Industrialização do ensino e a política de educação á distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/dt9gj |
Resumo: | O livro Industrialização do ensino e política de educação a distância coloca-se como um trabalho sério e rigoroso ao aceitar o desafio de afirmar que “o discurso da industrialização do ensino governa a prática discursiva que norteia a política nacional de educação a distância”. O autor recorre a três ideologias que deram origem a diferentes teorias, concepções, abordagens e modelos de educação a distância: a “teoria da interdependência e autonomia”, a “teoria da comunicação e interação” e a “teoria da industrialização do ensino”. A partir desta última, faz um exame da política nacional de EAD, para mostrar que a “abordagem parte da premissa de que, enquanto a educação face a face compreende formas pré-industriais, a educação a distância pressupõe essencialmente condições industriais de ensino”, as quais teriam “como base o princípio da racionalização” que afeta o espírito, a letra e a política do processo de ensino-aprendizagem. |
id |
SCI_8cf341a0b4c2f2e500529568b4f9773c |
---|---|
oai_identifier_str |
dt9gj |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Industrialização do ensino e a política de educação á distânciaO livro Industrialização do ensino e política de educação a distância coloca-se como um trabalho sério e rigoroso ao aceitar o desafio de afirmar que “o discurso da industrialização do ensino governa a prática discursiva que norteia a política nacional de educação a distância”. O autor recorre a três ideologias que deram origem a diferentes teorias, concepções, abordagens e modelos de educação a distância: a “teoria da interdependência e autonomia”, a “teoria da comunicação e interação” e a “teoria da industrialização do ensino”. A partir desta última, faz um exame da política nacional de EAD, para mostrar que a “abordagem parte da premissa de que, enquanto a educação face a face compreende formas pré-industriais, a educação a distância pressupõe essencialmente condições industriais de ensino”, as quais teriam “como base o princípio da racionalização” que afeta o espírito, a letra e a política do processo de ensino-aprendizagem.EDUEPB2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/dt9gjCosta, Antonio Roberto Faustino daporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T00:00:00Zdt9gjPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2021-04-29T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância |
title |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância |
spellingShingle |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância Costa, Antonio Roberto Faustino da |
title_short |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância |
title_full |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância |
title_fullStr |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância |
title_full_unstemmed |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância |
title_sort |
Industrialização do ensino e a política de educação á distância |
author |
Costa, Antonio Roberto Faustino da |
author_facet |
Costa, Antonio Roberto Faustino da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Antonio Roberto Faustino da |
description |
O livro Industrialização do ensino e política de educação a distância coloca-se como um trabalho sério e rigoroso ao aceitar o desafio de afirmar que “o discurso da industrialização do ensino governa a prática discursiva que norteia a política nacional de educação a distância”. O autor recorre a três ideologias que deram origem a diferentes teorias, concepções, abordagens e modelos de educação a distância: a “teoria da interdependência e autonomia”, a “teoria da comunicação e interação” e a “teoria da industrialização do ensino”. A partir desta última, faz um exame da política nacional de EAD, para mostrar que a “abordagem parte da premissa de que, enquanto a educação face a face compreende formas pré-industriais, a educação a distância pressupõe essencialmente condições industriais de ensino”, as quais teriam “como base o princípio da racionalização” que afeta o espírito, a letra e a política do processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/dt9gj |
url |
http://books.scielo.org/id/dt9gj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPB |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226855064076288 |