Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/qbpkh |
Resumo: | Tocar nas representações sociais é delicado para toda análise. Mais delicado e desafiante quando as representações são de educadores-docentes e quando os alunos-educandos são crianças e adolescentes, jovens e adultos do campo, em contextos de luta pela terra. Que representações interferem nessa ação socioeducativa? São apenas representações de professores da escola, da pedagogia ou gestão, arraigadas em nossa formação social, política, cultural e pedagógica? A pesquisa de Maria Isabel Antunes-Rocha tem como foco os professores e as professoras não de qualquer escola, mas dos assentamentos e acampamentos das escolas do campo. O livro é um convite para repensar essas representações que tanto condicionam todas as políticas públicas, não apenas na educação, mas nas políticas agrárias, fundiárias, no projeto de campo e até na demarcação das terras indígena e quilombolas. |
id |
SCI_218f2aa2323f557534dfc8c9caf9f741 |
---|---|
oai_identifier_str |
qbpkh |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terraTocar nas representações sociais é delicado para toda análise. Mais delicado e desafiante quando as representações são de educadores-docentes e quando os alunos-educandos são crianças e adolescentes, jovens e adultos do campo, em contextos de luta pela terra. Que representações interferem nessa ação socioeducativa? São apenas representações de professores da escola, da pedagogia ou gestão, arraigadas em nossa formação social, política, cultural e pedagógica? A pesquisa de Maria Isabel Antunes-Rocha tem como foco os professores e as professoras não de qualquer escola, mas dos assentamentos e acampamentos das escolas do campo. O livro é um convite para repensar essas representações que tanto condicionam todas as políticas públicas, não apenas na educação, mas nas políticas agrárias, fundiárias, no projeto de campo e até na demarcação das terras indígena e quilombolas.Editora UFMG2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/qbpkhAntunes-Rocha, Maria Isabelporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-03T00:00:00ZqbpkhPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2017-10-03T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra |
title |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra |
spellingShingle |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra Antunes-Rocha, Maria Isabel |
title_short |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra |
title_full |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra |
title_fullStr |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra |
title_full_unstemmed |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra |
title_sort |
Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra |
author |
Antunes-Rocha, Maria Isabel |
author_facet |
Antunes-Rocha, Maria Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes-Rocha, Maria Isabel |
description |
Tocar nas representações sociais é delicado para toda análise. Mais delicado e desafiante quando as representações são de educadores-docentes e quando os alunos-educandos são crianças e adolescentes, jovens e adultos do campo, em contextos de luta pela terra. Que representações interferem nessa ação socioeducativa? São apenas representações de professores da escola, da pedagogia ou gestão, arraigadas em nossa formação social, política, cultural e pedagógica? A pesquisa de Maria Isabel Antunes-Rocha tem como foco os professores e as professoras não de qualquer escola, mas dos assentamentos e acampamentos das escolas do campo. O livro é um convite para repensar essas representações que tanto condicionam todas as políticas públicas, não apenas na educação, mas nas políticas agrárias, fundiárias, no projeto de campo e até na demarcação das terras indígena e quilombolas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/qbpkh |
url |
http://books.scielo.org/id/qbpkh |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226853156716544 |