AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2 |
Resumo: | Nossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola. Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação. |
id |
SE&PQ-1_77d68195db9ab0ae8eb22ddd50e5ee70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/2 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃONossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola. Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação.Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2Qualitative Research Journal ; Vol. 3 No. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da ProfissãoRevista Pesquisa Qualitativa; v. 3 n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão2525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2/2Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessEspósito, Vitória Helena Cunha2022-01-29T23:25:21Zoai:editora.sepq.org.br:article/2Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:25:21Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO |
title |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO Espósito, Vitória Helena Cunha |
title_short |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO |
title_full |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO |
author |
Espósito, Vitória Helena Cunha |
author_facet |
Espósito, Vitória Helena Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espósito, Vitória Helena Cunha |
description |
Nossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola. Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2/2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 3 No. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão Revista Pesquisa Qualitativa; v. 3 n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747185336320 |