O uso social das tecnologias de comunicação pelo surdo: limites e possibilidades para o desenvolvimento da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignatius Nogueira, Clélia Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carneiro, Marília Ignatius Nogueira, Silva, Tânia dos Santos Alvarez da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/234
Resumo: Resumo: Desde a década de 1990 os surdos vivenciam uma intensa transformação em sua vida social, em função da naturalização da comunicação digital, e educacional, com a mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo. Este artigo apresenta resultados de investigação realizada em três etapas com dez sujeitos surdos, buscando identificar a) a importância atribuída por eles à escrita e a competência na utilização da comunicação digital; b) sua percepção acerca dos equívocos cometidos em suas produções escritas e c) sua competência na interpretação de textos para identificar os limites e as possibilidades de desenvolvimento da língua escrita, pelo uso social das tecnologias de comunicação pelos surdos. Os resultados apontaram a ressignificação do sentido social da escrita do Português para os surdos proporcionada pela comunicação digital, o que poderia ser explorado pela escola.Palavras-chave: Educação de surdos; Comunicação digital; Língua Portuguesa escrita. The social use of communication technologies by the deaf: limits and possibilities for the development of the languageAbstract: From the 1990s the deaf experience an intense transformation in their social life, due to the naturalization of digital and educational communication, with the paradigm shift from oralism to bilingualism. This article presents research carried out through three moments with ten deaf individuals, seeking to identify : a) the importance they attributed to writing and their competence in the use of digital communication; b) their perception about the mistakes made in their written productions and c) their competence in the interpretation of texts and thus identify the limits and possibilities for the development of written language, the social use of communication technologies by the deaf. The results pointed out the re-signification of their social sense of the Portuguese writing for the deaf, provided by the digital communication which could be explored by the school.Keywords: Education of the deaf; Digital communication; Written Portuguese language. 
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