Bibliotecas escolares: um espaço contraditório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60 |
Resumo: | Resumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. |
id |
SE&PQ-1_6299e7078192bbbcc0207e6c2b42d0f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/60 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditórioResumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQChagas, Flomar2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 390-4072525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60/48Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:38Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório |
title |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório |
spellingShingle |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório Chagas, Flomar |
title_short |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório |
title_full |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório |
title_fullStr |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório |
title_sort |
Bibliotecas escolares: um espaço contraditório |
author |
Chagas, Flomar |
author_facet |
Chagas, Flomar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Flomar |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. |
description |
Resumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção. School libraries: a contraditory spaceAbstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/60/48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 390-407 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824319967002624 |