Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirsch, Olivia Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/ntjdk
Resumo: Resultado de pesquisa para a realização de tese de doutorado da autora Olivia Hirsch, o livro Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias se debruça sobre experiências de parto humanizado em dois diferentes segmentos sociais de uma metrópole do Brasil. Em um paí­s que dissemina amplamente a prática de cesáreas agendadas, por que certas mulheres de camadas médias desejam um parto natural e humanizado, sem anestesias ou outros tipos de intervenção? Por outro lado, por que algumas mulheres de camadas populares abrem mão do atendimento por médicos e preferem ser atendidas exclusivamente por enfermeiras e obstetras? Ao buscar responder a essas e outras questões, a pesquisadora investigou - a partir de um universo composto de 37 gestantes e puérperas - mulheres sob diferentes contextos: das vinculadas a uma casa de parto pública às frequentadoras de um grupo de preparação para o parto. Jornalista de formação, Hirsch é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição na qual é docente do quadro complementar do Departamento de Ciências Sociais. A publicação em livro de sua tese de doutorado contribui, segundo a pesquisadora Sonia Giacomini afirma na apresentação da obra, para "todas que lutam para desnaturalizar as relações de gênero e de classe em que estão envolvidas, as quais muitas vezes tornam desigual o acesso à possibilidade de decidir que tipo de parto cada mulher deseja realizar".
id SCI_3a9fe1ed4bbdcbc6121e20b95f86f4f5
oai_identifier_str ntjdk
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médiasResultado de pesquisa para a realização de tese de doutorado da autora Olivia Hirsch, o livro Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias se debruça sobre experiências de parto humanizado em dois diferentes segmentos sociais de uma metrópole do Brasil. Em um paí­s que dissemina amplamente a prática de cesáreas agendadas, por que certas mulheres de camadas médias desejam um parto natural e humanizado, sem anestesias ou outros tipos de intervenção? Por outro lado, por que algumas mulheres de camadas populares abrem mão do atendimento por médicos e preferem ser atendidas exclusivamente por enfermeiras e obstetras? Ao buscar responder a essas e outras questões, a pesquisadora investigou - a partir de um universo composto de 37 gestantes e puérperas - mulheres sob diferentes contextos: das vinculadas a uma casa de parto pública às frequentadoras de um grupo de preparação para o parto. Jornalista de formação, Hirsch é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição na qual é docente do quadro complementar do Departamento de Ciências Sociais. A publicação em livro de sua tese de doutorado contribui, segundo a pesquisadora Sonia Giacomini afirma na apresentação da obra, para "todas que lutam para desnaturalizar as relações de gênero e de classe em que estão envolvidas, as quais muitas vezes tornam desigual o acesso à possibilidade de decidir que tipo de parto cada mulher deseja realizar".Editora FIOCRUZ2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/ntjdkHirsch, Olivia Nogueiraporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T00:00:00ZntjdkPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2020-09-14T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
title Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
spellingShingle Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
Hirsch, Olivia Nogueira
title_short Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
title_full Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
title_fullStr Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
title_full_unstemmed Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
title_sort Parto natural, parto humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias
author Hirsch, Olivia Nogueira
author_facet Hirsch, Olivia Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirsch, Olivia Nogueira
description Resultado de pesquisa para a realização de tese de doutorado da autora Olivia Hirsch, o livro Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias se debruça sobre experiências de parto humanizado em dois diferentes segmentos sociais de uma metrópole do Brasil. Em um paí­s que dissemina amplamente a prática de cesáreas agendadas, por que certas mulheres de camadas médias desejam um parto natural e humanizado, sem anestesias ou outros tipos de intervenção? Por outro lado, por que algumas mulheres de camadas populares abrem mão do atendimento por médicos e preferem ser atendidas exclusivamente por enfermeiras e obstetras? Ao buscar responder a essas e outras questões, a pesquisadora investigou - a partir de um universo composto de 37 gestantes e puérperas - mulheres sob diferentes contextos: das vinculadas a uma casa de parto pública às frequentadoras de um grupo de preparação para o parto. Jornalista de formação, Hirsch é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição na qual é docente do quadro complementar do Departamento de Ciências Sociais. A publicação em livro de sua tese de doutorado contribui, segundo a pesquisadora Sonia Giacomini afirma na apresentação da obra, para "todas que lutam para desnaturalizar as relações de gênero e de classe em que estão envolvidas, as quais muitas vezes tornam desigual o acesso à possibilidade de decidir que tipo de parto cada mulher deseja realizar".
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/ntjdk
url http://books.scielo.org/id/ntjdk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226854592217088