Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Creuza da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sá, Marilene de Castilho
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/dbqbq
Resumo: Os valores dominantes na atualidade – onde os laços sociais se enfraquecem e o domínio privado recrudesce em detrimento do público – parecem seguir na contramão dos princípios da Reforma Sanitária, o que coloca um imenso desafio para o campo da saúde coletiva. Para fazer face a esse processo em curso de descuido com as pessoas e valorização exagerada da racionalidade, autores propõem uma abordagem diferenciada de pesquisa e intervenção, apresentada neste livro. Trata-se de um caminho de investigação que vem sendo trilhado pelas organizadoras da coletânea e que articula três eixos: a abordagem da psicossociologia francesa sobre as organizações e a sociedade (de Eugène Enriquez e André Lévy); a teoria psicanalítica sobre os processos intersubjetivos e grupais (de René Kaës); e a psicodinâmica do trabalho (de Christophe Dejours). O livro está dividido em duas partes. A primeira traz uma discussão teórico-conceitual e se encerra com a exposição de bases metodológicas para a abordagem proposta. Analisam-se as possibilidades de mudança no cuidado e na gestão, pautadas pela valorização da subjetividade, pela capacidade de escuta, pelos espaços de diálogo e troca e pela inventividade no cotidiano do trabalho. Já a segunda parte reúne estudos empíricos e exemplos de intervenções. São pesquisas e/ou ações em hospitais, em serviços de atenção psicossocial, em uma unidade de saúde da família e em um serviço especializado de oncologia pediátrica, além de uma intervenção clínica psicossociológica em um curso de gestão da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
id SCI_bae030e1bd9354a28901c137cf801bc0
oai_identifier_str dbqbq
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologiaOs valores dominantes na atualidade – onde os laços sociais se enfraquecem e o domínio privado recrudesce em detrimento do público – parecem seguir na contramão dos princípios da Reforma Sanitária, o que coloca um imenso desafio para o campo da saúde coletiva. Para fazer face a esse processo em curso de descuido com as pessoas e valorização exagerada da racionalidade, autores propõem uma abordagem diferenciada de pesquisa e intervenção, apresentada neste livro. Trata-se de um caminho de investigação que vem sendo trilhado pelas organizadoras da coletânea e que articula três eixos: a abordagem da psicossociologia francesa sobre as organizações e a sociedade (de Eugène Enriquez e André Lévy); a teoria psicanalítica sobre os processos intersubjetivos e grupais (de René Kaës); e a psicodinâmica do trabalho (de Christophe Dejours). O livro está dividido em duas partes. A primeira traz uma discussão teórico-conceitual e se encerra com a exposição de bases metodológicas para a abordagem proposta. Analisam-se as possibilidades de mudança no cuidado e na gestão, pautadas pela valorização da subjetividade, pela capacidade de escuta, pelos espaços de diálogo e troca e pela inventividade no cotidiano do trabalho. Já a segunda parte reúne estudos empíricos e exemplos de intervenções. São pesquisas e/ou ações em hospitais, em serviços de atenção psicossocial, em uma unidade de saúde da família e em um serviço especializado de oncologia pediátrica, além de uma intervenção clínica psicossociológica em um curso de gestão da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).Editora FIOCRUZ2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/dbqbqAzevedo, Creuza da SilvaSá, Marilene de Castilhoporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-31T00:00:00ZdbqbqPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2017-08-31T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
title Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
spellingShingle Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
Azevedo, Creuza da Silva
title_short Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
title_full Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
title_fullStr Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
title_full_unstemmed Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
title_sort Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia
author Azevedo, Creuza da Silva
author_facet Azevedo, Creuza da Silva
Sá, Marilene de Castilho
author_role author
author2 Sá, Marilene de Castilho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Creuza da Silva
Sá, Marilene de Castilho
description Os valores dominantes na atualidade – onde os laços sociais se enfraquecem e o domínio privado recrudesce em detrimento do público – parecem seguir na contramão dos princípios da Reforma Sanitária, o que coloca um imenso desafio para o campo da saúde coletiva. Para fazer face a esse processo em curso de descuido com as pessoas e valorização exagerada da racionalidade, autores propõem uma abordagem diferenciada de pesquisa e intervenção, apresentada neste livro. Trata-se de um caminho de investigação que vem sendo trilhado pelas organizadoras da coletânea e que articula três eixos: a abordagem da psicossociologia francesa sobre as organizações e a sociedade (de Eugène Enriquez e André Lévy); a teoria psicanalítica sobre os processos intersubjetivos e grupais (de René Kaës); e a psicodinâmica do trabalho (de Christophe Dejours). O livro está dividido em duas partes. A primeira traz uma discussão teórico-conceitual e se encerra com a exposição de bases metodológicas para a abordagem proposta. Analisam-se as possibilidades de mudança no cuidado e na gestão, pautadas pela valorização da subjetividade, pela capacidade de escuta, pelos espaços de diálogo e troca e pela inventividade no cotidiano do trabalho. Já a segunda parte reúne estudos empíricos e exemplos de intervenções. São pesquisas e/ou ações em hospitais, em serviços de atenção psicossocial, em uma unidade de saúde da família e em um serviço especializado de oncologia pediátrica, além de uma intervenção clínica psicossociológica em um curso de gestão da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/dbqbq
url http://books.scielo.org/id/dbqbq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226852844240896