Progresso e moral na filosofia da história de Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadai, Bruno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/y3tvp
Resumo: Podemos discernir algum padrão racional de desenvolvimento histórico em meio ao constante vai e vem dos fatos e acontecimentos? Será que podemos admitir a ideia de que nós, seres humanos, estamos em constante progresso em direção a um mundo melhor? Em que bases e com quais pressupostos podemos dizer que a humanidade progride moralmente? Para além do desenvolvimento civilizatório e das instituições políticas mundo afora, podemos encontrar algum progresso das relações humanas baseadas no princípio de que devemos obedecer apenas leis que nós mesmos estabelecemos? Este livro procura responder a tais perguntas por meio da reconstrução da ideia de uma história filosófica formulada por Immanuel Kant. O leitor está convidado a percorrer conosco algumas das principais obras deste autor, para que possamos nos posicionar sobre o assunto! Adiantamos que, diferentemente do que muitos manuais ensinam, a imagem que emerge aqui é a de um Kant menos formalista, mais atento às condições de realização da razão no mundo.
id SCI_436870c3542aace7c9e5d8f328fdb0a2
oai_identifier_str y3tvp
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Progresso e moral na filosofia da história de KantPodemos discernir algum padrão racional de desenvolvimento histórico em meio ao constante vai e vem dos fatos e acontecimentos? Será que podemos admitir a ideia de que nós, seres humanos, estamos em constante progresso em direção a um mundo melhor? Em que bases e com quais pressupostos podemos dizer que a humanidade progride moralmente? Para além do desenvolvimento civilizatório e das instituições políticas mundo afora, podemos encontrar algum progresso das relações humanas baseadas no princípio de que devemos obedecer apenas leis que nós mesmos estabelecemos? Este livro procura responder a tais perguntas por meio da reconstrução da ideia de uma história filosófica formulada por Immanuel Kant. O leitor está convidado a percorrer conosco algumas das principais obras deste autor, para que possamos nos posicionar sobre o assunto! Adiantamos que, diferentemente do que muitos manuais ensinam, a imagem que emerge aqui é a de um Kant menos formalista, mais atento às condições de realização da razão no mundo.Editora UFABC2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/y3tvpNadai, Brunoporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T00:00:00Zy3tvpPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2017-10-02T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Progresso e moral na filosofia da história de Kant
title Progresso e moral na filosofia da história de Kant
spellingShingle Progresso e moral na filosofia da história de Kant
Nadai, Bruno
title_short Progresso e moral na filosofia da história de Kant
title_full Progresso e moral na filosofia da história de Kant
title_fullStr Progresso e moral na filosofia da história de Kant
title_full_unstemmed Progresso e moral na filosofia da história de Kant
title_sort Progresso e moral na filosofia da história de Kant
author Nadai, Bruno
author_facet Nadai, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadai, Bruno
description Podemos discernir algum padrão racional de desenvolvimento histórico em meio ao constante vai e vem dos fatos e acontecimentos? Será que podemos admitir a ideia de que nós, seres humanos, estamos em constante progresso em direção a um mundo melhor? Em que bases e com quais pressupostos podemos dizer que a humanidade progride moralmente? Para além do desenvolvimento civilizatório e das instituições políticas mundo afora, podemos encontrar algum progresso das relações humanas baseadas no princípio de que devemos obedecer apenas leis que nós mesmos estabelecemos? Este livro procura responder a tais perguntas por meio da reconstrução da ideia de uma história filosófica formulada por Immanuel Kant. O leitor está convidado a percorrer conosco algumas das principais obras deste autor, para que possamos nos posicionar sobre o assunto! Adiantamos que, diferentemente do que muitos manuais ensinam, a imagem que emerge aqui é a de um Kant menos formalista, mais atento às condições de realização da razão no mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/y3tvp
url http://books.scielo.org/id/y3tvp
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv epub
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFABC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFABC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226853146230784