AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espósito, Vitória Helena Cunha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2
Resumo: Nossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola. Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação.
id SE&PQ-1_77d68195db9ab0ae8eb22ddd50e5ee70
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/2
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃONossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola. Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação.Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2Qualitative Research Journal ; Vol. 3 No. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da ProfissãoRevista Pesquisa Qualitativa; v. 3 n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão2525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2/2Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessEspósito, Vitória Helena Cunha2022-01-29T23:25:21Zoai:editora.sepq.org.br:article/2Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:25:21Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
title AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
spellingShingle AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
Espósito, Vitória Helena Cunha
title_short AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
title_full AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
title_fullStr AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
title_sort AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
author Espósito, Vitória Helena Cunha
author_facet Espósito, Vitória Helena Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espósito, Vitória Helena Cunha
description Nossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola. Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2/2
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 3 No. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 3 n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747185336320