Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Cristiano de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nakayama, Marina Keiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220
Resumo: Resumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais. Grounded Theory operationalization: the methodological routeAbstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures. 
id SE&PQ-1_5c96f699e82556e9147a370ef17da617
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/220
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológicoResumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais. Grounded Theory operationalization: the methodological routeAbstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/22010.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 572-594Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 572-5942525-82221809-025710.33361/RPQ.v.6.n.12reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220/136Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Paulo Cristiano deNakayama, Marina Keiko2019-01-29T17:04:08Zoai:editora.sepq.org.br:article/220Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-01-29T17:04:08Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
title Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
spellingShingle Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
Oliveira, Paulo Cristiano de
title_short Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
title_full Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
title_fullStr Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
title_full_unstemmed Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
title_sort Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
author Oliveira, Paulo Cristiano de
author_facet Oliveira, Paulo Cristiano de
Nakayama, Marina Keiko
author_role author
author2 Nakayama, Marina Keiko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Cristiano de
Nakayama, Marina Keiko
description Resumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais. Grounded Theory operationalization: the methodological routeAbstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220
10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220/136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 572-594
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 572-594
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.6.n.12
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747783024640