A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/rr6s4
Resumo: Estuda o pensamento político na França, em um período crucial para a sociedade, compreendido entre a revolução de 1789 e a restauração, concluída em 1848 com a revolução de 22 de fevereiro. O autor discute a constituição de uma linguagem política liberal e de conceitos como república, democracia, soberania, liberdade, opinião pública e sociedade civil. Com este objetivo, analisa o pensamento político vigente, de intelectuais como Madame de Staël, Benjamin Constant, François Guizot, Visconde de Chateaubriand e Alexis de Tocqueville. O livro explicita pontos de consenso ou desacordo desses intérpretes da vida política e suscita reflexões sobre uma grande transformação operada na modernidade, com o aprofundamento do protagonismo do indivíduo na lógica de constituição do corpo político. É no interior desse conflito entre o social e o político que se distinguirá a experiência política que começa a tomar forma com a Revolução Francesa.
id SCI_84b4e68ba474345890ae798a53a26a96
oai_identifier_str rr6s4
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)Estuda o pensamento político na França, em um período crucial para a sociedade, compreendido entre a revolução de 1789 e a restauração, concluída em 1848 com a revolução de 22 de fevereiro. O autor discute a constituição de uma linguagem política liberal e de conceitos como república, democracia, soberania, liberdade, opinião pública e sociedade civil. Com este objetivo, analisa o pensamento político vigente, de intelectuais como Madame de Staël, Benjamin Constant, François Guizot, Visconde de Chateaubriand e Alexis de Tocqueville. O livro explicita pontos de consenso ou desacordo desses intérpretes da vida política e suscita reflexões sobre uma grande transformação operada na modernidade, com o aprofundamento do protagonismo do indivíduo na lógica de constituição do corpo político. É no interior desse conflito entre o social e o político que se distinguirá a experiência política que começa a tomar forma com a Revolução Francesa.EDUERJ2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/rr6s4Cassimiro, Paulo Henrique Paschoetoporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T00:00:00Zrr6s4Portal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2021-03-17T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
title A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
spellingShingle A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto
title_short A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
title_full A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
title_fullStr A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
title_full_unstemmed A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
title_sort A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)
author Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto
author_facet Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto
description Estuda o pensamento político na França, em um período crucial para a sociedade, compreendido entre a revolução de 1789 e a restauração, concluída em 1848 com a revolução de 22 de fevereiro. O autor discute a constituição de uma linguagem política liberal e de conceitos como república, democracia, soberania, liberdade, opinião pública e sociedade civil. Com este objetivo, analisa o pensamento político vigente, de intelectuais como Madame de Staël, Benjamin Constant, François Guizot, Visconde de Chateaubriand e Alexis de Tocqueville. O livro explicita pontos de consenso ou desacordo desses intérpretes da vida política e suscita reflexões sobre uma grande transformação operada na modernidade, com o aprofundamento do protagonismo do indivíduo na lógica de constituição do corpo político. É no interior desse conflito entre o social e o político que se distinguirá a experiência política que começa a tomar forma com a Revolução Francesa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/rr6s4
url http://books.scielo.org/id/rr6s4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUERJ
publisher.none.fl_str_mv EDUERJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226855041007616