Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/bd67t |
Resumo: | Com desenvoltura e conhecimento teórico aprofundado, Leonardo Fabio Martinéz Pérez percorre questões ligadas ao ensino de Ciências a partir de uma perspectiva histórica e crítica do próprio conhecimento científico. Ao desenvolver suas ideias, o autor transcende o lugar comum sobre esse tema e apresenta, por meio das lentes da filosofia e da epistemologia, o ensino de Ciências de maneira reflexiva. No segundo momento, Pérez recorre à análise do discurso para avaliar diferentes cursos de licenciatura e mestrado e sua influência na formação crítica de professores e na autonomia docente. Um livro que demonstra as dificuldades, os sucessos, as contradições e os limites impostos pela lógica disciplinar ditada pelo currículo de Ciências e as implicações dessa limitação no desempenho do professor ao preparar e ministrar suas aulas. |
id |
SCI_9666ce6d64edfcbc98966b4d48edcafb |
---|---|
oai_identifier_str |
bd67t |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professoresCom desenvoltura e conhecimento teórico aprofundado, Leonardo Fabio Martinéz Pérez percorre questões ligadas ao ensino de Ciências a partir de uma perspectiva histórica e crítica do próprio conhecimento científico. Ao desenvolver suas ideias, o autor transcende o lugar comum sobre esse tema e apresenta, por meio das lentes da filosofia e da epistemologia, o ensino de Ciências de maneira reflexiva. No segundo momento, Pérez recorre à análise do discurso para avaliar diferentes cursos de licenciatura e mestrado e sua influência na formação crítica de professores e na autonomia docente. Um livro que demonstra as dificuldades, os sucessos, as contradições e os limites impostos pela lógica disciplinar ditada pelo currículo de Ciências e as implicações dessa limitação no desempenho do professor ao preparar e ministrar suas aulas.Editora UNESP2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/bd67tMartínez Pérez, Leonardo Fabioporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-27T00:00:00Zbd67tPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2012-11-27T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores |
title |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores |
spellingShingle |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores Martínez Pérez, Leonardo Fabio |
title_short |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores |
title_full |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores |
title_fullStr |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores |
title_sort |
Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores |
author |
Martínez Pérez, Leonardo Fabio |
author_facet |
Martínez Pérez, Leonardo Fabio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martínez Pérez, Leonardo Fabio |
description |
Com desenvoltura e conhecimento teórico aprofundado, Leonardo Fabio Martinéz Pérez percorre questões ligadas ao ensino de Ciências a partir de uma perspectiva histórica e crítica do próprio conhecimento científico. Ao desenvolver suas ideias, o autor transcende o lugar comum sobre esse tema e apresenta, por meio das lentes da filosofia e da epistemologia, o ensino de Ciências de maneira reflexiva. No segundo momento, Pérez recorre à análise do discurso para avaliar diferentes cursos de licenciatura e mestrado e sua influência na formação crítica de professores e na autonomia docente. Um livro que demonstra as dificuldades, os sucessos, as contradições e os limites impostos pela lógica disciplinar ditada pelo currículo de Ciências e as implicações dessa limitação no desempenho do professor ao preparar e ministrar suas aulas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/bd67t |
url |
http://books.scielo.org/id/bd67t |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
epub application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226851114090496 |