Tabu do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Carlos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/7q53f
Resumo: Publicado pela primeira vez em 1979, tornou-se a primeira publicação brasileira a analisar o corpo como sistema simbólico. Desde então, tem sido referência para várias gerações de cientistas sociais. Trata-se de um livro didático e denso que introduz o leitor aos eixos analíticos básicos para a compreensão da sociedade como um sistema de significações. Expõe, com rara clareza, a leitura estrutural das disposições que constituem a relação Natureza e Cultura, base para leituras dos sentidos do sistema social e de outras oposições: o Sagrado e o Profano; o Distante e o Próximo; o Desvio e a Norma; o Consciente e o Inconsciente. Leitura imprescindível para profissionais que têm no corpo a dimensão de seu ofício, conclui que o corpo é uma filosofia que “abriga em nós um inferno que costumamos ver nos outros: a natureza humana que é estranha aos homens.”
id SCI_9a93f4ee61050ba96d9946e654c50687
oai_identifier_str 7q53f
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Tabu do corpoPublicado pela primeira vez em 1979, tornou-se a primeira publicação brasileira a analisar o corpo como sistema simbólico. Desde então, tem sido referência para várias gerações de cientistas sociais. Trata-se de um livro didático e denso que introduz o leitor aos eixos analíticos básicos para a compreensão da sociedade como um sistema de significações. Expõe, com rara clareza, a leitura estrutural das disposições que constituem a relação Natureza e Cultura, base para leituras dos sentidos do sistema social e de outras oposições: o Sagrado e o Profano; o Distante e o Próximo; o Desvio e a Norma; o Consciente e o Inconsciente. Leitura imprescindível para profissionais que têm no corpo a dimensão de seu ofício, conclui que o corpo é uma filosofia que “abriga em nós um inferno que costumamos ver nos outros: a natureza humana que é estranha aos homens.”Editora FIOCRUZ2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/7q53fRodrigues, José Carlosporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-14T00:00:00Z7q53fPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2012-06-14T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabu do corpo
title Tabu do corpo
spellingShingle Tabu do corpo
Rodrigues, José Carlos
title_short Tabu do corpo
title_full Tabu do corpo
title_fullStr Tabu do corpo
title_full_unstemmed Tabu do corpo
title_sort Tabu do corpo
author Rodrigues, José Carlos
author_facet Rodrigues, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Carlos
description Publicado pela primeira vez em 1979, tornou-se a primeira publicação brasileira a analisar o corpo como sistema simbólico. Desde então, tem sido referência para várias gerações de cientistas sociais. Trata-se de um livro didático e denso que introduz o leitor aos eixos analíticos básicos para a compreensão da sociedade como um sistema de significações. Expõe, com rara clareza, a leitura estrutural das disposições que constituem a relação Natureza e Cultura, base para leituras dos sentidos do sistema social e de outras oposições: o Sagrado e o Profano; o Distante e o Próximo; o Desvio e a Norma; o Consciente e o Inconsciente. Leitura imprescindível para profissionais que têm no corpo a dimensão de seu ofício, conclui que o corpo é uma filosofia que “abriga em nós um inferno que costumamos ver nos outros: a natureza humana que é estranha aos homens.”
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/7q53f
url http://books.scielo.org/id/7q53f
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226850437758976