ENTRE O CIRCO E A ESCOLA, UM FILME:UM OLHAR, UMA INFÂNCIA EM “JONAS E O CIRCO SEM LONA”
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2240 |
Resumo: | Por meio do encontro com o filme Jonas e o circo sem tela (2015), um desaprendizado do olhar sobre a infância coincide com a problematização de saberes envolvidos na pedagogização da infância, na genificação dos corpos e na politização da maternidade. Nesse sentido, o cinema foi utilizado como campo de produção de dados desenvolvido a partir de uma etnocartografia em tela. Assim, foi possível transpor a infância como um posicionamento intensivo no mundo em agência com a pluralidade heterogênea de práticas que a compõe. |
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ENTRE O CIRCO E A ESCOLA, UM FILME:UM OLHAR, UMA INFÂNCIA EM “JONAS E O CIRCO SEM LONA”ENTRE EL CIRCO Y LA ESCUELA, UNA PELÍCULA: UNA MIRADA, UNA INFANCIA EN “JONAS Y EL CIRCO SIN LIENZO”ENTRE O CIRCO E A ESCOLA, UM FILME: UM OLHAR, UMA INFÂNCIA EM “JONAS E O CIRCO SEM LONA” infânciacinemaeducaçãogêneroinfância cinemaeducação gêneroinfanciacineeducacióngéneroPor meio do encontro com o filme Jonas e o circo sem tela (2015), um desaprendizado do olhar sobre a infância coincide com a problematização de saberes envolvidos na pedagogização da infância, na genificação dos corpos e na politização da maternidade. Nesse sentido, o cinema foi utilizado como campo de produção de dados desenvolvido a partir de uma etnocartografia em tela. Assim, foi possível transpor a infância como um posicionamento intensivo no mundo em agência com a pluralidade heterogênea de práticas que a compõe.A través del encuentro con la película Jonas y el circo sin lienzo (2015), un movimiento para mirar la infancia de otras maneras coincide con la problematización del conocimiento implicada en la pedagogización de la infancia, en la genificación de los cuerpos y en la politización de la maternidad. En este sentido, el cine se utilizó como un campo de producción de datos desarrollado a partir de una etnocartografía en pantalla. Así, fue posible trasponer la infancia como un posicionamiento intensivo en el mundo en agencia con la heterogénea pluralidad de prácticas que la componen.Por meio do encontro com o filme Jonas e o circo sem lona (2015), uma desaprendizagem do olhar a infância coincide com a problematização de saberes envolvidos na pedagogização da infância, na generificação dos corpos e na politização da maternidade. Nesse sentido, foi utilizado o cinema como campo de produção de dados desenvolvido a partir de uma etnocartografia de tela. Assim, foi possível transver a infância como um posicionar-se intensivo no mundo em agenciamento com a pluralidade heterogênea de práticas que a compõemSciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-05-13info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/224010.1590/SciELOPreprints.2240porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2240/3759Copyright (c) 2021 Sara Reis Teixeira, Marcos Ribeiro de Melo, Michele de Freitas Faria de Vasconceloshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Sara ReisMelo, Marcos Ribeiro deVasconcelos, Michele de Freitas Faria dereponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-05-06T15:38:25Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2240Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-05-06T15:38:25SciELO Preprints - SciELOfalse |
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