Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Sergio Goes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/28m67
Resumo: Fred L. Soper e D. Bruce Wilson lideraram uma campanha sanitária no Nordeste brasileiro que culminou com a erradicação, em tempo recorde – apenas 35 meses –, do mais eficiente dentre os vetores da malária, o mosquito Anopheles gambiae. Considerado leitura obrigatória para os interessados em saúde pública no Brasil, o relatório final dessa campanha – que descreve detalhadamente os procedimentos e métodos de trabalho sob o ponto de vista de seus diretores – foi originalmente publicado em inglês, em 1943. Pouco depois, em 1945, o relatório ganhou uma edição em português, mas não uma tradução fiel. Ela se voltava para as atividades do Serviço de Malária do Nordeste e a questão dos doentes de malária, enquanto o original era centrado nas ações da Fundação Rockefeller e na campanha de erradicação do mosquito. Decidiu-se, então, retraduzir o original – encontrado hoje em dia somente na seção de obras raras de bibliotecas especializadas –, incorporando alguns elementos de destaque da primeira versão em português.
id SCI_f8bc7c215e63dbf8fe70cdfeb8a56059
oai_identifier_str 28m67
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940Fred L. Soper e D. Bruce Wilson lideraram uma campanha sanitária no Nordeste brasileiro que culminou com a erradicação, em tempo recorde – apenas 35 meses –, do mais eficiente dentre os vetores da malária, o mosquito Anopheles gambiae. Considerado leitura obrigatória para os interessados em saúde pública no Brasil, o relatório final dessa campanha – que descreve detalhadamente os procedimentos e métodos de trabalho sob o ponto de vista de seus diretores – foi originalmente publicado em inglês, em 1943. Pouco depois, em 1945, o relatório ganhou uma edição em português, mas não uma tradução fiel. Ela se voltava para as atividades do Serviço de Malária do Nordeste e a questão dos doentes de malária, enquanto o original era centrado nas ações da Fundação Rockefeller e na campanha de erradicação do mosquito. Decidiu-se, então, retraduzir o original – encontrado hoje em dia somente na seção de obras raras de bibliotecas especializadas –, incorporando alguns elementos de destaque da primeira versão em português.Editora FIOCRUZMoreira, MárioPaula, Sergio Goes de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/28m67porreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T00:00:00Z28m67Portal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2020-11-18T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
title Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
spellingShingle Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
Paula, Sergio Goes de
title_short Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
title_full Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
title_fullStr Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
title_full_unstemmed Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
title_sort Anopheles gambiae no Brasil – 1930 a 1940
author Paula, Sergio Goes de
author_facet Paula, Sergio Goes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Mário
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Sergio Goes de
description Fred L. Soper e D. Bruce Wilson lideraram uma campanha sanitária no Nordeste brasileiro que culminou com a erradicação, em tempo recorde – apenas 35 meses –, do mais eficiente dentre os vetores da malária, o mosquito Anopheles gambiae. Considerado leitura obrigatória para os interessados em saúde pública no Brasil, o relatório final dessa campanha – que descreve detalhadamente os procedimentos e métodos de trabalho sob o ponto de vista de seus diretores – foi originalmente publicado em inglês, em 1943. Pouco depois, em 1945, o relatório ganhou uma edição em português, mas não uma tradução fiel. Ela se voltava para as atividades do Serviço de Malária do Nordeste e a questão dos doentes de malária, enquanto o original era centrado nas ações da Fundação Rockefeller e na campanha de erradicação do mosquito. Decidiu-se, então, retraduzir o original – encontrado hoje em dia somente na seção de obras raras de bibliotecas especializadas –, incorporando alguns elementos de destaque da primeira versão em português.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/28m67
url http://books.scielo.org/id/28m67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
publisher.none.fl_str_mv Editora FIOCRUZ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226854702317568