Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Download full: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31 |
Summary: | Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. |
id |
SE&PQ-1_43231aa4c23bc66d1b8e30eb3cef44e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/31 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimentoResumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQEspósito, Vitoria Helena CunhaGasonato, Maristela Ross de Castro2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 51-612525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31/27Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento |
title |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento |
spellingShingle |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento Espósito, Vitoria Helena Cunha |
title_short |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento |
title_full |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento |
title_fullStr |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento |
title_sort |
Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento |
author |
Espósito, Vitoria Helena Cunha |
author_facet |
Espósito, Vitoria Helena Cunha Gasonato, Maristela Ross de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Gasonato, Maristela Ross de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espósito, Vitoria Helena Cunha Gasonato, Maristela Ross de Castro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. |
description |
Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31/27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 51-61 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824319883116544 |