Humberto Mauro e as imagens do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/4vcjb |
Resumo: | PRÊMIO ALMANAQUE - mês de maio de 2005 - REVISTA DE CINEMA - São Paulo, concedido a Sheila Schwarzman, "por sua densa e imprescindível pesquisa" para publicação do livro HUMBERTO MAURO E AS IMAGENS DO BRASIL. Uma nova obra de referência, que abre espaço para que Humberto Mauro, artista mineiro, considerado o mais brasileiro dos diretores do cinema nacional, seja conhecido na totalidade das facetas de sua ampla filmografia. Mauro fez filmes entre 1925 e 1974, e construiu uma trajetória repleta de imagens que se tornaram matrizes do cinema brasileiro. Neste livro, que relata os 50 anos de atividade de Humberto Mauro e discute a possibilidade da existência de um cinema brasileiro e dos seus vínculos com a grande arte universal, a autora reflete sobre a possibilidade de filmar o Brasil e seu povo sob um olhar também nacional. Com essa proposta, o estudo ilumina o Cinema Novo e ajuda a projetar hipóteses sobre os caminhos da produção nacional. |
id |
SCI_56546fefd7741a89f6a818da10cb0bf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
4vcjb |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Humberto Mauro e as imagens do BrasilPRÊMIO ALMANAQUE - mês de maio de 2005 - REVISTA DE CINEMA - São Paulo, concedido a Sheila Schwarzman, "por sua densa e imprescindível pesquisa" para publicação do livro HUMBERTO MAURO E AS IMAGENS DO BRASIL. Uma nova obra de referência, que abre espaço para que Humberto Mauro, artista mineiro, considerado o mais brasileiro dos diretores do cinema nacional, seja conhecido na totalidade das facetas de sua ampla filmografia. Mauro fez filmes entre 1925 e 1974, e construiu uma trajetória repleta de imagens que se tornaram matrizes do cinema brasileiro. Neste livro, que relata os 50 anos de atividade de Humberto Mauro e discute a possibilidade da existência de um cinema brasileiro e dos seus vínculos com a grande arte universal, a autora reflete sobre a possibilidade de filmar o Brasil e seu povo sob um olhar também nacional. Com essa proposta, o estudo ilumina o Cinema Novo e ajuda a projetar hipóteses sobre os caminhos da produção nacional.Editora UNESP2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/4vcjbSchvarzman, Sheilaporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-29T00:00:00Z4vcjbPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2012-05-29T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil |
title |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil |
spellingShingle |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil Schvarzman, Sheila |
title_short |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil |
title_full |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil |
title_fullStr |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil |
title_full_unstemmed |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil |
title_sort |
Humberto Mauro e as imagens do Brasil |
author |
Schvarzman, Sheila |
author_facet |
Schvarzman, Sheila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schvarzman, Sheila |
description |
PRÊMIO ALMANAQUE - mês de maio de 2005 - REVISTA DE CINEMA - São Paulo, concedido a Sheila Schwarzman, "por sua densa e imprescindível pesquisa" para publicação do livro HUMBERTO MAURO E AS IMAGENS DO BRASIL. Uma nova obra de referência, que abre espaço para que Humberto Mauro, artista mineiro, considerado o mais brasileiro dos diretores do cinema nacional, seja conhecido na totalidade das facetas de sua ampla filmografia. Mauro fez filmes entre 1925 e 1974, e construiu uma trajetória repleta de imagens que se tornaram matrizes do cinema brasileiro. Neste livro, que relata os 50 anos de atividade de Humberto Mauro e discute a possibilidade da existência de um cinema brasileiro e dos seus vínculos com a grande arte universal, a autora reflete sobre a possibilidade de filmar o Brasil e seu povo sob um olhar também nacional. Com essa proposta, o estudo ilumina o Cinema Novo e ajuda a projetar hipóteses sobre os caminhos da produção nacional. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/4vcjb |
url |
http://books.scielo.org/id/4vcjb |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226850012037121 |