Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fernanda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vidal, Diana Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27
Resumo: Resumo: O objetivo é apresentar e analisar algumas características de alunos cotianos no Oitocentos e as influências do cotidiano local na vida escolar. Entre as fontes estão livros de matrícula, relatórios de Instrução Pública, registros paroquiais e dados demográficos. Inicialmente discorre sobre a Vila de Cotia e a sociedade caipira. A seguir, analisa a composição social das turmas. Por fim detém-se no estudo das relações étnico-raciais, comprovando a hipótese de que nesse contexto existia uma maior proximidade entre senhores e escravos que em lugares mais ricos e que a vida fora da escola se refletia dentro dela.Palavras-chave: Alunos; Século XIX; Cotia; São Paulo; Escolas Públicas. Students from public schools in the cultural context caipira: social composition and the childhood colors schooling in Cotia (1870-1885)Abstract: The aim of this study is to analyze some of the characteristics of students from the municipality of Cotia, state of São Paulo, Brazil, in the 19th century, looking into the influence of everyday life on schools. The source materials used include book enrollment, public reports, parish records, and demographic data. This study initially discusses general aspects of life in Cotia and in rural communities of that time. We also analyze the social composition of students’ groups, addressing ethnic and racial relationships, and proving the hypothesis of a closer relationship between slave owners and slaves in such environment, as compared with more affluent regions, and of the effect of life outside school on the teaching environment.Keywords: Students; XIX Century; Cotia; São Paulo; Public Schools. 
id SE&PQ-1_a70e605c761e941ecddea46753ad3f58
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/27
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)Resumo: O objetivo é apresentar e analisar algumas características de alunos cotianos no Oitocentos e as influências do cotidiano local na vida escolar. Entre as fontes estão livros de matrícula, relatórios de Instrução Pública, registros paroquiais e dados demográficos. Inicialmente discorre sobre a Vila de Cotia e a sociedade caipira. A seguir, analisa a composição social das turmas. Por fim detém-se no estudo das relações étnico-raciais, comprovando a hipótese de que nesse contexto existia uma maior proximidade entre senhores e escravos que em lugares mais ricos e que a vida fora da escola se refletia dentro dela.Palavras-chave: Alunos; Século XIX; Cotia; São Paulo; Escolas Públicas. Students from public schools in the cultural context caipira: social composition and the childhood colors schooling in Cotia (1870-1885)Abstract: The aim of this study is to analyze some of the characteristics of students from the municipality of Cotia, state of São Paulo, Brazil, in the 19th century, looking into the influence of everyday life on schools. The source materials used include book enrollment, public reports, parish records, and demographic data. This study initially discusses general aspects of life in Cotia and in rural communities of that time. We also analyze the social composition of students’ groups, addressing ethnic and racial relationships, and proving the hypothesis of a closer relationship between slave owners and slaves in such environment, as compared with more affluent regions, and of the effect of life outside school on the teaching environment.Keywords: Students; XIX Century; Cotia; São Paulo; Public Schools. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQMoraes, FernandaVidal, Diana Gonçalves2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 62-872525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27/21Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:38Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
title Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
spellingShingle Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
Moraes, Fernanda
title_short Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
title_full Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
title_fullStr Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
title_full_unstemmed Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
title_sort Alunos de escolas públicas num contexto cultural caipira: composição social e as cores da infância escolarizada em Cotia (1870-1885)
author Moraes, Fernanda
author_facet Moraes, Fernanda
Vidal, Diana Gonçalves
author_role author
author2 Vidal, Diana Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Fernanda
Vidal, Diana Gonçalves
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O objetivo é apresentar e analisar algumas características de alunos cotianos no Oitocentos e as influências do cotidiano local na vida escolar. Entre as fontes estão livros de matrícula, relatórios de Instrução Pública, registros paroquiais e dados demográficos. Inicialmente discorre sobre a Vila de Cotia e a sociedade caipira. A seguir, analisa a composição social das turmas. Por fim detém-se no estudo das relações étnico-raciais, comprovando a hipótese de que nesse contexto existia uma maior proximidade entre senhores e escravos que em lugares mais ricos e que a vida fora da escola se refletia dentro dela.Palavras-chave: Alunos; Século XIX; Cotia; São Paulo; Escolas Públicas. Students from public schools in the cultural context caipira: social composition and the childhood colors schooling in Cotia (1870-1885)Abstract: The aim of this study is to analyze some of the characteristics of students from the municipality of Cotia, state of São Paulo, Brazil, in the 19th century, looking into the influence of everyday life on schools. The source materials used include book enrollment, public reports, parish records, and demographic data. This study initially discusses general aspects of life in Cotia and in rural communities of that time. We also analyze the social composition of students’ groups, addressing ethnic and racial relationships, and proving the hypothesis of a closer relationship between slave owners and slaves in such environment, as compared with more affluent regions, and of the effect of life outside school on the teaching environment.Keywords: Students; XIX Century; Cotia; São Paulo; Public Schools. 
description Resumo: O objetivo é apresentar e analisar algumas características de alunos cotianos no Oitocentos e as influências do cotidiano local na vida escolar. Entre as fontes estão livros de matrícula, relatórios de Instrução Pública, registros paroquiais e dados demográficos. Inicialmente discorre sobre a Vila de Cotia e a sociedade caipira. A seguir, analisa a composição social das turmas. Por fim detém-se no estudo das relações étnico-raciais, comprovando a hipótese de que nesse contexto existia uma maior proximidade entre senhores e escravos que em lugares mais ricos e que a vida fora da escola se refletia dentro dela.Palavras-chave: Alunos; Século XIX; Cotia; São Paulo; Escolas Públicas. Students from public schools in the cultural context caipira: social composition and the childhood colors schooling in Cotia (1870-1885)Abstract: The aim of this study is to analyze some of the characteristics of students from the municipality of Cotia, state of São Paulo, Brazil, in the 19th century, looking into the influence of everyday life on schools. The source materials used include book enrollment, public reports, parish records, and demographic data. This study initially discusses general aspects of life in Cotia and in rural communities of that time. We also analyze the social composition of students’ groups, addressing ethnic and racial relationships, and proving the hypothesis of a closer relationship between slave owners and slaves in such environment, as compared with more affluent regions, and of the effect of life outside school on the teaching environment.Keywords: Students; XIX Century; Cotia; São Paulo; Public Schools. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/27/21
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 62-87
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824319947079680