Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | São Paulo em Perspectiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013 |
Resumo: | O artigo objetiva discernir, na proliferação dos discursos que, no Brasil, a partir do final do século XIX e nas primeiras quatro décadas do século XX, buscaram legitimar-se como saber pedagógico de tipo novo, moderno, experimental e científico, estilos distintos de organização do campo dos saberes representados como necessários à prática docente. Compreendendo o impresso destinado ao uso de professores como dispositivo de constituição desse campo, distingue dois modelos de formação docente inscritos na configuração material de revistas, livros e coleções que circularam no período: a "Caixa de Utensílios" e a "Biblioteca". |
id |
SEADE-1_315471209d26bca47285a568e258fd3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-88392000000100013 |
network_acronym_str |
SEADE-1 |
network_name_str |
São Paulo em Perspectiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docentepedagogia modernahistória da educaçãoensino no BrasilO artigo objetiva discernir, na proliferação dos discursos que, no Brasil, a partir do final do século XIX e nas primeiras quatro décadas do século XX, buscaram legitimar-se como saber pedagógico de tipo novo, moderno, experimental e científico, estilos distintos de organização do campo dos saberes representados como necessários à prática docente. Compreendendo o impresso destinado ao uso de professores como dispositivo de constituição desse campo, distingue dois modelos de formação docente inscritos na configuração material de revistas, livros e coleções que circularam no período: a "Caixa de Utensílios" e a "Biblioteca".Fundação SEADE2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013São Paulo em Perspectiva v.14 n.1 2000reponame:São Paulo em Perspectiva (Online)instname:Fundação Sistema Estadual de Análise de Dadosinstacron:SEADE10.1590/S0102-88392000000100013info:eu-repo/semantics/openAccessCARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DEpor2003-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0102-88392000000100013Revistahttp://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/index.php?men=resPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpperspectiva@seade.gov.br1806-94520102-8839opendoar:2003-05-30T00:00São Paulo em Perspectiva (Online) - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dadosfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente |
title |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente |
spellingShingle |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE pedagogia moderna história da educação ensino no Brasil |
title_short |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente |
title_full |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente |
title_fullStr |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente |
title_full_unstemmed |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente |
title_sort |
Modernidade pedagógica e modelos de formação docente |
author |
CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE |
author_facet |
CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia moderna história da educação ensino no Brasil |
topic |
pedagogia moderna história da educação ensino no Brasil |
description |
O artigo objetiva discernir, na proliferação dos discursos que, no Brasil, a partir do final do século XIX e nas primeiras quatro décadas do século XX, buscaram legitimar-se como saber pedagógico de tipo novo, moderno, experimental e científico, estilos distintos de organização do campo dos saberes representados como necessários à prática docente. Compreendendo o impresso destinado ao uso de professores como dispositivo de constituição desse campo, distingue dois modelos de formação docente inscritos na configuração material de revistas, livros e coleções que circularam no período: a "Caixa de Utensílios" e a "Biblioteca". |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-88392000000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação SEADE |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação SEADE |
dc.source.none.fl_str_mv |
São Paulo em Perspectiva v.14 n.1 2000 reponame:São Paulo em Perspectiva (Online) instname:Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados instacron:SEADE |
instname_str |
Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados |
instacron_str |
SEADE |
institution |
SEADE |
reponame_str |
São Paulo em Perspectiva (Online) |
collection |
São Paulo em Perspectiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
São Paulo em Perspectiva (Online) - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados |
repository.mail.fl_str_mv |
perspectiva@seade.gov.br |
_version_ |
1754824553032318976 |