Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220 |
Resumo: | Resumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais. Grounded Theory operationalization: the methodological routeAbstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures. |
id |
SE&PQ-1_5c96f699e82556e9147a370ef17da617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/220 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológicoResumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais. Grounded Theory operationalization: the methodological routeAbstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/22010.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 572-594Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 572-5942525-82221809-025710.33361/RPQ.v.6.n.12reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220/136Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Paulo Cristiano deNakayama, Marina Keiko2019-01-29T17:04:08Zoai:editora.sepq.org.br:article/220Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-01-29T17:04:08Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico |
title |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico |
spellingShingle |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico Oliveira, Paulo Cristiano de |
title_short |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico |
title_full |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico |
title_fullStr |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico |
title_full_unstemmed |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico |
title_sort |
Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico |
author |
Oliveira, Paulo Cristiano de |
author_facet |
Oliveira, Paulo Cristiano de Nakayama, Marina Keiko |
author_role |
author |
author2 |
Nakayama, Marina Keiko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Cristiano de Nakayama, Marina Keiko |
description |
Resumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais. Grounded Theory operationalization: the methodological routeAbstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220 10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/220/136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 6 No. 12 (2018); 572-594 Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6 n. 12 (2018); 572-594 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.6.n.12 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747783024640 |