OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1851 |
Resumo: | O estudo objetivou investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial de alunos de graduação em Educação Física. De natureza qualitativa, contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e um tema gerador que busca os sentidos e significados da participação dos alunos no projeto de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Como principais resultados, as contribuições do projeto de extensão para a formação inicial dos participantes estiveram relacionadas às experiências profissionais e acadêmicas neste espaço de formação. Os participantes mostraram a possibilidade de vivenciar ações práticas de ser professor e se identificar com o ambiente escolar como atuação profissional. Além disso, os participantes relatam a importância do projeto para uma maior aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços de formação que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso. |
id |
SCI-1_df08d63773c12e388ca147bbd00756cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/1851 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL ESPACIOS DE FORMACIÓN Y SUS CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN INICIAL OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL ProgramaProfessorUniversidadeProgramTeacherUniversityProgramaProfesorUniversidadO estudo objetivou investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial de alunos de graduação em Educação Física. De natureza qualitativa, contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e um tema gerador que busca os sentidos e significados da participação dos alunos no projeto de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Como principais resultados, as contribuições do projeto de extensão para a formação inicial dos participantes estiveram relacionadas às experiências profissionais e acadêmicas neste espaço de formação. Os participantes mostraram a possibilidade de vivenciar ações práticas de ser professor e se identificar com o ambiente escolar como atuação profissional. Além disso, os participantes relatam a importância do projeto para uma maior aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços de formação que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso.El estudio tuvo como objetivo investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão à formação inicial de estudos de graduação pregrado em Educação Física. Con carácter cualitativo, contido com a participação de seis académicos de la Licenciatura em Educación Física. Como instrumento de investigação, se realizará sobre as semiestructuradas, realizar com guión, formuladas con preguntas de identificación, y un tema generador que busca os sentidos e significados de la participación de los estudiantes en el proyecto de extensión. La información recolectada fue explorada from the analisis textual discursivo de Moraes y Galiazzi (2011). Como principais resultados, los aportes del projeto de extensão a la formación inicial de los participantes se relacionaron con las experiencias profesionales y académicas en este espacio formativo. Los participantes mostraron la posibilidad de experimentar acciones prácticas de ser docentes e identificar com el entorno escolar como desempeño profesional. Además, os participantes informantes sobre a importação do projeto para acercarse a la investigación. El estudio refuerza la importancia de la extensión universitaria con mayor incentivo a los espacios de formación that acerquen universidad y comunidad from el inicio del curso. os participantes informam sobre a importação do projeto para acercarse a la investigación. El estudio refuerza la importancia de la extensión universitaria con mayor incentivo a los espacios de formación that acerquen universidad y comunidad from el inicio del curso. os participantes informam sobre a importação do projeto para acercarse a la investigación. El estudio refuerza la importancia de la extensión universitaria con mayor incentivo a los espacios de formación that acerquen universidad y comunidad from el inicio del curso.O estudo teve como objetivo investigar como possíveis contribuições de um projeto de extensão na formação inicial dos / como estudantes de Licenciatura em Educação Física. Com natureza qualitativa, investigou seis acadêmicos / as do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de investigação foram desvendados semestruturados, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e, tema gerador buscando os sentidos e significados da participação dos / as graduandos / as no de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) e como principais resultados como contribuições do projeto de extensão à formação inicial dos / como participantes foram relacionados às experiências profissionais e acadêmicas nesse espaço de formação. Os / as participantes evidenciaram uma possibilidade de vivenciarem ações práticas do ser professor / ae identificarem-se com ambiente escolar como local de atuação profissional. Além disso, os / as participantes relatam a importância do projeto para a aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços formativos que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-02-18info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/185110.1590/SciELOPreprints.1851porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/1851/2972Copyright (c) 2021 Patrícia da Rosa Louzada da Silva , Vivian Hernandez Botelho, Mateus de Paula Borges, Franciéle da Silva Ribeiro , Eraldo dos Santos Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Patrícia da Rosa Louzada daBotelho, Vivian HernandezBorges, Mateus de PaulaRibeiro , Franciéle da SilvaPinheiro, Eraldo dos Santosreponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-02-12T14:22:39Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/1851Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-02-12T14:22:39SciELO Preprints - SciELOfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL ESPACIOS DE FORMACIÓN Y SUS CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN INICIAL OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL |
title |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL |
spellingShingle |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL Silva , Patrícia da Rosa Louzada da Programa Professor Universidade Program Teacher University Programa Profesor Universidad |
title_short |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL |
title_full |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL |
title_fullStr |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL |
title_full_unstemmed |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL |
title_sort |
OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL |
author |
Silva , Patrícia da Rosa Louzada da |
author_facet |
Silva , Patrícia da Rosa Louzada da Botelho, Vivian Hernandez Borges, Mateus de Paula Ribeiro , Franciéle da Silva Pinheiro, Eraldo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Botelho, Vivian Hernandez Borges, Mateus de Paula Ribeiro , Franciéle da Silva Pinheiro, Eraldo dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva , Patrícia da Rosa Louzada da Botelho, Vivian Hernandez Borges, Mateus de Paula Ribeiro , Franciéle da Silva Pinheiro, Eraldo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Professor Universidade Program Teacher University Programa Profesor Universidad |
topic |
Programa Professor Universidade Program Teacher University Programa Profesor Universidad |
description |
O estudo objetivou investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial de alunos de graduação em Educação Física. De natureza qualitativa, contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e um tema gerador que busca os sentidos e significados da participação dos alunos no projeto de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Como principais resultados, as contribuições do projeto de extensão para a formação inicial dos participantes estiveram relacionadas às experiências profissionais e acadêmicas neste espaço de formação. Os participantes mostraram a possibilidade de vivenciar ações práticas de ser professor e se identificar com o ambiente escolar como atuação profissional. Além disso, os participantes relatam a importância do projeto para uma maior aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços de formação que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1851 10.1590/SciELOPreprints.1851 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1851 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.1851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/1851/2972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:SciELO instacron:SCI |
instname_str |
SciELO |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - SciELO |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047822054326272 |