Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emannuella Araújo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Austrilino, Lenilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/261
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar potencialidades de um método inovador de ensino, para prática de sutura de pele, usando materiais orgânicos e sintéticos. Trata-se de um estudo de caso com discentes de medicina, participantes de oficina realizada aplicando técnicas básicas de sutura de pele, com treinamento simulado em três consistências de tecidos. Os dados coletados com questionários e observações avaliando desempenho discente e efetividade do método. As suturas realizadas em EVA, berinjela e língua de boi utilizando ponto simples, simples invertido, Donatti, U horizontal, sutura contínua e intradérmica, compuseram seis estações de avaliação. Após a prática na bancada, os discentes vivenciaram situação real em ambiente ambulatorial. Os discentes foram avaliados com conceitos bom e regular, inclusive na prática ambulatorial, mostra que o método de sutura em consistências diferentes favorece a aprendizagem. A estratégia utilizando material com diversas texturas mostrou-se efetivo para desenvolver habilidades e aquisição de competências para prática de sutura de pele. A oficina despertou interesse para especialidade cirúrgica.Palavras-chave: Educação Médica; Materiais de Ensino; Modelos Educacionais; Cirurgia Técnicas de Sutura; Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais. Innovative teaching model for the practice of skin suturingAbstract: The objective shows the potentialities of a bench model using organic and synthetic materials, designed to development and skill acquisition in skin suturing. Method: Case study with students of the medical school. A workshop was held to practice skin sutures, providing basic suture techniques with simulated training in three tissue consistencies. Data were collected from the application of questionnaires and observation. After practicing in this bench model, the students had the opportunity to experience real situation in an outpatient setting. Results: On the workbench the sutures were made in the following materials EVA, eggplant and ox tongue, using simple point, simple inverted, Donatti, U horizontal, continuous and intradermal suture. The results show that practice in different consistencies favors learning. Conclusion: The teaching strategy proved effective for the development of skills and acquisition of skills necessary for the practice of skin suture. The workshop aroused interest for the surgical specialty.Keywords: Medical Education; Surgery; Suturing Techniques; Outpatient Surgical; Educational Model. 
id SE&PQ-1_9f9bfe457b0b643c8ed10757d2958d58
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/261
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Método inovador de ensino para a prática de suturas de peleResumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar potencialidades de um método inovador de ensino, para prática de sutura de pele, usando materiais orgânicos e sintéticos. Trata-se de um estudo de caso com discentes de medicina, participantes de oficina realizada aplicando técnicas básicas de sutura de pele, com treinamento simulado em três consistências de tecidos. Os dados coletados com questionários e observações avaliando desempenho discente e efetividade do método. As suturas realizadas em EVA, berinjela e língua de boi utilizando ponto simples, simples invertido, Donatti, U horizontal, sutura contínua e intradérmica, compuseram seis estações de avaliação. Após a prática na bancada, os discentes vivenciaram situação real em ambiente ambulatorial. Os discentes foram avaliados com conceitos bom e regular, inclusive na prática ambulatorial, mostra que o método de sutura em consistências diferentes favorece a aprendizagem. A estratégia utilizando material com diversas texturas mostrou-se efetivo para desenvolver habilidades e aquisição de competências para prática de sutura de pele. A oficina despertou interesse para especialidade cirúrgica.Palavras-chave: Educação Médica; Materiais de Ensino; Modelos Educacionais; Cirurgia Técnicas de Sutura; Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais. Innovative teaching model for the practice of skin suturingAbstract: The objective shows the potentialities of a bench model using organic and synthetic materials, designed to development and skill acquisition in skin suturing. Method: Case study with students of the medical school. A workshop was held to practice skin sutures, providing basic suture techniques with simulated training in three tissue consistencies. Data were collected from the application of questionnaires and observation. After practicing in this bench model, the students had the opportunity to experience real situation in an outpatient setting. Results: On the workbench the sutures were made in the following materials EVA, eggplant and ox tongue, using simple point, simple inverted, Donatti, U horizontal, continuous and intradermal suture. The results show that practice in different consistencies favors learning. Conclusion: The teaching strategy proved effective for the development of skills and acquisition of skills necessary for the practice of skin suture. The workshop aroused interest for the surgical specialty.Keywords: Medical Education; Surgery; Suturing Techniques; Outpatient Surgical; Educational Model. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/26110.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.261Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 282-294Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 282-2942525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/261/160Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emannuella Araújo deAustrilino, Lenilda2022-01-29T23:22:54Zoai:editora.sepq.org.br:article/261Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:22:54Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
title Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
spellingShingle Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
Oliveira, Emannuella Araújo de
title_short Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
title_full Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
title_fullStr Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
title_full_unstemmed Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
title_sort Método inovador de ensino para a prática de suturas de pele
author Oliveira, Emannuella Araújo de
author_facet Oliveira, Emannuella Araújo de
Austrilino, Lenilda
author_role author
author2 Austrilino, Lenilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emannuella Araújo de
Austrilino, Lenilda
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar potencialidades de um método inovador de ensino, para prática de sutura de pele, usando materiais orgânicos e sintéticos. Trata-se de um estudo de caso com discentes de medicina, participantes de oficina realizada aplicando técnicas básicas de sutura de pele, com treinamento simulado em três consistências de tecidos. Os dados coletados com questionários e observações avaliando desempenho discente e efetividade do método. As suturas realizadas em EVA, berinjela e língua de boi utilizando ponto simples, simples invertido, Donatti, U horizontal, sutura contínua e intradérmica, compuseram seis estações de avaliação. Após a prática na bancada, os discentes vivenciaram situação real em ambiente ambulatorial. Os discentes foram avaliados com conceitos bom e regular, inclusive na prática ambulatorial, mostra que o método de sutura em consistências diferentes favorece a aprendizagem. A estratégia utilizando material com diversas texturas mostrou-se efetivo para desenvolver habilidades e aquisição de competências para prática de sutura de pele. A oficina despertou interesse para especialidade cirúrgica.Palavras-chave: Educação Médica; Materiais de Ensino; Modelos Educacionais; Cirurgia Técnicas de Sutura; Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais. Innovative teaching model for the practice of skin suturingAbstract: The objective shows the potentialities of a bench model using organic and synthetic materials, designed to development and skill acquisition in skin suturing. Method: Case study with students of the medical school. A workshop was held to practice skin sutures, providing basic suture techniques with simulated training in three tissue consistencies. Data were collected from the application of questionnaires and observation. After practicing in this bench model, the students had the opportunity to experience real situation in an outpatient setting. Results: On the workbench the sutures were made in the following materials EVA, eggplant and ox tongue, using simple point, simple inverted, Donatti, U horizontal, continuous and intradermal suture. The results show that practice in different consistencies favors learning. Conclusion: The teaching strategy proved effective for the development of skills and acquisition of skills necessary for the practice of skin suture. The workshop aroused interest for the surgical specialty.Keywords: Medical Education; Surgery; Suturing Techniques; Outpatient Surgical; Educational Model. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/261
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.261
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/261
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/261/160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 282-294
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 282-294
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.14
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747818676224