FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tadeu dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6
Resumo: Inicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa.
id SE&PQ-1_63ea5add9c918fd33ff4d045d0b103f8
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/6
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISASInicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa.Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6Revista Pesquisa Qualitativa; v. 3, n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão2525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6/6Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tadeu dos2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
Santos, Tadeu dos
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
author Santos, Tadeu dos
author_facet Santos, Tadeu dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tadeu dos
dc.description.none.fl_txt_mv Inicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa.
description Inicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6/6
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 3, n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824319858999296