Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/c29cs |
Resumo: | Busca contribuir para ampliar as fronteiras da educação no campo da saúde e o terreno discursivo no qual podem ser pensadas e desdobradas as questões referentes ao processo saúde-doença, entendido em sua dimensão singular de cada sujeito e da verdade de sua história. A contribuição primordial do texto é colocar em xeque as dicotomias 'clínica x saúde coletiva' e 'indivíduo x sociedade' na construção da compreensão do fenômeno saúde-doença. Considerando que a posição da psicanálise não poderia ficar de fora de um diálogo com as outras áreas do saber contemporâneo, a autora examina que apoio as contribuições originais e inovadoras de uma pedagogia freudiana podem oferecer à revitalização de um diálogo com uma prática de educação dos homens no campo da saúde. |
id |
SCI_b9816bd125a0096c12c599eb0baf18e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
c29cs |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia FreudianaBusca contribuir para ampliar as fronteiras da educação no campo da saúde e o terreno discursivo no qual podem ser pensadas e desdobradas as questões referentes ao processo saúde-doença, entendido em sua dimensão singular de cada sujeito e da verdade de sua história. A contribuição primordial do texto é colocar em xeque as dicotomias 'clínica x saúde coletiva' e 'indivíduo x sociedade' na construção da compreensão do fenômeno saúde-doença. Considerando que a posição da psicanálise não poderia ficar de fora de um diálogo com as outras áreas do saber contemporâneo, a autora examina que apoio as contribuições originais e inovadoras de uma pedagogia freudiana podem oferecer à revitalização de um diálogo com uma prática de educação dos homens no campo da saúde.Editora FIOCRUZ1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/c29csBorges, Sherrine Njaineporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-31T00:00:00Zc29csPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2012-03-31T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana |
title |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana |
spellingShingle |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana Borges, Sherrine Njaine |
title_short |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana |
title_full |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana |
title_fullStr |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana |
title_full_unstemmed |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana |
title_sort |
Metamorfoses do corpo: uma pedagogia Freudiana |
author |
Borges, Sherrine Njaine |
author_facet |
Borges, Sherrine Njaine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Sherrine Njaine |
description |
Busca contribuir para ampliar as fronteiras da educação no campo da saúde e o terreno discursivo no qual podem ser pensadas e desdobradas as questões referentes ao processo saúde-doença, entendido em sua dimensão singular de cada sujeito e da verdade de sua história. A contribuição primordial do texto é colocar em xeque as dicotomias 'clínica x saúde coletiva' e 'indivíduo x sociedade' na construção da compreensão do fenômeno saúde-doença. Considerando que a posição da psicanálise não poderia ficar de fora de um diálogo com as outras áreas do saber contemporâneo, a autora examina que apoio as contribuições originais e inovadoras de uma pedagogia freudiana podem oferecer à revitalização de um diálogo com uma prática de educação dos homens no campo da saúde. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/c29cs |
url |
http://books.scielo.org/id/c29cs |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
epub application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora FIOCRUZ |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora FIOCRUZ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226849317879808 |