O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234 |
Resumo: | Resumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita. The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the languageAbstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language. |
id |
SE&PQ-1_14dcbe1e767b3c508aac5c0cbeb5440a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/234 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagemResumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita. The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the languageAbstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/23410.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 470-497Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 470-4972525-82221809-025710.33361/RPQ.v.6.n.12reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234/131Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessIgnatius Nogueira, Clélia MariaCarneiro, Marília Ignatius NogueiraSilva, Tânia dos Santos Alvarez da2019-01-29T17:04:04Zoai:editora.sepq.org.br:article/234Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-01-29T17:04:04Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem |
title |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem |
spellingShingle |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem Ignatius Nogueira, Clélia Maria |
title_short |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem |
title_full |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem |
title_fullStr |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem |
title_full_unstemmed |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem |
title_sort |
O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem |
author |
Ignatius Nogueira, Clélia Maria |
author_facet |
Ignatius Nogueira, Clélia Maria Carneiro, Marília Ignatius Nogueira Silva, Tânia dos Santos Alvarez da |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Marília Ignatius Nogueira Silva, Tânia dos Santos Alvarez da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ignatius Nogueira, Clélia Maria Carneiro, Marília Ignatius Nogueira Silva, Tânia dos Santos Alvarez da |
description |
Resumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita. The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the languageAbstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234 10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234/131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 470-497 Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 470-497 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.6.n.12 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747796656128 |