Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vorsatz, Ingrid
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Renata Dahwache, Gomes, Brenda Castro, Santos, Cynthia Silva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/186
Resumo: Resumo: Em 1912, Freud afirma categoricamente que no que tange à psicanálise, pesquisa e tratamento coincidem. O presente artigo objetiva discutir esta afirmação à luz das premissas que orientam uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo campo aqui privilegiado será o da clínica. A partir de uma revisão sucinta dos artigos freudianos onde o binômio pesquisa e clínica psicanalítica são problematizados, pretendemos discutir em quê a clínica pode ser considerada como um campo de investigação, no qual teoria e prática são indissociáveis. Por fim, abordaremos esta problemática a partir da prática em estágio supervisionado de orientação psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde verificou-se possível fazer a experiência da clínica como campo de pesquisa, sobre a qual pretendemos testemunhar. Apesar das dificuldades inerentes à estrutura acadêmica para prática da psicanálise tout court no âmbito de uma clínica-escola, a experiência de estágio supervisionado em clínica psicanalítica se sustenta sobre os seus pilares fundamentais, constituindo uma experiência formadora, no sentido forte do termo.Palavras-chave: Formação universitária; Pesquisa; Metodologia; Clínica psicanalítica; Experiência. Research and practice in the university education: reflexions about the psychoanalytical clinic internship in the service of applied psychologyAbstract: In 1912, Freud categorically states that, regarding psychoanalysis, research and treatment coincide. This article aims to discuss this statement in the light of the premises that guide a qualitative research, whose privileged field shall be the clinics. From a brief review of Freudian articles where the binomial research and clinics are problematized, we intend to discuss in what the clinics can be considered as a field of investigation, in which theory and practice are inseparable. At last, we address this problematic from the practice at a supervised internship under a psychoanalytical direction in the Service of Applied Psychology of Rio de Janeiro State University, where it was found ti be possible to make the clinical experience as a research field, on which we intend to testify. Despite the difficulties due to the academic structure to the psychoanalytical practice tout court within the scope of a school-clinic, the supervised internship experience in the psychoanalytical clinic stands on its fundamental pillars, constituting a formative experience, in the strong sense of the term.Keywords: Univesity education; Research; Methodology; Psychoanalytical clinics; Experience. 
id SE&PQ-1_525f1a29bc71e9db40b81d1a306ddb29
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/186
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicadaPsicologia; Psicanálise; Pesquisa qualitativa em clínicaResumo: Em 1912, Freud afirma categoricamente que no que tange à psicanálise, pesquisa e tratamento coincidem. O presente artigo objetiva discutir esta afirmação à luz das premissas que orientam uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo campo aqui privilegiado será o da clínica. A partir de uma revisão sucinta dos artigos freudianos onde o binômio pesquisa e clínica psicanalítica são problematizados, pretendemos discutir em quê a clínica pode ser considerada como um campo de investigação, no qual teoria e prática são indissociáveis. Por fim, abordaremos esta problemática a partir da prática em estágio supervisionado de orientação psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde verificou-se possível fazer a experiência da clínica como campo de pesquisa, sobre a qual pretendemos testemunhar. Apesar das dificuldades inerentes à estrutura acadêmica para prática da psicanálise tout court no âmbito de uma clínica-escola, a experiência de estágio supervisionado em clínica psicanalítica se sustenta sobre os seus pilares fundamentais, constituindo uma experiência formadora, no sentido forte do termo.Palavras-chave: Formação universitária; Pesquisa; Metodologia; Clínica psicanalítica; Experiência. Research and practice in the university education: reflexions about the psychoanalytical clinic internship in the service of applied psychologyAbstract: In 1912, Freud categorically states that, regarding psychoanalysis, research and treatment coincide. This article aims to discuss this statement in the light of the premises that guide a qualitative research, whose privileged field shall be the clinics. From a brief review of Freudian articles where the binomial research and clinics are problematized, we intend to discuss in what the clinics can be considered as a field of investigation, in which theory and practice are inseparable. At last, we address this problematic from the practice at a supervised internship under a psychoanalytical direction in the Service of Applied Psychology of Rio de Janeiro State University, where it was found ti be possible to make the clinical experience as a research field, on which we intend to testify. Despite the difficulties due to the academic structure to the psychoanalytical practice tout court within the scope of a school-clinic, the supervised internship experience in the psychoanalytical clinic stands on its fundamental pillars, constituting a formative experience, in the strong sense of the term.Keywords: Univesity education; Research; Methodology; Psychoanalytical clinics; Experience. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQUniversidade do Estado do Rio de JaneiroVorsatz, IngridMartins, Renata DahwacheGomes, Brenda CastroSantos, Cynthia Silva dos2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/186Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6, n. 11 (2018): A Pesquisa Qualitativa em Psicologia Clínica; 390-4112525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/186/125https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/186/29Direitos autorais 2018 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:50Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
title Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
spellingShingle Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
Vorsatz, Ingrid
Psicologia; Psicanálise; Pesquisa qualitativa em clínica
title_short Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
