OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Patrícia da Rosa Louzada da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Botelho, Vivian Hernandez, Borges, Mateus de Paula, Ribeiro , Franciéle da Silva, Pinheiro, Eraldo dos Santos
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1851
Resumo: O estudo objetivou investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial de alunos de graduação em Educação Física. De natureza qualitativa, contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e um tema gerador que busca os sentidos e significados da participação dos alunos no projeto de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Como principais resultados, as contribuições do projeto de extensão para a formação inicial dos participantes estiveram relacionadas às experiências profissionais e acadêmicas neste espaço de formação. Os participantes mostraram a possibilidade de vivenciar ações práticas de ser professor e se identificar com o ambiente escolar como atuação profissional. Além disso, os participantes relatam a importância do projeto para uma maior aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços de formação que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso.
id SCI-1_df08d63773c12e388ca147bbd00756cc
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/1851
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL ESPACIOS DE FORMACIÓN Y SUS CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN INICIAL OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL ProgramaProfessorUniversidadeProgramTeacherUniversityProgramaProfesorUniversidadO estudo objetivou investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial de alunos de graduação em Educação Física. De natureza qualitativa, contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e um tema gerador que busca os sentidos e significados da participação dos alunos no projeto de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Como principais resultados, as contribuições do projeto de extensão para a formação inicial dos participantes estiveram relacionadas às experiências profissionais e acadêmicas neste espaço de formação. Os participantes mostraram a possibilidade de vivenciar ações práticas de ser professor e se identificar com o ambiente escolar como atuação profissional. Além disso, os participantes relatam a importância do projeto para uma maior aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços de formação que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso.El estudio tuvo como objetivo investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão à formação inicial de estudos de graduação pregrado em Educação Física. Con carácter cualitativo, contido com a participação de seis académicos de la Licenciatura em Educación Física. Como instrumento de investigação, se realizará sobre as semiestructuradas, realizar com guión, formuladas con preguntas de identificación, y un tema generador que busca os sentidos e significados de la participación de los estudiantes en el proyecto de extensión. La información recolectada fue explorada from the analisis textual discursivo de Moraes y Galiazzi (2011). Como principais resultados, los aportes del projeto de extensão a la formación inicial de los participantes se relacionaron con las experiencias profesionales y académicas en este espacio formativo. Los participantes mostraron la posibilidad de experimentar acciones prácticas de ser docentes e identificar com el entorno escolar como desempeño profesional. Además, os participantes informantes sobre a importação do projeto para acercarse a la investigación. El estudio refuerza la importancia de la extensión universitaria con mayor incentivo a los espacios de formación that acerquen universidad y comunidad from el inicio del curso. os participantes informam sobre a importação do projeto para acercarse a la investigación. El estudio refuerza la importancia de la extensión universitaria con mayor incentivo a los espacios de formación that acerquen universidad y comunidad from el inicio del curso. os participantes informam sobre a importação do projeto para acercarse a la investigación. El estudio refuerza la importancia de la extensión universitaria con mayor incentivo a los espacios de formación that acerquen universidad y comunidad from el inicio del curso.O estudo teve como objetivo investigar como possíveis contribuições de um projeto de extensão na formação inicial dos / como estudantes de Licenciatura em Educação Física. Com natureza qualitativa, investigou seis acadêmicos / as do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de investigação foram desvendados semestruturados, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e, tema gerador buscando os sentidos e significados da participação dos / as graduandos / as no de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) e como principais resultados como contribuições do projeto de extensão à formação inicial dos / como participantes foram relacionados às experiências profissionais e acadêmicas nesse espaço de formação. Os / as participantes evidenciaram uma possibilidade de vivenciarem ações práticas do ser professor / ae identificarem-se com ambiente escolar como local de atuação profissional. Além disso, os / as participantes relatam a importância do projeto para a aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços formativos que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-02-18info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/185110.1590/SciELOPreprints.1851porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/1851/2972Copyright (c) 2021 Patrícia da Rosa Louzada da Silva , Vivian Hernandez Botelho, Mateus de Paula Borges, Franciéle da Silva Ribeiro , Eraldo dos Santos Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Patrícia da Rosa Louzada daBotelho, Vivian HernandezBorges, Mateus de PaulaRibeiro , Franciéle da SilvaPinheiro, Eraldo dos Santosreponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-02-12T14:22:39Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/1851Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-02-12T14:22:39SciELO Preprints - SciELOfalse
dc.title.none.fl_str_mv OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
ESPACIOS DE FORMACIÓN Y SUS CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN INICIAL
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
title OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Silva , Patrícia da Rosa Louzada da
Programa
Professor
Universidade
Program
Teacher
University
Programa
Profesor
Universidad
title_short OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
title_full OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
title_sort OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
author Silva , Patrícia da Rosa Louzada da
author_facet Silva , Patrícia da Rosa Louzada da
Botelho, Vivian Hernandez
Borges, Mateus de Paula
Ribeiro , Franciéle da Silva
Pinheiro, Eraldo dos Santos
author_role author
author2 Botelho, Vivian Hernandez
Borges, Mateus de Paula
Ribeiro , Franciéle da Silva
Pinheiro, Eraldo dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva , Patrícia da Rosa Louzada da
Botelho, Vivian Hernandez
Borges, Mateus de Paula
Ribeiro , Franciéle da Silva
Pinheiro, Eraldo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Programa
Professor
Universidade
Program
Teacher
University
Programa
Profesor
Universidad
topic Programa
Professor
Universidade
Program
Teacher
University
Programa
Profesor
Universidad
description O estudo objetivou investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial de alunos de graduação em Educação Física. De natureza qualitativa, contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e um tema gerador que busca os sentidos e significados da participação dos alunos no projeto de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Como principais resultados, as contribuições do projeto de extensão para a formação inicial dos participantes estiveram relacionadas às experiências profissionais e acadêmicas neste espaço de formação. Os participantes mostraram a possibilidade de vivenciar ações práticas de ser professor e se identificar com o ambiente escolar como atuação profissional. Além disso, os participantes relatam a importância do projeto para uma maior aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços de formação que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1851
10.1590/SciELOPreprints.1851
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1851
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.1851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/1851/2972
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:SciELO
instacron:SCI
instname_str SciELO
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - SciELO
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047822054326272