Modernidade pedagógica e modelos de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: São Paulo em Perspectiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013
Resumo: O artigo objetiva discernir, na proliferação dos discursos que, no Brasil, a partir do final do século XIX e nas primeiras quatro décadas do século XX, buscaram legitimar-se como saber pedagógico de tipo novo, moderno, experimental e científico, estilos distintos de organização do campo dos saberes representados como necessários à prática docente. Compreendendo o impresso destinado ao uso de professores como dispositivo de constituição desse campo, distingue dois modelos de formação docente inscritos na configuração material de revistas, livros e coleções que circularam no período: a "Caixa de Utensílios" e a "Biblioteca".
id SEADE-1_315471209d26bca47285a568e258fd3d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-88392000000100013
network_acronym_str SEADE-1
network_name_str São Paulo em Perspectiva (Online)
repository_id_str
spelling Modernidade pedagógica e modelos de formação docentepedagogia modernahistória da educaçãoensino no BrasilO artigo objetiva discernir, na proliferação dos discursos que, no Brasil, a partir do final do século XIX e nas primeiras quatro décadas do século XX, buscaram legitimar-se como saber pedagógico de tipo novo, moderno, experimental e científico, estilos distintos de organização do campo dos saberes representados como necessários à prática docente. Compreendendo o impresso destinado ao uso de professores como dispositivo de constituição desse campo, distingue dois modelos de formação docente inscritos na configuração material de revistas, livros e coleções que circularam no período: a "Caixa de Utensílios" e a "Biblioteca".Fundação SEADE2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013São Paulo em Perspectiva v.14 n.1 2000reponame:São Paulo em Perspectiva (Online)instname:Fundação Sistema Estadual de Análise de Dadosinstacron:SEADE10.1590/S0102-88392000000100013info:eu-repo/semantics/openAccessCARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DEpor2003-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0102-88392000000100013Revistahttp://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/index.php?men=resPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpperspectiva@seade.gov.br1806-94520102-8839opendoar:2003-05-30T00:00São Paulo em Perspectiva (Online) - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dadosfalse
dc.title.none.fl_str_mv Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
title Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
spellingShingle Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE
pedagogia moderna
história da educação
ensino no Brasil
title_short Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
title_full Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
title_fullStr Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
title_full_unstemmed Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
title_sort Modernidade pedagógica e modelos de formação docente
author CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE
author_facet CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO,MARTA MARIA CHAGAS DE
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia moderna
história da educação
ensino no Brasil
topic pedagogia moderna
história da educação
ensino no Brasil
description O artigo objetiva discernir, na proliferação dos discursos que, no Brasil, a partir do final do século XIX e nas primeiras quatro décadas do século XX, buscaram legitimar-se como saber pedagógico de tipo novo, moderno, experimental e científico, estilos distintos de organização do campo dos saberes representados como necessários à prática docente. Compreendendo o impresso destinado ao uso de professores como dispositivo de constituição desse campo, distingue dois modelos de formação docente inscritos na configuração material de revistas, livros e coleções que circularam no período: a "Caixa de Utensílios" e a "Biblioteca".
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-88392000000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação SEADE
publisher.none.fl_str_mv Fundação SEADE
dc.source.none.fl_str_mv São Paulo em Perspectiva v.14 n.1 2000
reponame:São Paulo em Perspectiva (Online)
instname:Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
instacron:SEADE
instname_str Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
instacron_str SEADE
institution SEADE
reponame_str São Paulo em Perspectiva (Online)
collection São Paulo em Perspectiva (Online)
repository.name.fl_str_mv São Paulo em Perspectiva (Online) - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
repository.mail.fl_str_mv perspectiva@seade.gov.br
_version_ 1754824553032318976