title_full Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
title_fullStr Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
title_full_unstemmed Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
title_sort Pesquisa e prática na formação universitária: reflexões sobre o estágio em clínica psicanalítica no serviço de psicologia aplicada
author Vorsatz, Ingrid
author_facet Vorsatz, Ingrid
Martins, Renata Dahwache
Gomes, Brenda Castro
Santos, Cynthia Silva dos
author_role author
author2 Martins, Renata Dahwache
Gomes, Brenda Castro
Santos, Cynthia Silva dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Vorsatz, Ingrid
Martins, Renata Dahwache
Gomes, Brenda Castro
Santos, Cynthia Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia; Psicanálise; Pesquisa qualitativa em clínica
topic Psicologia; Psicanálise; Pesquisa qualitativa em clínica
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Em 1912, Freud afirma categoricamente que no que tange à psicanálise, pesquisa e tratamento coincidem. O presente artigo objetiva discutir esta afirmação à luz das premissas que orientam uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo campo aqui privilegiado será o da clínica. A partir de uma revisão sucinta dos artigos freudianos onde o binômio pesquisa e clínica psicanalítica são problematizados, pretendemos discutir em quê a clínica pode ser considerada como um campo de investigação, no qual teoria e prática são indissociáveis. Por fim, abordaremos esta problemática a partir da prática em estágio supervisionado de orientação psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde verificou-se possível fazer a experiência da clínica como campo de pesquisa, sobre a qual pretendemos testemunhar. Apesar das dificuldades inerentes à estrutura acadêmica para prática da psicanálise tout court no âmbito de uma clínica-escola, a experiência de estágio supervisionado em clínica psicanalítica se sustenta sobre os seus pilares fundamentais, constituindo uma experiência formadora, no sentido forte do termo.Palavras-chave: Formação universitária; Pesquisa; Metodologia; Clínica psicanalítica; Experiência. Research and practice in the university education: reflexions about the psychoanalytical clinic internship in the service of applied psychologyAbstract: In 1912, Freud categorically states that, regarding psychoanalysis, research and treatment coincide. This article aims to discuss this statement in the light of the premises that guide a qualitative research, whose privileged field shall be the clinics. From a brief review of Freudian articles where the binomial research and clinics are problematized, we intend to discuss in what the clinics can be considered as a field of investigation, in which theory and practice are inseparable. At last, we address this problematic from the practice at a supervised internship under a psychoanalytical direction in the Service of Applied Psychology of Rio de Janeiro State University, where it was found ti be possible to make the clinical experience as a research field, on which we intend to testify. Despite the difficulties due to the academic structure to the psychoanalytical practice tout court within the scope of a school-clinic, the supervised internship experience in the psychoanalytical clinic stands on its fundamental pillars, constituting a formative experience, in the strong sense of the term.Keywords: Univesity education; Research; Methodology; Psychoanalytical clinics; Experience. 
description Resumo: Em 1912, Freud afirma categoricamente que no que tange à psicanálise, pesquisa e tratamento coincidem. O presente artigo objetiva discutir esta afirmação à luz das premissas que orientam uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo campo aqui privilegiado será o da clínica. A partir de uma revisão sucinta dos artigos freudianos onde o binômio pesquisa e clínica psicanalítica são problematizados, pretendemos discutir em quê a clínica pode ser considerada como um campo de investigação, no qual teoria e prática são indissociáveis. Por fim, abordaremos esta problemática a partir da prática em estágio supervisionado de orientação psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde verificou-se possível fazer a experiência da clínica como campo de pesquisa, sobre a qual pretendemos testemunhar. Apesar das dificuldades inerentes à estrutura acadêmica para prática da psicanálise tout court no âmbito de uma clínica-escola, a experiência de estágio supervisionado em clínica psicanalítica se sustenta sobre os seus pilares fundamentais, constituindo uma experiência formadora, no sentido forte do termo.Palavras-chave: Formação universitária; Pesquisa; Metodologia; Clínica psicanalítica; Experiência. Research and practice in the university education: reflexions about the psychoanalytical clinic internship in the service of applied psychologyAbstract: In 1912, Freud categorically states that, regarding psychoanalysis, research and treatment coincide. This article aims to discuss this statement in the light of the premises that guide a qualitative research, whose privileged field shall be the clinics. From a brief review of Freudian articles where the binomial research and clinics are problematized, we intend to discuss in what the clinics can be considered as a field of investigation, in which theory and practice are inseparable. At last, we address this problematic from the practice at a supervised internship under a psychoanalytical direction in the Service of Applied Psychology of Rio de Janeiro State University, where it was found ti be possible to make the clinical experience as a research field, on which we intend to testify. Despite the difficulties due to the academic structure to the psychoanalytical practice tout court within the scope of a school-clinic, the supervised internship experience in the psychoanalytical clinic stands on its fundamental pillars, constituting a formative experience, in the strong sense of the term.Keywords: Univesity education; Research; Methodology; Psychoanalytical clinics; Experience. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/186
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/186/125
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/186/29
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6, n. 11 (2018): A Pesquisa Qualitativa em Psicologia Clínica; 390-411
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321252556800