THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Dri, Wisllayne Ivellyze de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva , Lélia Santiago Custódio da, Silva, Francisco Sidomar Oliveira da, Flores, Andrezza Santos, Santos, Franciele del Vecchio dos
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7850
Resumo: Nas últimas décadas, o acesso ao ensino superior no Brasil se expandiu. A grande procura por cursos a distância evidencia novas formas de acesso ao ensino superior e novos arranjos institucionais para os processos de ensino e aprendizagem. No contexto da educação a distância, o trabalho pedagógico dos facilitadores torna-se importante no processo de aprendizagem dos alunos. O estudo tem como objetivo analisar as percepções dos facilitadores sobre suas experiências pedagógicas no curso de formação de professores da UNIVESP. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa por meio de questionário virtual para coleta de dados empíricos durante o primeiro semestre de 2023. Os participantes da pesquisa reconhecem a experiência de ser facilitador como algo importante em sua formação profissional, mas percebem a prática como uma tarefa ambígua devido a a combinação de funções docentes e não docentes. Apesar da falta de reconhecimento institucional, a maioria dos facilitadores se reconhecem como professores. A maioria dos facilitadores legitima o papel do aluno na aprendizagem, mas na prática nem sempre é possível praticar a mediação dialógica. No que diz respeito ao curso de formação, alguns facilitadores vêem-no como uma primeira abordagem ao trabalho pedagógico, bem como uma oportunidade para estudar e refletir sobre os fundamentos da pedagogia universitária. Para outros facilitadores o treinamento é apenas uma renda. Outros facilitadores veem a formação como uma experiência pedagógica importante na carreira profissional, mas apontam muitas limitações institucionais entre os conceitos teóricos abordados no curso e as condições de exercício da sua prática pedagógica. Assim, o papel do facilitador é complexo e as dificuldades existentes na prática pedagógica exigem um maior reconhecimento do trabalho pedagógico.
id SCI-1_bd8f15fa7058c1478749fbab47d01e6c
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7850
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICELA FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: FORMACIÓN Y PRACTICA PEDAGÓGICAA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICAensino a distânciafacilitadoresformação continuadadistance learningfacilitatorscontinuing educationNas últimas décadas, o acesso ao ensino superior no Brasil se expandiu. A grande procura por cursos a distância evidencia novas formas de acesso ao ensino superior e novos arranjos institucionais para os processos de ensino e aprendizagem. No contexto da educação a distância, o trabalho pedagógico dos facilitadores torna-se importante no processo de aprendizagem dos alunos. O estudo tem como objetivo analisar as percepções dos facilitadores sobre suas experiências pedagógicas no curso de formação de professores da UNIVESP. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa por meio de questionário virtual para coleta de dados empíricos durante o primeiro semestre de 2023. Os participantes da pesquisa reconhecem a experiência de ser facilitador como algo importante em sua formação profissional, mas percebem a prática como uma tarefa ambígua devido a a combinação de funções docentes e não docentes. Apesar da falta de reconhecimento institucional, a maioria dos facilitadores se reconhecem como professores. A maioria dos facilitadores legitima o papel do aluno na aprendizagem, mas na prática nem sempre é possível praticar a mediação dialógica. No que diz respeito ao curso de formação, alguns facilitadores vêem-no como uma primeira abordagem ao trabalho pedagógico, bem como uma oportunidade para estudar e refletir sobre os fundamentos da pedagogia universitária. Para outros facilitadores o treinamento é apenas uma renda. Outros facilitadores veem a formação como uma experiência pedagógica importante na carreira profissional, mas apontam muitas limitações institucionais entre os conceitos teóricos abordados no curso e as condições de exercício da sua prática pedagógica. Assim, o papel do facilitador é complexo e as dificuldades existentes na prática pedagógica exigem um maior reconhecimento do trabalho pedagógico.En los últimos decenios, el acceso a la enseñanza superior en Brasil ha aumentado. La alta demanda de cursos de educación a distancia pone de relieve nuevas formas de acceso a la educación superior y nuevos arreglos institucionales para los procesos de enseñanza y aprendizaje. En el contexto de la enseñanza a distancia, el trabajo pedagógico de los facilitadores es importante para el proceso de aprendizaje de los estudiantes. El objetivo del estudio es analizar las percepciones de los facilitadores sobre sus experiencias pedagógicas en la formación continua de docente de la Enseñanza Superior de la UNIVESP. El artículo consiste en una investigación cualitativa que utiliza un cuestionario virtual para recoger datos empíricos durante el primer semestre de 2023. Los participantes de la investigación reconocen la experiencia de ser facilitador como algo importante en su formación profesional, pero perciben la práctica como una tarea ambigua debido a la combinación de funciones docentes y no docentes. A pesar de la ausencia de reconocimiento institucional, la mayoría de los facilitadores perciben su trabajo como de profesore. La mayoría de los facilitadores consideran importante que el estudiante esté en el centro del proceso de aprendizaje, pero en la práctica no siempre es posible practicar la mediación dialógica. Respecto al curso de formación, algunos facilitadores lo ven como un primer acercamiento al trabajo pedagógico. Para otros facilitadores la formación es solo un ingreso. Otros facilitadores ven la formación como una experiencia pedagógica importante en una carrera profesional, pero señalan muchas limitaciones. Por lo tanto, el papel del facilitador es complejo y las dificultades existentes en la práctica pedagógica requieren un mayor reconocimiento de este trabajo pedagógico.Nas últimas décadas, houve uma expansão do acesso ao ensino superior no Brasil. A grande procura por cursos de graduação a distância destaca novas formas de acesso ao ensino superior e novos arranjos institucionais dos processos de ensino e aprendizagem. No contexto da educação a distância, o trabalho pedagógico exercido por facilitadores passa a ser importante no processo de aprendizagem dos estudantes. O estudo tem como objetivo analisar as percepções dos facilitadores sobre as experiências pedagógicas vivenciadas na formação continuada de professores do ensino superior da UNIVESP. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, que empregou questionário virtual para a coleta de dados empíricos durante o primeiro semestre de 2023. Os participantes da pesquisa registraram a experiência de ser facilitador como algo importante em sua formação profissional, mas perceberam a prática como uma tarefa ambigua devido à combinação de funções docentes e não docentes. Apesar de, em termos institucionais, não serem considerados, a maior parte dos facilitadores são autorizados como professores. A maioria dos facilitadores legítimos que o estudante estuda no centro do processo de aprendizagem, porém, em termos práticos, nem sempre é possível exercer uma mediação dialógica. Em relação ao curso de formação realizado pelos facilitadores, alguns entendem como uma aproximação inicial com o trabalho pedagógico. Para outros facilitadores, a formação configura-se apenas como uma renda. Já, outros facilitadores, concebem a formação como uma experiência pedagógica importante na carreira profissional, mas apontam muitas limitações. Assim, há uma complexidade da função de facilitador e as dificuldades existentes na prática pedagógica exigem maior reconhecimento do trabalho pedagógico desses facilitadores.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2024-02-01info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/785010.1590/SciELOPreprints.7850porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7850/14693Copyright (c) 2024 Wisllayne Ivellyze de Oliveira-Dri, Lélia Santiago Custódio da Silva , Francisco Sidomar Oliveira da Silva, Andrezza Santos Flores, Franciele del Vecchio dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Dri, Wisllayne Ivellyze deSilva , Lélia Santiago Custódio daSilva, Francisco Sidomar Oliveira daFlores, Andrezza SantosSantos, Franciele del Vecchio dosreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2024-01-05T20:42:32Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7850Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2024-01-05T20:42:32SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
LA FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: FORMACIÓN Y PRACTICA PEDAGÓGICA
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
title THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
spellingShingle THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
Oliveira-Dri, Wisllayne Ivellyze de
ensino a distância
facilitadores
formação continuada
distance learning
facilitators
continuing education
title_short THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
title_full THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
title_fullStr THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
title_full_unstemmed THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
title_sort THE TRAINING COURSE FOR UNIVERSITY TEACHERS: TRAINING AND PEDAGOGICAL PRACTICE
author Oliveira-Dri, Wisllayne Ivellyze de
author_facet Oliveira-Dri, Wisllayne Ivellyze de
Silva , Lélia Santiago Custódio da
Silva, Francisco Sidomar Oliveira da
Flores, Andrezza Santos
Santos, Franciele del Vecchio dos
author_role author
author2 Silva , Lélia Santiago Custódio da
Silva, Francisco Sidomar Oliveira da
Flores, Andrezza Santos
Santos, Franciele del Vecchio dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Dri, Wisllayne Ivellyze de
Silva , Lélia Santiago Custódio da
Silva, Francisco Sidomar Oliveira da
Flores, Andrezza Santos
Santos, Franciele del Vecchio dos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino a distância
facilitadores
formação continuada
distance learning
facilitators
continuing education
topic ensino a distância
facilitadores
formação continuada
distance learning
facilitators
continuing education
description Nas últimas décadas, o acesso ao ensino superior no Brasil se expandiu. A grande procura por cursos a distância evidencia novas formas de acesso ao ensino superior e novos arranjos institucionais para os processos de ensino e aprendizagem. No contexto da educação a distância, o trabalho pedagógico dos facilitadores torna-se importante no processo de aprendizagem dos alunos. O estudo tem como objetivo analisar as percepções dos facilitadores sobre suas experiências pedagógicas no curso de formação de professores da UNIVESP. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa por meio de questionário virtual para coleta de dados empíricos durante o primeiro semestre de 2023. Os participantes da pesquisa reconhecem a experiência de ser facilitador como algo importante em sua formação profissional, mas percebem a prática como uma tarefa ambígua devido a a combinação de funções docentes e não docentes. Apesar da falta de reconhecimento institucional, a maioria dos facilitadores se reconhecem como professores. A maioria dos facilitadores legitima o papel do aluno na aprendizagem, mas na prática nem sempre é possível praticar a mediação dialógica. No que diz respeito ao curso de formação, alguns facilitadores vêem-no como uma primeira abordagem ao trabalho pedagógico, bem como uma oportunidade para estudar e refletir sobre os fundamentos da pedagogia universitária. Para outros facilitadores o treinamento é apenas uma renda. Outros facilitadores veem a formação como uma experiência pedagógica importante na carreira profissional, mas apontam muitas limitações institucionais entre os conceitos teóricos abordados no curso e as condições de exercício da sua prática pedagógica. Assim, o papel do facilitador é complexo e as dificuldades existentes na prática pedagógica exigem um maior reconhecimento do trabalho pedagógico.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7850
10.1590/SciELOPreprints.7850
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7850
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.7850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7850/14693
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047814735265792