Daomé
mulheres daomeanas
jogo de tabuleiro
dahomey
Dahomean women
Board game
Dahomey
Mujeres dahomeanas
Juego de mesa
topic Daomé
mulheres daomeanas
jogo de tabuleiro
dahomey
Dahomean women
Board game
Dahomey
Mujeres dahomeanas
Juego de mesa
description A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro- Brasileira e Indígena na Educação Básica , mas sua implementação tem sido lenta nestes 20 anos , exigindo discussão permanente sobre sua eficácia . Neste artigo , analisamos objetivamente os pesquisadores encontrados por meio de uma revisão bibliográfica, cujo tema central foram as mulheres do Daomé , bem como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático , a fim de auxiliar as atividades escolares no trabalho com temas africanos . Utilizando a metodologia do Estado da Arte , analisamos o que tem sido produzido sobre o tema , discutindo suas lacunas, e apoiamos , historiograficamente , a construção de um material didático lúdico . Diante do exposto , observamos a limitação das pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico voltado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7612
10.1590/SciELOPreprints.7612
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7612
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.7612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7612/14295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Isabella Cristine Cesar dos Santos, Mirian Cristina de Moura Garrido
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Isabella Cristine Cesar dos Santos, Mirian Cristina de Moura Garrido
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047814255017984