“Estudos comparados” como ferramenta metodológica de investigação de documentos curriculares prescritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiany de Cássia Tavares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Christiane Caetano Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/326
Resumo: Resumo: Este texto expõe uma versão do método de comparação intitulada “estudos comparados”, que na condição de ferramenta de investigação, suporta outra representação ou outro design qualitativo de comparação, cruzando as áreas de educação, história da educação e sociologia comparadas. Nessa condição toma forma em um Programa de Pesquisa que analisa documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais para informar o processo de seleção e distribuição de conhecimentos escolares. Tal exposição, nos limites deste texto, alimenta-se das dissertações e teses como fontes que estudam documentos curriculares e disponibilizam um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevantes os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos.Palavras-chave: Método; Estudo Comparado; Currículo; Dissertações e Teses. “Compared studies” as a methodological tool for investigation of prescribed curriculum documentsAbstract: This text presents a version of the comparison method entitled “comparative studies”, which, as a research tool, supports another representation or another qualitative design of comparison, crossing the areas of education, history of education and sociology compared. In this condition, it takes shape in a Research Program that analyzes prescribed curriculum documents, also known as parameters, guidelines, guidelines, references, programs and / or plans, produced by state and / or municipal education networks to inform the selection and distribution process of school knowledge. Such exhibition, within the limits of this text, feeds on dissertations and theses as sources that study curricular documents and they aim to provide 'powerful knowledge', validated by the belief of / in the legitimacy of the choices and of those who legitimize them, a belief whose production makes academic studies on prescribed curriculum documents relevant.Keywords: Method; Comparative Stud; Local Curricular Documents; Curriculum; Dissertations and Thesis. 
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