Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Henrique
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/s78j9
Resumo: O livro Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos traz à luz um debate que se estruturou em meados dos anos 1970 na Europa e nos Estados Unidos, que se difundiu no Brasil, mais fortemente, nos anos 1990 e que nos anos 2000 ainda se faz presente. No cerne desse debate está a tese da superação da sociedade industrial e, com ela, dos conceitos marxistas de trabalho, valor e classes sociais. Neste livro, entrevistamos 22 pesquisadores contemporâneos, procurando questioná-los exatamente sobre tais temas. Os questionamentos se orientaram, primeiro, no sentido de problematizarmos, para a realidade contemporânea, a tese sobre o fim da sociedade industrial e, segundo, ao destacar as particularidades da pesquisa e dos estudos de cada entrevistado, explorando temas sociais, históricos, econômicos e filosóficos centrais presentes nas sociedades contemporâneas. Assim, além de expormos um leque variado de interpretações sobre o trabalho, o trabalho imaterial, o valor e as classes sociais, há neste livro um conjunto de formulações teóricas que podem nos ajudar a compreender as relações sociais que constituem as sociedades no século XXI. Além disso, contamos com o prefácio de Alfredo Saad Filho (Soas-UK) e com o posfácio de Giovanni Alves (Unesp-Marília), que nos trouxeram apontamentos importantes, seja sobre a importância e a pertinência teórica e social das entrevistas, seja sobre a conjuntura social que dá base para nosso livro.
id SCI_bf05f399291227fc9edf8c18b726ca38
oai_identifier_str s78j9
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneosO livro Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos traz à luz um debate que se estruturou em meados dos anos 1970 na Europa e nos Estados Unidos, que se difundiu no Brasil, mais fortemente, nos anos 1990 e que nos anos 2000 ainda se faz presente. No cerne desse debate está a tese da superação da sociedade industrial e, com ela, dos conceitos marxistas de trabalho, valor e classes sociais. Neste livro, entrevistamos 22 pesquisadores contemporâneos, procurando questioná-los exatamente sobre tais temas. Os questionamentos se orientaram, primeiro, no sentido de problematizarmos, para a realidade contemporânea, a tese sobre o fim da sociedade industrial e, segundo, ao destacar as particularidades da pesquisa e dos estudos de cada entrevistado, explorando temas sociais, históricos, econômicos e filosóficos centrais presentes nas sociedades contemporâneas. Assim, além de expormos um leque variado de interpretações sobre o trabalho, o trabalho imaterial, o valor e as classes sociais, há neste livro um conjunto de formulações teóricas que podem nos ajudar a compreender as relações sociais que constituem as sociedades no século XXI. Além disso, contamos com o prefácio de Alfredo Saad Filho (Soas-UK) e com o posfácio de Giovanni Alves (Unesp-Marília), que nos trouxeram apontamentos importantes, seja sobre a importância e a pertinência teórica e social das entrevistas, seja sobre a conjuntura social que dá base para nosso livro.EdUFSCar2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/s78j9Amorim, Henriqueporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-23T00:00:00Zs78j9Portal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2018-03-23T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
title Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
spellingShingle Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
Amorim, Henrique
title_short Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
title_full Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
title_fullStr Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
title_full_unstemmed Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
title_sort Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos
author Amorim, Henrique
author_facet Amorim, Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Henrique
description O livro Trabalho (imaterial), valor e classes sociais: diálogos com pesquisadores contemporâneos traz à luz um debate que se estruturou em meados dos anos 1970 na Europa e nos Estados Unidos, que se difundiu no Brasil, mais fortemente, nos anos 1990 e que nos anos 2000 ainda se faz presente. No cerne desse debate está a tese da superação da sociedade industrial e, com ela, dos conceitos marxistas de trabalho, valor e classes sociais. Neste livro, entrevistamos 22 pesquisadores contemporâneos, procurando questioná-los exatamente sobre tais temas. Os questionamentos se orientaram, primeiro, no sentido de problematizarmos, para a realidade contemporânea, a tese sobre o fim da sociedade industrial e, segundo, ao destacar as particularidades da pesquisa e dos estudos de cada entrevistado, explorando temas sociais, históricos, econômicos e filosóficos centrais presentes nas sociedades contemporâneas. Assim, além de expormos um leque variado de interpretações sobre o trabalho, o trabalho imaterial, o valor e as classes sociais, há neste livro um conjunto de formulações teóricas que podem nos ajudar a compreender as relações sociais que constituem as sociedades no século XXI. Além disso, contamos com o prefácio de Alfredo Saad Filho (Soas-UK) e com o posfácio de Giovanni Alves (Unesp-Marília), que nos trouxeram apontamentos importantes, seja sobre a importância e a pertinência teórica e social das entrevistas, seja sobre a conjuntura social que dá base para nosso livro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/s78j9
url http://books.scielo.org/id/s78j9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFSCar
publisher.none.fl_str_mv EdUFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226853447172096