Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benchimol, Jaime L.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/92py9
Resumo: Reimpressão comemorativa dos 120 anos da Fiocruz, celebrados em 2020, "Manguinhos do Sonho à Vida" retrata as origens e a trajetória do Instituto Oswaldo Cruz nas quatro primeiras décadas do século XX. Compõe-se de três ensaios que têm em comum o interesse pela assimilação do pasteurianismo na prática científica, na saúde pública e na arquitetura hospitalar. O primeiro aborda a história político-administrativa e o desenvolvimento da pesquisa, da produção e do ensino em Manguinhos. O segundo trata do complexo arquitetônico, remetendo-o ao contexto do ecletismo e das transformações urbanas. O último ensaio recupera a figura e a obra do arquiteto de Manguinhos, o português Luiz de Morais Júnior, enfatizando especialmente seus projetos de caráter médico-sanitário. A edição original do livro foi publicada em 1990, pelo Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, como parte das comemorações do aniversário de 90 anos da instituição.
id SCI_cb13b50da6ee8d02ab45106277ba395c
oai_identifier_str 92py9
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle ÉpoqueReimpressão comemorativa dos 120 anos da Fiocruz, celebrados em 2020, "Manguinhos do Sonho à Vida" retrata as origens e a trajetória do Instituto Oswaldo Cruz nas quatro primeiras décadas do século XX. Compõe-se de três ensaios que têm em comum o interesse pela assimilação do pasteurianismo na prática científica, na saúde pública e na arquitetura hospitalar. O primeiro aborda a história político-administrativa e o desenvolvimento da pesquisa, da produção e do ensino em Manguinhos. O segundo trata do complexo arquitetônico, remetendo-o ao contexto do ecletismo e das transformações urbanas. O último ensaio recupera a figura e a obra do arquiteto de Manguinhos, o português Luiz de Morais Júnior, enfatizando especialmente seus projetos de caráter médico-sanitário. A edição original do livro foi publicada em 1990, pelo Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, como parte das comemorações do aniversário de 90 anos da instituição.Editora FIOCRUZ2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/92py9Benchimol, Jaime L.porreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-19T00:00:00Z92py9Portal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2020-10-19T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
title Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
spellingShingle Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
Benchimol, Jaime L.
title_short Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
title_full Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
title_fullStr Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
title_full_unstemmed Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
title_sort Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque
author Benchimol, Jaime L.
author_facet Benchimol, Jaime L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benchimol, Jaime L.
description Reimpressão comemorativa dos 120 anos da Fiocruz, celebrados em 2020, "Manguinhos do Sonho à Vida" retrata as origens e a trajetória do Instituto Oswaldo Cruz nas quatro primeiras décadas do século XX. Compõe-se de três ensaios que têm em comum o interesse pela assimilação do pasteurianismo na prática científica, na saúde pública e na arquitetura hospitalar. O primeiro aborda a história político-administrativa e o desenvolvimento da pesquisa, da produção e do ensino em Manguinhos. O segundo trata do complexo arquitetônico, remetendo-o ao contexto do ecletismo e das transformações urbanas. O último ensaio recupera a figura e a obra do arquiteto de Manguinhos, o português Luiz de Morais Júnior, enfatizando especialmente seus projetos de caráter médico-sanitário. A edição original do livro foi publicada em 1990, pelo Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, como parte das comemorações do aniversário de 90 anos da instituição.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/92py9
url http://books.scielo.org/id/92py9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226854606897153