A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamante, Márcia Parente Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chirelli, Mara Quaglio, Pio, Danielle Abdel Massih, Tonhom, Silvia Franco da Rocha, Capel, Maria Cristina Martinez, Corrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/268
Resumo: Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-teamAbstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning. 
id SE&PQ-1_4ac5f1c75f5ae73c2186f5592f25f64e
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/268
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissionalEducação; SaúdeResumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-teamAbstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQLamante, Márcia Parente SilvaChirelli, Mara QuaglioPio, Danielle Abdel MassihTonhom, Silvia Franco da RochaCapel, Maria Cristina MartinezCorrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/26810.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 230-2442525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/268/157https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/268/42Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
title A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
spellingShingle A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
Lamante, Márcia Parente Silva
Educação; Saúde
title_short A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
title_full A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
title_fullStr A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
title_full_unstemmed A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
title_sort A educação permanente e as práticas em saúde: concepções de uma equipe multiprofissional
author Lamante, Márcia Parente Silva
author_facet Lamante, Márcia Parente Silva
Chirelli, Mara Quaglio
Pio, Danielle Abdel Massih
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Capel, Maria Cristina Martinez
Corrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes
author_role author
author2 Chirelli, Mara Quaglio
Pio, Danielle Abdel Massih
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Capel, Maria Cristina Martinez
Corrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamante, Márcia Parente Silva
Chirelli, Mara Quaglio
Pio, Danielle Abdel Massih
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Capel, Maria Cristina Martinez
Corrêa, Maria Elizabeth da Silva Hernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Saúde
topic Educação; Saúde
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-teamAbstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning. 
description Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece que é possível por meio de um processo reflexivo, o cuidado integral e humanizado. O objetivo deste estudo foi analisar como uma estratégia de EPS mobilizou a prática da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar. Estudo qualitativo, composto por três etapas: dois grupos focais, realizados de forma prévia e posterior à intervenção subsidiada pelo Planejamento Estratégico Situacional. Utilizou-se como referencial metodológico, o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados verificou-se ganho de conhecimentos, novas habilidades e atitudes exploradas a partir da subjetividade dos encontros. Mudanças aconteceram com relação à identificação da potencialidade da EPS, seus alcances e efetividade como ferramenta de gestão e de construção de uma práxis. A organização desta proposta pode ser motivadora para a realização de EPS em outros espaços, por permitir a grupalidade e a cogestão de processos de trabalho.Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Integralidade em saúde; Capacitação em Serviço; Planejamento em Saúde. Permanent education and the health practices: perceptions of the multiprofessional-teamAbstract: The Permanent Education in Health (PEH) recognizes that it is possible through a reflexive process, the integral and humanized care. The objective of this study was to analyze how a strategy of PEH mobilized the practice of the multiprofessional team in a hospital unit. Qualitative study, composed of three stages: two focus groups, carried out before and after the intervention subsidized by the Strategic Situational Planning. The Collective Subject Discourse was used as methodological reference. In the results it was verified gain of knowledge, new abilities and attitudes explored from the subjectivity of the meetings. Changes occurred in relation to the identification of the potentiality of EPS, its scope and effectiveness as a tool for management and construction of a praxis. The organization of this proposal can be motivating for the execution of EPS in other spaces, because it allows grouping and co-management of work processes.Keywords: Permanent Education in Health; Integrality in health; Training in Service; Health Planning. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/268
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/268
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/268/157
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/268/42
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 230-244
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.14
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824319870533632