Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento

Bibliographic Details
Main Author: Espósito, Vitoria Helena Cunha
Publication Date: 2016
Other Authors: Gasonato, Maristela Ross de Castro
Format: Article
Language: por
Source: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Download full: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31
Summary: Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. 
id SE&PQ-1_43231aa4c23bc66d1b8e30eb3cef44e2
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/31
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimentoResumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQEspósito, Vitoria Helena CunhaGasonato, Maristela Ross de Castro2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 51-612525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31/27Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
title Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
spellingShingle Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
Espósito, Vitoria Helena Cunha
title_short Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
title_full Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
title_fullStr Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
title_full_unstemmed Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
title_sort Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
author Espósito, Vitoria Helena Cunha
author_facet Espósito, Vitoria Helena Cunha
Gasonato, Maristela Ross de Castro
author_role author
author2 Gasonato, Maristela Ross de Castro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Espósito, Vitoria Helena Cunha
Gasonato, Maristela Ross de Castro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. 
description Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practicesAbstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/31/27
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 51-61
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824319883116544