Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy,Maurício S.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carvalho,Geraldo A., Moraes,Jair C., Cosme,Luciano V., Goussain,Márcio M., Carvalho,César F., Morais,Alexandre A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2004000300014
Resumo: Avaliou-se a seletividade dos inseticidas abamectina, lufenurom, óxido de fenbutatina, tebufenozide, tiaclopride e deltametrina utilizados em citros para pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen). Os experimentos foram conduzidos no Departamento de Entomologia da UFLA, Lavras, MG. As pulverizações foram realizadas por meio de torre de Potter utilizando-se 1,5 ± 0,5 mg/cm². Após a pulverização, as pupas foram colocadas em tubos de vidro e mantidas em câmara climática, e os adultos em gaiolas de PVC em sala climatizada (25 ± 2ºC, 70 ± 10% UR e fotofase de 12h). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis inseticidas e dez repetições, sendo cada uma formada por três pupas ou um casal de adultos. Também foi avaliado o efeito do lufenurom na capacidade reprodutiva quando pulverizado sobre machos ou fêmeas desse predador. Os produtos foram enquadrados em classes de toxicidade seguindo metodologia estabelecida pela Organização Internacional para Controle Biológico e Integrado de Animais e Plantas Nocivos (IOBC). Todos os produtos foram seletivos para pupas (E < 30% de mortalidade). Tiaclopride e deltametrina foram tóxicos aos adultos (E > 99% de mortalidade), sendo que óxido de fenbutatina e tebufenozide mostraram-se seletivos. Quando pulverizado somente sobre fêmeas de C. externa, lufenurom reduziu significativamente a viabilidade de ovos. Os produtos óxido de fenbutatina e tebufenozide, em função da baixa toxicidade apresentada, podem ser recomendados no manejo integrado de pragas na cultura dos citros em associação com C. externa.
id SEB-2_bb833236a97ce9f39dae1179d0f2e15a
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2004000300014
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)Produto fitossanitáriocrisopídeopomar cítricotoxicidadeAvaliou-se a seletividade dos inseticidas abamectina, lufenurom, óxido de fenbutatina, tebufenozide, tiaclopride e deltametrina utilizados em citros para pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen). Os experimentos foram conduzidos no Departamento de Entomologia da UFLA, Lavras, MG. As pulverizações foram realizadas por meio de torre de Potter utilizando-se 1,5 ± 0,5 mg/cm². Após a pulverização, as pupas foram colocadas em tubos de vidro e mantidas em câmara climática, e os adultos em gaiolas de PVC em sala climatizada (25 ± 2ºC, 70 ± 10% UR e fotofase de 12h). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis inseticidas e dez repetições, sendo cada uma formada por três pupas ou um casal de adultos. Também foi avaliado o efeito do lufenurom na capacidade reprodutiva quando pulverizado sobre machos ou fêmeas desse predador. Os produtos foram enquadrados em classes de toxicidade seguindo metodologia estabelecida pela Organização Internacional para Controle Biológico e Integrado de Animais e Plantas Nocivos (IOBC). Todos os produtos foram seletivos para pupas (E < 30% de mortalidade). Tiaclopride e deltametrina foram tóxicos aos adultos (E > 99% de mortalidade), sendo que óxido de fenbutatina e tebufenozide mostraram-se seletivos. Quando pulverizado somente sobre fêmeas de C. externa, lufenurom reduziu significativamente a viabilidade de ovos. Os produtos óxido de fenbutatina e tebufenozide, em função da baixa toxicidade apresentada, podem ser recomendados no manejo integrado de pragas na cultura dos citros em associação com C. externa.Sociedade Entomológica do Brasil2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2004000300014Neotropical Entomology v.33 n.3 2004reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2004000300014info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy,Maurício S.Carvalho,Geraldo A.Moraes,Jair C.Cosme,Luciano V.Goussain,Márcio M.Carvalho,César F.Morais,Alexandre A.por2004-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2004000300014Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2004-08-04T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
title Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
spellingShingle Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
Godoy,Maurício S.
Produto fitossanitário
crisopídeo
pomar cítrico
toxicidade
title_short Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
title_full Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
title_fullStr Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
title_full_unstemmed Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
title_sort Seletividade de seis inseticidas utilizados em citros a pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae)
author Godoy,Maurício S.
author_facet Godoy,Maurício S.
Carvalho,Geraldo A.
Moraes,Jair C.
Cosme,Luciano V.
Goussain,Márcio M.
Carvalho,César F.
Morais,Alexandre A.
author_role author
author2 Carvalho,Geraldo A.
Moraes,Jair C.
Cosme,Luciano V.
Goussain,Márcio M.
Carvalho,César F.
Morais,Alexandre A.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy,Maurício S.
Carvalho,Geraldo A.
Moraes,Jair C.
Cosme,Luciano V.
Goussain,Márcio M.
Carvalho,César F.
Morais,Alexandre A.
dc.subject.por.fl_str_mv Produto fitossanitário
crisopídeo
pomar cítrico
toxicidade
topic Produto fitossanitário
crisopídeo
pomar cítrico
toxicidade
description Avaliou-se a seletividade dos inseticidas abamectina, lufenurom, óxido de fenbutatina, tebufenozide, tiaclopride e deltametrina utilizados em citros para pupas e adultos de Chrysoperla externa (Hagen). Os experimentos foram conduzidos no Departamento de Entomologia da UFLA, Lavras, MG. As pulverizações foram realizadas por meio de torre de Potter utilizando-se 1,5 ± 0,5 mg/cm². Após a pulverização, as pupas foram colocadas em tubos de vidro e mantidas em câmara climática, e os adultos em gaiolas de PVC em sala climatizada (25 ± 2ºC, 70 ± 10% UR e fotofase de 12h). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis inseticidas e dez repetições, sendo cada uma formada por três pupas ou um casal de adultos. Também foi avaliado o efeito do lufenurom na capacidade reprodutiva quando pulverizado sobre machos ou fêmeas desse predador. Os produtos foram enquadrados em classes de toxicidade seguindo metodologia estabelecida pela Organização Internacional para Controle Biológico e Integrado de Animais e Plantas Nocivos (IOBC). Todos os produtos foram seletivos para pupas (E < 30% de mortalidade). Tiaclopride e deltametrina foram tóxicos aos adultos (E > 99% de mortalidade), sendo que óxido de fenbutatina e tebufenozide mostraram-se seletivos. Quando pulverizado somente sobre fêmeas de C. externa, lufenurom reduziu significativamente a viabilidade de ovos. Os produtos óxido de fenbutatina e tebufenozide, em função da baixa toxicidade apresentada, podem ser recomendados no manejo integrado de pragas na cultura dos citros em associação com C. externa.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2004000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2004000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2004000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.33 n.3 2004
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820844855492608