O ensino e a prática da enfermagem cearense: implicações da lei 775 de 1949

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Roberlandia Evangelista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/263
Resumo: Resumo: O artigo objetivou analisar as implicações da Lei nº 775, de 6 de agosto de 1949 no ensino e na prática da enfermagem cearense. Optou-se pela História Cultural como referencial teórico-metodológico. Quatro professoras Enfermeiras da EESVP participaram do estudo. A coleta de informações foi de novembro de 2015 a janeiro de 2017. O artigo sustenta que a situação embrionária da formação e prática da enfermeira cearense, no período de 1949-1961, instala uma crise na profissão, na medida em que dois ocupacionais passam a ter o mesmo objeto de trabalho, no caso o cuidado. Assim, há o reconhecimento de uma só imagem e identificação de uma só profissão, especialmente pelo paciente. A projeção de uma única imagem implica diretamente na identidade da Enfermeira, assim como em seus espaços de prática e poder. Logo, constata-se a necessidade de conhecer a história da profissão para entender aonde se chegou ou aonde se chegará.Palavras-chave: Enfermeiras e Enfermeiros; Educação Superior; Legislação; Auxiliar de Enfermagem. The teaching and practice of nursing cearense: implications of the law 775 of 1949Abstract: The article aimed to analyze the implications of Law No. 775, of August 6, 1949 in the Teaching and practice of Cearense Nursing. Cultural history was chosen as a theoretical-methodological framework. Four EESVP nurse teachers participated in the study. The period of information collection was from November 2015 to January 2017. The article maintains that the embryonic situation of the education and practice of the nurse in Ceará, in the period of 1949-1961, installs a crisis in the profession, in that two occupational conditions start to have the same object of work, in the case of care. Thus, there is the recognition of a single image and identification of a single profession, especially by the patient. The projection of a single image implies directly in the identity of the nurse, as well as in their spaces of practice and power. Thus, we see the need to know the history of the profession to understand where it has arrived or where it will arrive.Keywords: Nurses and nurses; Higher education; Legislation; Nursing Assistant.
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