Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massi, Luciana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/s3ny4
Resumo: "A iniciação científica (IC) pode ser entendida sob duas perspectivas dentro do ensino superior. Na primeira, é um processo que abarca todas as experiências vivenciadas pelo aluno durante a graduação, com o objetivo de promover o seu envolvimento com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica, incluindo programas de treinamento, desenvolvimento de estudos sobre a metodologia científica (dentro de uma disciplina ou não), visitas programadas a institutos de pesquisa e a indústrias etc. Na segunda, adotada neste livro, a IC é definida como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente da universidade, executado com ou sem bolsa para os alunos. O conjunto de textos aqui reunidos promove a socialização de diferentes teorias e práticas sobre a IC no contexto de sua ação formadora, além de relatar percursos, discutir fundamentos e oferecer contribuições que permitam uma melhor orientação aos gestores e discentes participantes e interessados nessa atividade. Os ensaios tratam de amplo espectro de temas correlatos: as implicações e perspectivas da pesquisa nas universidades brasileiras; o desenvolvimento e a abrangência dos programas nacionais de pesquisa sobre a iniciação científica; os efeitos dos fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica; o trabalho do professor pesquisador no PIBIC/CNPq; a bolsa de iniciação científica e os grupos de pesquisa; e, por fim, a pesquisa na graduação e sua importância no Programa Institucional de Bolsas de IC."
id SCI_89b9b80166382ff5b0a7974d2086e1a6
oai_identifier_str s3ny4
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro"A iniciação científica (IC) pode ser entendida sob duas perspectivas dentro do ensino superior. Na primeira, é um processo que abarca todas as experiências vivenciadas pelo aluno durante a graduação, com o objetivo de promover o seu envolvimento com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica, incluindo programas de treinamento, desenvolvimento de estudos sobre a metodologia científica (dentro de uma disciplina ou não), visitas programadas a institutos de pesquisa e a indústrias etc. Na segunda, adotada neste livro, a IC é definida como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente da universidade, executado com ou sem bolsa para os alunos. O conjunto de textos aqui reunidos promove a socialização de diferentes teorias e práticas sobre a IC no contexto de sua ação formadora, além de relatar percursos, discutir fundamentos e oferecer contribuições que permitam uma melhor orientação aos gestores e discentes participantes e interessados nessa atividade. Os ensaios tratam de amplo espectro de temas correlatos: as implicações e perspectivas da pesquisa nas universidades brasileiras; o desenvolvimento e a abrangência dos programas nacionais de pesquisa sobre a iniciação científica; os efeitos dos fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica; o trabalho do professor pesquisador no PIBIC/CNPq; a bolsa de iniciação científica e os grupos de pesquisa; e, por fim, a pesquisa na graduação e sua importância no Programa Institucional de Bolsas de IC."Editora UNESP2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/s3ny4Massi, LucianaQueiroz, Salete Linharesporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-12T00:00:00Zs3ny4Portal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2016-05-12T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
title Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
spellingShingle Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
Massi, Luciana
title_short Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
title_full Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
title_fullStr Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
title_sort Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
author Massi, Luciana
author_facet Massi, Luciana
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massi, Luciana
Queiroz, Salete Linhares
description "A iniciação científica (IC) pode ser entendida sob duas perspectivas dentro do ensino superior. Na primeira, é um processo que abarca todas as experiências vivenciadas pelo aluno durante a graduação, com o objetivo de promover o seu envolvimento com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica, incluindo programas de treinamento, desenvolvimento de estudos sobre a metodologia científica (dentro de uma disciplina ou não), visitas programadas a institutos de pesquisa e a indústrias etc. Na segunda, adotada neste livro, a IC é definida como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente da universidade, executado com ou sem bolsa para os alunos. O conjunto de textos aqui reunidos promove a socialização de diferentes teorias e práticas sobre a IC no contexto de sua ação formadora, além de relatar percursos, discutir fundamentos e oferecer contribuições que permitam uma melhor orientação aos gestores e discentes participantes e interessados nessa atividade. Os ensaios tratam de amplo espectro de temas correlatos: as implicações e perspectivas da pesquisa nas universidades brasileiras; o desenvolvimento e a abrangência dos programas nacionais de pesquisa sobre a iniciação científica; os efeitos dos fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica; o trabalho do professor pesquisador no PIBIC/CNPq; a bolsa de iniciação científica e os grupos de pesquisa; e, por fim, a pesquisa na graduação e sua importância no Programa Institucional de Bolsas de IC."
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/s3ny4
url http://books.scielo.org/id/s3ny4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv epub
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226852440539136