Bibliotecas escolares: um espaço contraditório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Flomar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60
Resumo: Resumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. 
id SE&PQ-1_6299e7078192bbbcc0207e6c2b42d0f4
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/60
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Bibliotecas escolares: um espaço contraditórioResumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQChagas, Flomar2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 390-4072525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60/48Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:38Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
title Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
spellingShingle Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
Chagas, Flomar
title_short Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
title_full Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
title_fullStr Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
title_full_unstemmed Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
title_sort Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
author Chagas, Flomar
author_facet Chagas, Flomar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Flomar
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. 
description Resumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60/48
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 390-407
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824319967002624