Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Andréia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marasca, Aline, Dobrovolski, Tiziane, Müller, Cláudia, Bandeira, Denise
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/521
Resumo: A realização de um processo de Avaliação Psicológica (AP) exige do profissional um amplo domínio de teorias e métodos reconhecidos pela Ciência Psicológica. Quando se trata de fazer determinações psicológicas sobre uma pessoa, o uso de testes psicológicos tem vantagens sobre julgamentos injustificados motivados por experiência individual. Os resultados obtidos pelo uso de instrumentos padronizados são considerados mais confiáveis, mais válidos, mais facilmente reproduzíveis e mais objetivos que uma avaliação baseada somente na análise subjetiva de um avaliador. Contudo, o planejamento desse processo se coloca como uma etapa crucial para a qualidade da AP, que engloba a tarefa de escolha dos testes e técnicas de avaliação adequados ao objetivo, ao contexto e ao conhecimento do psicólogo. O presente estudo tem como objetivo auxiliar a organização e o planejamento do processo de AP com foco na escolha de testes e técnicas psicológicas com o intuito de orientar estudantes de graduação e profissionais com pouca aproximação com o campo da AP. Trata-se de um estudo teórico, baseado na experiência prática em diferentes contextos e docente. É apresentado um fluxograma ilustrativo, o qual é explicado por meio de exemplos práticos focados em três principais áreas de atuação: clínica, trânsito e seleção de pessoas. É apontada a importância de reflexão sobre o conhecimento necessário para realizar um processo de AP, considerando o acesso à informação por parte dos profissionais psicólogos, o entendimento sobre a qualidade psicométrica dos instrumentos e cuidados éticos.
id SCI-1_d5cb80e7ba9237704cc4b0407bc8cc93
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/521
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formaçãoAvaliação psicológicaPsicologia aplicadaCapacitação profissionalpsychological assessmentapplied psychologyprofessional trainingA realização de um processo de Avaliação Psicológica (AP) exige do profissional um amplo domínio de teorias e métodos reconhecidos pela Ciência Psicológica. Quando se trata de fazer determinações psicológicas sobre uma pessoa, o uso de testes psicológicos tem vantagens sobre julgamentos injustificados motivados por experiência individual. Os resultados obtidos pelo uso de instrumentos padronizados são considerados mais confiáveis, mais válidos, mais facilmente reproduzíveis e mais objetivos que uma avaliação baseada somente na análise subjetiva de um avaliador. Contudo, o planejamento desse processo se coloca como uma etapa crucial para a qualidade da AP, que engloba a tarefa de escolha dos testes e técnicas de avaliação adequados ao objetivo, ao contexto e ao conhecimento do psicólogo. O presente estudo tem como objetivo auxiliar a organização e o planejamento do processo de AP com foco na escolha de testes e técnicas psicológicas com o intuito de orientar estudantes de graduação e profissionais com pouca aproximação com o campo da AP. Trata-se de um estudo teórico, baseado na experiência prática em diferentes contextos e docente. É apresentado um fluxograma ilustrativo, o qual é explicado por meio de exemplos práticos focados em três principais áreas de atuação: clínica, trânsito e seleção de pessoas. É apontada a importância de reflexão sobre o conhecimento necessário para realizar um processo de AP, considerando o acesso à informação por parte dos profissionais psicólogos, o entendimento sobre a qualidade psicométrica dos instrumentos e cuidados éticos.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2020-05-19info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/52110.1590/SciELOPreprints.521porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/521/658Copyright (c) 2020 Andréia M. A. Schneider, Aline R. Marasca, Tiziane A. T. Dobrovolski, Cláudia M. Müller, Denise Bandeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, AndréiaMarasca, AlineDobrovolski, TizianeMüller, CláudiaBandeira, Denisereponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2020-05-19T01:22:50Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/521Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2020-05-19T01:22:50SciELO Preprints - SciELOfalse
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
title Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
spellingShingle Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
Schneider, Andréia
Avaliação psicológica
Psicologia aplicada
Capacitação profissional
psychological assessment
applied psychology
professional training
title_short Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
title_full Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
title_fullStr Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
title_full_unstemmed Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
title_sort Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação
author Schneider, Andréia
author_facet Schneider, Andréia
Marasca, Aline
Dobrovolski, Tiziane
Müller, Cláudia
Bandeira, Denise
author_role author
author2 Marasca, Aline
Dobrovolski, Tiziane
Müller, Cláudia
Bandeira, Denise
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Andréia
Marasca, Aline
Dobrovolski, Tiziane
Müller, Cláudia
Bandeira, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Psicologia aplicada
Capacitação profissional
psychological assessment
applied psychology
professional training
topic Avaliação psicológica
Psicologia aplicada
Capacitação profissional
psychological assessment
applied psychology
professional training
description A realização de um processo de Avaliação Psicológica (AP) exige do profissional um amplo domínio de teorias e métodos reconhecidos pela Ciência Psicológica. Quando se trata de fazer determinações psicológicas sobre uma pessoa, o uso de testes psicológicos tem vantagens sobre julgamentos injustificados motivados por experiência individual. Os resultados obtidos pelo uso de instrumentos padronizados são considerados mais confiáveis, mais válidos, mais facilmente reproduzíveis e mais objetivos que uma avaliação baseada somente na análise subjetiva de um avaliador. Contudo, o planejamento desse processo se coloca como uma etapa crucial para a qualidade da AP, que engloba a tarefa de escolha dos testes e técnicas de avaliação adequados ao objetivo, ao contexto e ao conhecimento do psicólogo. O presente estudo tem como objetivo auxiliar a organização e o planejamento do processo de AP com foco na escolha de testes e técnicas psicológicas com o intuito de orientar estudantes de graduação e profissionais com pouca aproximação com o campo da AP. Trata-se de um estudo teórico, baseado na experiência prática em diferentes contextos e docente. É apresentado um fluxograma ilustrativo, o qual é explicado por meio de exemplos práticos focados em três principais áreas de atuação: clínica, trânsito e seleção de pessoas. É apontada a importância de reflexão sobre o conhecimento necessário para realizar um processo de AP, considerando o acesso à informação por parte dos profissionais psicólogos, o entendimento sobre a qualidade psicométrica dos instrumentos e cuidados éticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/521
10.1590/SciELOPreprints.521
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/521
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/521/658
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:SciELO
instacron:SCI
instname_str SciELO
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - SciELO
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047817878896640