Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneguim,Ana M.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lovato,Lidiana, Silva,Roberta Z. da, Yamaoka,Ruy S., Nagashima,Getúlio T., Pasini,Amarildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2007000500006
Resumo: O êxito da sericicultura depende em grande parte da disponibilidade de cultivares de amoreira com características agronômicas que maximizem a produção e a qualidade dos casulos do bicho-da-seda, Bombyx mori L. Os efeitos das cultivares Miura (padrão) e Korin, e dos híbridos SM 14, SM 63, SK 1, SK 4 e FM 86 sobre o desenvolvimento, produção e qualidade do casulo do bicho-da-seda foram avaliados no Instituto Agronômico de Paraná, IAPAR, Londrina, PR (23 ± 3°C; 61 ± 8% RH). Utilizou-se delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. Lagartas alimentadas com folhas do híbrido SK 4 ou da cultivar Korin tiveram aumento significativo de peso em comparação com as alimentadas com folhas da cultivar padrão. O peso de casulos (ambos os sexos) e o peso de pupa (macho), obtidos com insetos criados com ‘SK 4’, foram superiores aos de insetos criados com a cultivar Miura; não houve diferença entre os demais tratamentos. O teor de seda líquida não foi influenciado pelas cultivares testadas. O peso de casca sérica obtido com lagartas alimentadas com ‘Miura’ foi similar ao de lagartas alimentadas com os demais materiais. O encasulamento concentrou-se nos dois primeiros dias e foi superior a 90% em todos os tratamentos. A porcentagem de casulos de primeira variou de 80% (‘SK 4’) a 90%. Em geral, os resultados obtidos com as cultivares estudadas foram semelhantes ou superiores ao padrão ‘Miura’, com ênfase para o híbrido SK 4, demonstrando o potencial de uso dessas cultivares na sericicultura paranaense.
id SEB-2_9918f833c3edad120b88dd088af7055a
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2007000500006
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)Sericiculturadieta naturalseleção varietalO êxito da sericicultura depende em grande parte da disponibilidade de cultivares de amoreira com características agronômicas que maximizem a produção e a qualidade dos casulos do bicho-da-seda, Bombyx mori L. Os efeitos das cultivares Miura (padrão) e Korin, e dos híbridos SM 14, SM 63, SK 1, SK 4 e FM 86 sobre o desenvolvimento, produção e qualidade do casulo do bicho-da-seda foram avaliados no Instituto Agronômico de Paraná, IAPAR, Londrina, PR (23 ± 3°C; 61 ± 8% RH). Utilizou-se delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. Lagartas alimentadas com folhas do híbrido SK 4 ou da cultivar Korin tiveram aumento significativo de peso em comparação com as alimentadas com folhas da cultivar padrão. O peso de casulos (ambos os sexos) e o peso de pupa (macho), obtidos com insetos criados com ‘SK 4’, foram superiores aos de insetos criados com a cultivar Miura; não houve diferença entre os demais tratamentos. O teor de seda líquida não foi influenciado pelas cultivares testadas. O peso de casca sérica obtido com lagartas alimentadas com ‘Miura’ foi similar ao de lagartas alimentadas com os demais materiais. O encasulamento concentrou-se nos dois primeiros dias e foi superior a 90% em todos os tratamentos. A porcentagem de casulos de primeira variou de 80% (‘SK 4’) a 90%. Em geral, os resultados obtidos com as cultivares estudadas foram semelhantes ou superiores ao padrão ‘Miura’, com ênfase para o híbrido SK 4, demonstrando o potencial de uso dessas cultivares na sericicultura paranaense.Sociedade Entomológica do Brasil2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2007000500006Neotropical Entomology v.36 n.5 2007reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2007000500006info:eu-repo/semantics/openAccessMeneguim,Ana M.Lovato,LidianaSilva,Roberta Z. daYamaoka,Ruy S.Nagashima,Getúlio T.Pasini,Amarildopor2007-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2007000500006Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2007-11-29T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
title Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
spellingShingle Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
Meneguim,Ana M.
Sericicultura
dieta natural
seleção varietal
title_short Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
title_full Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
title_fullStr Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
title_full_unstemmed Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
title_sort Influência de cultivares de amoreira Morus spp. sobre a produção e qualidade de casulos de bicho-da-seda, Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae)
author Meneguim,Ana M.
author_facet Meneguim,Ana M.
Lovato,Lidiana
Silva,Roberta Z. da
Yamaoka,Ruy S.
Nagashima,Getúlio T.
Pasini,Amarildo
author_role author
author2 Lovato,Lidiana
Silva,Roberta Z. da
Yamaoka,Ruy S.
Nagashima,Getúlio T.
Pasini,Amarildo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneguim,Ana M.
Lovato,Lidiana
Silva,Roberta Z. da
Yamaoka,Ruy S.
Nagashima,Getúlio T.
Pasini,Amarildo
dc.subject.por.fl_str_mv Sericicultura
dieta natural
seleção varietal
topic Sericicultura
dieta natural
seleção varietal
description O êxito da sericicultura depende em grande parte da disponibilidade de cultivares de amoreira com características agronômicas que maximizem a produção e a qualidade dos casulos do bicho-da-seda, Bombyx mori L. Os efeitos das cultivares Miura (padrão) e Korin, e dos híbridos SM 14, SM 63, SK 1, SK 4 e FM 86 sobre o desenvolvimento, produção e qualidade do casulo do bicho-da-seda foram avaliados no Instituto Agronômico de Paraná, IAPAR, Londrina, PR (23 ± 3°C; 61 ± 8% RH). Utilizou-se delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. Lagartas alimentadas com folhas do híbrido SK 4 ou da cultivar Korin tiveram aumento significativo de peso em comparação com as alimentadas com folhas da cultivar padrão. O peso de casulos (ambos os sexos) e o peso de pupa (macho), obtidos com insetos criados com ‘SK 4’, foram superiores aos de insetos criados com a cultivar Miura; não houve diferença entre os demais tratamentos. O teor de seda líquida não foi influenciado pelas cultivares testadas. O peso de casca sérica obtido com lagartas alimentadas com ‘Miura’ foi similar ao de lagartas alimentadas com os demais materiais. O encasulamento concentrou-se nos dois primeiros dias e foi superior a 90% em todos os tratamentos. A porcentagem de casulos de primeira variou de 80% (‘SK 4’) a 90%. Em geral, os resultados obtidos com as cultivares estudadas foram semelhantes ou superiores ao padrão ‘Miura’, com ênfase para o híbrido SK 4, demonstrando o potencial de uso dessas cultivares na sericicultura paranaense.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2007000500006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2007000500006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2007000500006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.36 n.5 2007
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820847004024832