AVALIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS AUTORAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Emilay
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kened, Janes
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5217
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar uma história em quadrinhos autorais que faz uso da contextualização do zumbi temático para abordar conceitos de química orgânica no ensino médio. O estudo contorno com uma pesquisa qualitativa atrelada à análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um orientado com professores de química abrangendo três eixos de análise inspirados nas categorias construídas por Leite (2017). A partir dos resultados, observado-se que o H-Quí, além de trabalhar satisfatoriamente conceitos de química orgânica, apresenta potencial para abordar conceitos de Física e Biologia, possuindo caráter dinâmico e interdisciplinar, o que o fortalece aos olhos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Outro fator de destaque é que o H-Quí se apresenta como um recurso didático capaz de promover um ensino que contribui para a quebra de paradigmas limitantes como o “não lugar” da mulher na ciência e na soberania da presença da raça branca na história da ciência e os livros didáticos, tendo como protagonista uma cientista negra. Por fim, os resultados também surpreenderam que o H-Quí é visto como um material de apoio, ou seja, um material capaz de auxiliar o professor durante a administração dos conceitos que estão sendo ministrados em sala de aula. A partir desta pesquisa, foi possível refletir sobre a voz da produção e avaliação de produtos didáticos lúdicos e contextualizados como as histórias em quadrinhos para o aprimoramento das técnicas educacionais e suas inferências nas ciências naturais.
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A partir dos resultados, observado-se que o H-Quí, além de trabalhar satisfatoriamente conceitos de química orgânica, apresenta potencial para abordar conceitos de Física e Biologia, possuindo caráter dinâmico e interdisciplinar, o que o fortalece aos olhos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Outro fator de destaque é que o H-Quí se apresenta como um recurso didático capaz de promover um ensino que contribui para a quebra de paradigmas limitantes como o “não lugar” da mulher na ciência e na soberania da presença da raça branca na história da ciência e os livros didáticos, tendo como protagonista uma cientista negra. Por fim, os resultados também surpreenderam que o H-Quí é visto como um material de apoio, ou seja, um material capaz de auxiliar o professor durante a administração dos conceitos que estão sendo ministrados em sala de aula. A partir desta pesquisa, foi possível refletir sobre a voz da produção e avaliação de produtos didáticos lúdicos e contextualizados como as histórias em quadrinhos para o aprimoramento das técnicas educacionais e suas inferências nas ciências naturais.Este artículo tiene como objetivo evaluar una cómic autoral que utiliza la temática zombie para abordar conceptos de Química Orgánica en la Enseñanza Media. Se trata de una investigación cualitativa ligada al análisis de contenido de Bardin (1977). Los datos se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario con profesores de Química que abarca tres ejes de análisis construidas por Leite (2017). Con base en los resultados, se observó que H-Quí, además de trabajar satisfactoriamente con los conceptos de Química Orgánica, también puede abordar conceptos de Física y Biología, teniendo un carácter interdisciplinario, lo que la valora en los ojos de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Otro factor importante es que H-Quí se presenta como un recurso didáctico capaz de promover una enseñanza que contribuya a romper paradigmas limitantes como el “no lugar” de la mujer en la ciencia y la soberanía de la presencia de la raza blanca en la historia de la ciencia y en los libros de texto, con una científica negra como protagonista. Finalmente, los resultados también mostraron que el H-Quí es visto como un material de apoyo, es decir, como un material capaz de auxiliar al docente durante la administración de los conceptos que se están impartiendo en el aula. A partir de esta investigación, fue posible reflexionar sobre la pertinencia de producir y evaluar productos didácticos lúdicos y contextualizados como las historietas para el perfeccionamiento de las técnicas educativas y sus inferencias en el campo de las ciencias naturales.Este artigo tem como objetivo realizar uma avaliação de uma história em quadrinhos autorais que faz uso da contextualização do zumbi temático para abordar conceitos de Química Orgânica no Ensino Médio. O estudo contorno com uma pesquisa qualitativa atenta à análise do conteúdo de Bardin (1977). Os dados foram obtidos através da aplicação de interação com professores de Química abrangendo três eixos de análise inspirados em categorias de Leite (2017). A partir dos resultados, observou-se que a H-Quí além de trabalhar satisfatoriamente conceitos da Química Orgânica, apresenta potencial para abordar conceitos de Física e Biologia, possuindo um caráter dinâmico e interdisciplinar, o que lhe potencializa aos olhos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outro fator de destaque,a H-Quí apresenta-se como um recurso didático capaz de promover um ensino que contribui com a quebra de paradigmas limitadores como o “não-lugar” da mulher na ciência e da soberania da presença da raça branca na história da ciência e livros didáticos , ao ter como protagonista uma mulher cientista e negra. Por fim, os resultados também evidenciaram que a H-Quí é visualizado como um material de apoio, isto é, como um material capaz de auxiliar o professor durante a administração dos conceitos que estão sendo ensinados em sala de aula. A partir desta pesquisa, foi possível refletir sobre o som da produção e avaliação de produtos didáticos lúdicos e contextualizados como as HQs para o aprimoramento das técnicas educativas e suas inferências no âmbito das ciências naturais.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-01-11info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/521710.1590/SciELOPreprints.5217porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/5217/10138Copyright (c) 2023 Emilay Tavares, Janes Kenedhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, EmilayKened, Janesreponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2022-12-12T14:55:14Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/5217Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2022-12-12T14:55:14SciELO Preprints - SciELOfalse
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