Humberto Mauro e as imagens do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schvarzman, Sheila
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/4vcjb
Resumo: PRÊMIO ALMANAQUE - mês de maio de 2005 - REVISTA DE CINEMA - São Paulo, concedido a Sheila Schwarzman, "por sua densa e imprescindível pesquisa" para publicação do livro HUMBERTO MAURO E AS IMAGENS DO BRASIL. Uma nova obra de referência, que abre espaço para que Humberto Mauro, artista mineiro, considerado o mais brasileiro dos diretores do cinema nacional, seja conhecido na totalidade das facetas de sua ampla filmografia. Mauro fez filmes entre 1925 e 1974, e construiu uma trajetória repleta de imagens que se tornaram matrizes do cinema brasileiro. Neste livro, que relata os 50 anos de atividade de Humberto Mauro e discute a possibilidade da existência de um cinema brasileiro e dos seus vínculos com a grande arte universal, a autora reflete sobre a possibilidade de filmar o Brasil e seu povo sob um olhar também nacional. Com essa proposta, o estudo ilumina o Cinema Novo e ajuda a projetar hipóteses sobre os caminhos da produção nacional.
id SCI_56546fefd7741a89f6a818da10cb0bf4
oai_identifier_str 4vcjb
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Humberto Mauro e as imagens do BrasilPRÊMIO ALMANAQUE - mês de maio de 2005 - REVISTA DE CINEMA - São Paulo, concedido a Sheila Schwarzman, "por sua densa e imprescindível pesquisa" para publicação do livro HUMBERTO MAURO E AS IMAGENS DO BRASIL. Uma nova obra de referência, que abre espaço para que Humberto Mauro, artista mineiro, considerado o mais brasileiro dos diretores do cinema nacional, seja conhecido na totalidade das facetas de sua ampla filmografia. Mauro fez filmes entre 1925 e 1974, e construiu uma trajetória repleta de imagens que se tornaram matrizes do cinema brasileiro. Neste livro, que relata os 50 anos de atividade de Humberto Mauro e discute a possibilidade da existência de um cinema brasileiro e dos seus vínculos com a grande arte universal, a autora reflete sobre a possibilidade de filmar o Brasil e seu povo sob um olhar também nacional. Com essa proposta, o estudo ilumina o Cinema Novo e ajuda a projetar hipóteses sobre os caminhos da produção nacional.Editora UNESP2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/4vcjbSchvarzman, Sheilaporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-29T00:00:00Z4vcjbPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2012-05-29T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Humberto Mauro e as imagens do Brasil
title Humberto Mauro e as imagens do Brasil
spellingShingle Humberto Mauro e as imagens do Brasil
Schvarzman, Sheila
title_short Humberto Mauro e as imagens do Brasil
title_full Humberto Mauro e as imagens do Brasil
title_fullStr Humberto Mauro e as imagens do Brasil
title_full_unstemmed Humberto Mauro e as imagens do Brasil
title_sort Humberto Mauro e as imagens do Brasil
author Schvarzman, Sheila
author_facet Schvarzman, Sheila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schvarzman, Sheila
description PRÊMIO ALMANAQUE - mês de maio de 2005 - REVISTA DE CINEMA - São Paulo, concedido a Sheila Schwarzman, "por sua densa e imprescindível pesquisa" para publicação do livro HUMBERTO MAURO E AS IMAGENS DO BRASIL. Uma nova obra de referência, que abre espaço para que Humberto Mauro, artista mineiro, considerado o mais brasileiro dos diretores do cinema nacional, seja conhecido na totalidade das facetas de sua ampla filmografia. Mauro fez filmes entre 1925 e 1974, e construiu uma trajetória repleta de imagens que se tornaram matrizes do cinema brasileiro. Neste livro, que relata os 50 anos de atividade de Humberto Mauro e discute a possibilidade da existência de um cinema brasileiro e dos seus vínculos com a grande arte universal, a autora reflete sobre a possibilidade de filmar o Brasil e seu povo sob um olhar também nacional. Com essa proposta, o estudo ilumina o Cinema Novo e ajuda a projetar hipóteses sobre os caminhos da produção nacional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/4vcjb
url http://books.scielo.org/id/4vcjb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226850012037121