Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares,Márcio A.G.C.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Vendramim,José D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000200021
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do pó e do extrato aquoso de Chenopodium ambrosioides L. sobre o comportamento e a sobrevivência do gorgulho-do-milho, Sitophilus zeamais Mots. As plantas de C. ambrosioides foram cultivadas na área experimental do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da ESALQ/USP. Foram obtidos pós de folhas, ramos, frutos e da planta inteira (com frutos), quando a planta estava no estágio de frutificação. Os insetos utilizados nos ensaios foram obtidos de criação mantida em grãos de trigo. Foi avaliado o efeito do pó das diferentes estruturas vegetais e da planta inteira (com frutos) sobre o comportamento (atratividade e/ou repelência) e atividade inseticida nos adultos. Foi avaliado também o potencial inseticida do extrato aquoso das diferentes estruturas e da planta inteira (com frutos) sobre as fases imatura e adulta de S. zeamais. Os resultados obtidos foram: a) pós de frutos, ramos e folhas de C. ambrosioides não apresentaram repelência para adultos de S. zeamais; b) os pós de frutos e da planta inteira (com frutos) apresentaram atividade inseticida sobre adultos de S. zeamais; c) os extratos aquosos dessas estruturas vegetais não afetaram a sobrevivência e a emergência de adultos de S. zeamais.
id SEB-2_34894d31aa643b82f4e77be7819d0057
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2005000200021
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)Insectagorgulho-do-milhoChenopodiaceaeinseticida botânicoEste trabalho teve como objetivo avaliar a influência do pó e do extrato aquoso de Chenopodium ambrosioides L. sobre o comportamento e a sobrevivência do gorgulho-do-milho, Sitophilus zeamais Mots. As plantas de C. ambrosioides foram cultivadas na área experimental do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da ESALQ/USP. Foram obtidos pós de folhas, ramos, frutos e da planta inteira (com frutos), quando a planta estava no estágio de frutificação. Os insetos utilizados nos ensaios foram obtidos de criação mantida em grãos de trigo. Foi avaliado o efeito do pó das diferentes estruturas vegetais e da planta inteira (com frutos) sobre o comportamento (atratividade e/ou repelência) e atividade inseticida nos adultos. Foi avaliado também o potencial inseticida do extrato aquoso das diferentes estruturas e da planta inteira (com frutos) sobre as fases imatura e adulta de S. zeamais. Os resultados obtidos foram: a) pós de frutos, ramos e folhas de C. ambrosioides não apresentaram repelência para adultos de S. zeamais; b) os pós de frutos e da planta inteira (com frutos) apresentaram atividade inseticida sobre adultos de S. zeamais; c) os extratos aquosos dessas estruturas vegetais não afetaram a sobrevivência e a emergência de adultos de S. zeamais.Sociedade Entomológica do Brasil2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000200021Neotropical Entomology v.34 n.2 2005reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2005000200021info:eu-repo/semantics/openAccessTavares,Márcio A.G.C.Vendramim,José D.por2005-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2005000200021Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2005-07-14T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
title Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
spellingShingle Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
Tavares,Márcio A.G.C.
Insecta
gorgulho-do-milho
Chenopodiaceae
inseticida botânico
title_short Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
title_full Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
title_fullStr Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
title_full_unstemmed Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
title_sort Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)
author Tavares,Márcio A.G.C.
author_facet Tavares,Márcio A.G.C.
Vendramim,José D.
author_role author
author2 Vendramim,José D.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares,Márcio A.G.C.
Vendramim,José D.
dc.subject.por.fl_str_mv Insecta
gorgulho-do-milho
Chenopodiaceae
inseticida botânico
topic Insecta
gorgulho-do-milho
Chenopodiaceae
inseticida botânico
description Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do pó e do extrato aquoso de Chenopodium ambrosioides L. sobre o comportamento e a sobrevivência do gorgulho-do-milho, Sitophilus zeamais Mots. As plantas de C. ambrosioides foram cultivadas na área experimental do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da ESALQ/USP. Foram obtidos pós de folhas, ramos, frutos e da planta inteira (com frutos), quando a planta estava no estágio de frutificação. Os insetos utilizados nos ensaios foram obtidos de criação mantida em grãos de trigo. Foi avaliado o efeito do pó das diferentes estruturas vegetais e da planta inteira (com frutos) sobre o comportamento (atratividade e/ou repelência) e atividade inseticida nos adultos. Foi avaliado também o potencial inseticida do extrato aquoso das diferentes estruturas e da planta inteira (com frutos) sobre as fases imatura e adulta de S. zeamais. Os resultados obtidos foram: a) pós de frutos, ramos e folhas de C. ambrosioides não apresentaram repelência para adultos de S. zeamais; b) os pós de frutos e da planta inteira (com frutos) apresentaram atividade inseticida sobre adultos de S. zeamais; c) os extratos aquosos dessas estruturas vegetais não afetaram a sobrevivência e a emergência de adultos de S. zeamais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000200021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2005000200021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.34 n.2 2005
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820845392363520