Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Érico Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/77m4f
Resumo: O ano era 1956. Parcelas expressivas das populações pobres do interior padeciam de uma doença infecciosa que atingia pele, ossos e cartilagens, provocando deformidades. Era a bouba, causada por uma bactéria e hoje pouco conhecida mesmo entre médicos e profissionais de saúde. Naquela época, porém, representava um dos entraves à integração do sertão com o litoral e ao avanço do país. Defendia-se, pois, a importância das novas tecnologias médicas para curar aqueles doentes e torná-los trabalhadores aptos à agricultura modernizada. Eram os tempos do nacional-desenvolvimentismo. Esta história – que revela os meandros da saúde pública brasileira na década de 1950, em especial durante o governo de Juscelino Kubitscheck – está esmiuçada neste livro, fruto da premiada dissertação de mestrado do autor. Ele problematiza conceitos como os de controle e erradicação de doenças, e demonstra os limites de uma nova tecnologia biomédica diante da persistência dos determinantes sociais de uma enfermidade – como a pobreza e a fome.
id SCI_5d0b2ce96b9548b540f7493f13389f20
oai_identifier_str 77m4f
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)O ano era 1956. Parcelas expressivas das populações pobres do interior padeciam de uma doença infecciosa que atingia pele, ossos e cartilagens, provocando deformidades. Era a bouba, causada por uma bactéria e hoje pouco conhecida mesmo entre médicos e profissionais de saúde. Naquela época, porém, representava um dos entraves à integração do sertão com o litoral e ao avanço do país. Defendia-se, pois, a importância das novas tecnologias médicas para curar aqueles doentes e torná-los trabalhadores aptos à agricultura modernizada. Eram os tempos do nacional-desenvolvimentismo. Esta história – que revela os meandros da saúde pública brasileira na década de 1950, em especial durante o governo de Juscelino Kubitscheck – está esmiuçada neste livro, fruto da premiada dissertação de mestrado do autor. Ele problematiza conceitos como os de controle e erradicação de doenças, e demonstra os limites de uma nova tecnologia biomédica diante da persistência dos determinantes sociais de uma enfermidade – como a pobreza e a fome.Editora FIOCRUZ2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/77m4fMuniz, Érico Silvaporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-29T00:00:00Z77m4fPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2014-05-29T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
title Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
spellingShingle Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
Muniz, Érico Silva
title_short Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
title_full Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
title_fullStr Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
title_full_unstemmed Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
title_sort Basta aplicar uma injeção? Desafios e contradições da saúde pública nos tempos de JK (1956-1961)
author Muniz, Érico Silva
author_facet Muniz, Érico Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Érico Silva
description O ano era 1956. Parcelas expressivas das populações pobres do interior padeciam de uma doença infecciosa que atingia pele, ossos e cartilagens, provocando deformidades. Era a bouba, causada por uma bactéria e hoje pouco conhecida mesmo entre médicos e profissionais de saúde. Naquela época, porém, representava um dos entraves à integração do sertão com o litoral e ao avanço do país. Defendia-se, pois, a importância das novas tecnologias médicas para curar aqueles doentes e torná-los trabalhadores aptos à agricultura modernizada. Eram os tempos do nacional-desenvolvimentismo. Esta história – que revela os meandros da saúde pública brasileira na década de 1950, em especial durante o governo de Juscelino Kubitscheck – está esmiuçada neste livro, fruto da premiada dissertação de mestrado do autor. Ele problematiza conceitos como os de controle e erradicação de doenças, e demonstra os limites de uma nova tecnologia biomédica diante da persistência dos determinantes sociais de uma enfermidade – como a pobreza e a fome.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/77m4f
url http://books.scielo.org/id/77m4f
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226851811393536