Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/s3ny4 |
Resumo: | "A iniciação científica (IC) pode ser entendida sob duas perspectivas dentro do ensino superior. Na primeira, é um processo que abarca todas as experiências vivenciadas pelo aluno durante a graduação, com o objetivo de promover o seu envolvimento com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica, incluindo programas de treinamento, desenvolvimento de estudos sobre a metodologia científica (dentro de uma disciplina ou não), visitas programadas a institutos de pesquisa e a indústrias etc. Na segunda, adotada neste livro, a IC é definida como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente da universidade, executado com ou sem bolsa para os alunos. O conjunto de textos aqui reunidos promove a socialização de diferentes teorias e práticas sobre a IC no contexto de sua ação formadora, além de relatar percursos, discutir fundamentos e oferecer contribuições que permitam uma melhor orientação aos gestores e discentes participantes e interessados nessa atividade. Os ensaios tratam de amplo espectro de temas correlatos: as implicações e perspectivas da pesquisa nas universidades brasileiras; o desenvolvimento e a abrangência dos programas nacionais de pesquisa sobre a iniciação científica; os efeitos dos fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica; o trabalho do professor pesquisador no PIBIC/CNPq; a bolsa de iniciação científica e os grupos de pesquisa; e, por fim, a pesquisa na graduação e sua importância no Programa Institucional de Bolsas de IC." |
id |
SCI_89b9b80166382ff5b0a7974d2086e1a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
s3ny4 |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro"A iniciação científica (IC) pode ser entendida sob duas perspectivas dentro do ensino superior. Na primeira, é um processo que abarca todas as experiências vivenciadas pelo aluno durante a graduação, com o objetivo de promover o seu envolvimento com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica, incluindo programas de treinamento, desenvolvimento de estudos sobre a metodologia científica (dentro de uma disciplina ou não), visitas programadas a institutos de pesquisa e a indústrias etc. Na segunda, adotada neste livro, a IC é definida como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente da universidade, executado com ou sem bolsa para os alunos. O conjunto de textos aqui reunidos promove a socialização de diferentes teorias e práticas sobre a IC no contexto de sua ação formadora, além de relatar percursos, discutir fundamentos e oferecer contribuições que permitam uma melhor orientação aos gestores e discentes participantes e interessados nessa atividade. Os ensaios tratam de amplo espectro de temas correlatos: as implicações e perspectivas da pesquisa nas universidades brasileiras; o desenvolvimento e a abrangência dos programas nacionais de pesquisa sobre a iniciação científica; os efeitos dos fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica; o trabalho do professor pesquisador no PIBIC/CNPq; a bolsa de iniciação científica e os grupos de pesquisa; e, por fim, a pesquisa na graduação e sua importância no Programa Institucional de Bolsas de IC."Editora UNESP2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/s3ny4Massi, LucianaQueiroz, Salete Linharesporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-12T00:00:00Zs3ny4Portal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2016-05-12T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro |
title |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro |
spellingShingle |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro Massi, Luciana |
title_short |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro |
title_full |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro |
title_fullStr |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro |
title_full_unstemmed |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro |
title_sort |
Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro |
author |
Massi, Luciana |
author_facet |
Massi, Luciana Queiroz, Salete Linhares |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Salete Linhares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massi, Luciana Queiroz, Salete Linhares |
description |
"A iniciação científica (IC) pode ser entendida sob duas perspectivas dentro do ensino superior. Na primeira, é um processo que abarca todas as experiências vivenciadas pelo aluno durante a graduação, com o objetivo de promover o seu envolvimento com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica, incluindo programas de treinamento, desenvolvimento de estudos sobre a metodologia científica (dentro de uma disciplina ou não), visitas programadas a institutos de pesquisa e a indústrias etc. Na segunda, adotada neste livro, a IC é definida como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente da universidade, executado com ou sem bolsa para os alunos. O conjunto de textos aqui reunidos promove a socialização de diferentes teorias e práticas sobre a IC no contexto de sua ação formadora, além de relatar percursos, discutir fundamentos e oferecer contribuições que permitam uma melhor orientação aos gestores e discentes participantes e interessados nessa atividade. Os ensaios tratam de amplo espectro de temas correlatos: as implicações e perspectivas da pesquisa nas universidades brasileiras; o desenvolvimento e a abrangência dos programas nacionais de pesquisa sobre a iniciação científica; os efeitos dos fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica; o trabalho do professor pesquisador no PIBIC/CNPq; a bolsa de iniciação científica e os grupos de pesquisa; e, por fim, a pesquisa na graduação e sua importância no Programa Institucional de Bolsas de IC." |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/s3ny4 |
url |
http://books.scielo.org/id/s3ny4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
epub application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226852440539136 |