Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benchimol, Jaime Larry
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jogas Junior, Denis Guedes
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/m49hk
Resumo: O título detalha a extensa trajetória dos estudos sobre as leishmanioses (doença infecciosa causada por parasitas protozoários) no Brasil, englobando a descoberta de seus agentes etiológicos, as diversas espécies de leishmanias associadas às diferentes formas clínicas da doença, seus hospedeiros reservatórios e os flebotomíneos vetores. A obra aborda também aspectos da epidemiologia e ações de controle implantadas em contextos sociopolíticos e momentos diversos. Doenças desafiadoras à compreensão biológica e epidemiológica, as leishmanioses sempre despertaram paixões entre os diversos pesquisadores que a elas se dedicaram, além de levantarem dilemas sobre o controle eficaz e as formas de tratamento. Classificadas em três tipos principais (cutânea, mucocutânea e visceral), as leishmanioses continuam a representar um importante problema de saúde pública, no Brasil, nas Américas e em diversas áreas do Velho Mundo. “A leishmaniose visceral foi controlada no Brasil, mas momentaneamente. Hoje apresenta elevada incidência e vasta distribuição, adquirindo formas graves e letais quando associada à má nutrição e a infecções concomitantes como a Aids. Grandes empreendimentos no interior do país após o golpe civil-militar de 1964 contribuíram para a transformação das leishmanioses cutânea e mucocutânea num problema mais grave também, especialmente na região amazônica”, revela Jaime Benchimol, na apresentação do livro.
id SCI_45e6db3506944b275aeb3c47b5f960cd
oai_identifier_str m49hk
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960O título detalha a extensa trajetória dos estudos sobre as leishmanioses (doença infecciosa causada por parasitas protozoários) no Brasil, englobando a descoberta de seus agentes etiológicos, as diversas espécies de leishmanias associadas às diferentes formas clínicas da doença, seus hospedeiros reservatórios e os flebotomíneos vetores. A obra aborda também aspectos da epidemiologia e ações de controle implantadas em contextos sociopolíticos e momentos diversos. Doenças desafiadoras à compreensão biológica e epidemiológica, as leishmanioses sempre despertaram paixões entre os diversos pesquisadores que a elas se dedicaram, além de levantarem dilemas sobre o controle eficaz e as formas de tratamento. Classificadas em três tipos principais (cutânea, mucocutânea e visceral), as leishmanioses continuam a representar um importante problema de saúde pública, no Brasil, nas Américas e em diversas áreas do Velho Mundo. “A leishmaniose visceral foi controlada no Brasil, mas momentaneamente. Hoje apresenta elevada incidência e vasta distribuição, adquirindo formas graves e letais quando associada à má nutrição e a infecções concomitantes como a Aids. Grandes empreendimentos no interior do país após o golpe civil-militar de 1964 contribuíram para a transformação das leishmanioses cutânea e mucocutânea num problema mais grave também, especialmente na região amazônica”, revela Jaime Benchimol, na apresentação do livro.Editora FIOCRUZ2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/m49hkBenchimol, Jaime LarryJogas Junior, Denis Guedesporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T00:00:00Zm49hkPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2020-08-14T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
title Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
spellingShingle Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
Benchimol, Jaime Larry
title_short Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
title_full Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
title_fullStr Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
title_full_unstemmed Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
title_sort Uma história das leishmanioses no novo mundo: fins do século XIX aos anos 1960
author Benchimol, Jaime Larry
author_facet Benchimol, Jaime Larry
Jogas Junior, Denis Guedes
author_role author
author2 Jogas Junior, Denis Guedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benchimol, Jaime Larry
Jogas Junior, Denis Guedes
description O título detalha a extensa trajetória dos estudos sobre as leishmanioses (doença infecciosa causada por parasitas protozoários) no Brasil, englobando a descoberta de seus agentes etiológicos, as diversas espécies de leishmanias associadas às diferentes formas clínicas da doença, seus hospedeiros reservatórios e os flebotomíneos vetores. A obra aborda também aspectos da epidemiologia e ações de controle implantadas em contextos sociopolíticos e momentos diversos. Doenças desafiadoras à compreensão biológica e epidemiológica, as leishmanioses sempre despertaram paixões entre os diversos pesquisadores que a elas se dedicaram, além de levantarem dilemas sobre o controle eficaz e as formas de tratamento. Classificadas em três tipos principais (cutânea, mucocutânea e visceral), as leishmanioses continuam a representar um importante problema de saúde pública, no Brasil, nas Américas e em diversas áreas do Velho Mundo. “A leishmaniose visceral foi controlada no Brasil, mas momentaneamente. Hoje apresenta elevada incidência e vasta distribuição, adquirindo formas graves e letais quando associada à má nutrição e a infecções concomitantes como a Aids. Grandes empreendimentos no interior do país após o golpe civil-militar de 1964 contribuíram para a transformação das leishmanioses cutânea e mucocutânea num problema mais grave também, especialmente na região amazônica”, revela Jaime Benchimol, na apresentação do livro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/m49hk
url http://books.scielo.org/id/m49hk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226854344753152