O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignatius Nogueira, Clélia Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carneiro, Marília Ignatius Nogueira, Silva, Tânia dos Santos Alvarez da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234
Resumo: Resumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita. The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the languageAbstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language. 
id SE&PQ-1_14dcbe1e767b3c508aac5c0cbeb5440a
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/234
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagemResumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita. The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the languageAbstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/23410.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 470-497Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 470-4972525-82221809-025710.33361/RPQ.v.6.n.12reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234/131Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessIgnatius Nogueira, Clélia MariaCarneiro, Marília Ignatius NogueiraSilva, Tânia dos Santos Alvarez da2019-01-29T17:04:04Zoai:editora.sepq.org.br:article/234Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-01-29T17:04:04Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
title O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
spellingShingle O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
Ignatius Nogueira, Clélia Maria
title_short O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
title_full O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
title_fullStr O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
title_full_unstemmed O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
title_sort O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem
author Ignatius Nogueira, Clélia Maria
author_facet Ignatius Nogueira, Clélia Maria
Carneiro, Marília Ignatius Nogueira
Silva, Tânia dos Santos Alvarez da
author_role author
author2 Carneiro, Marília Ignatius Nogueira
Silva, Tânia dos Santos Alvarez da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ignatius Nogueira, Clélia Maria
Carneiro, Marília Ignatius Nogueira
Silva, Tânia dos Santos Alvarez da
description Resumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita. The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the languageAbstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234
10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/234/131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 470-497
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 470-497
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.6.n.12
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747796656128