FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6 |
Resumo: | Inicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS E LINHAS DE PESQUISASInicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa.Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6Revista Pesquisa Qualitativa; v. 3, n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão2525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/6/6Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tadeu dos2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com - |
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Inicialmente a proposta deste texto era apresentar alguns resumos de teses e dissertações defendidas, como propõe o regulamento da Revista Pesquisa Qualitativa. Todavia, quando nos propusemos a levantar o grupos de pesquisas que tratam da temática formação de professores para escolha dos trabalhos, percebemos os intrincados caminhos que se descortinavam devido ao elevado número de grupos de pesquisa no território nacional que discutem o tema. Sendo assim, optamos por levantarmos e apresentarmos os grupos e linhas de pesquisa existentes no Brasil, e o viés teórico apresentado pelos mesmos. O levantamento foi feito a partir da Plataforma Lattes e dos Diretórios de Pesquisa na base corrente. Usamos como descritores a palavra formação de professores e depois afunilamos para as linhas de pesquisa com o fito de levantarmos as palavras-chave do grupo. A descrição do(s) objetivo(s) do grupo, também serviu de referencial para pontuarmos o viés teórico. Após o mapeamento observamos que as preocupações dos grupos giravam em torno de quatro grandes categorias, assim classificadas: novas tecnologias, políticas públicas, saberes docentes e prática profissional e multiculturalismo. Contudo, o que seria de início um levantamento sobre os grupos de pesquisa, nos relevou uma pergunta: O que isto, formação de professores?Palavras-chave – Formação de Professores, Gruspos de Pesquisa e Linhas de Pesquisa. |
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