Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Uemerson S. da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Vendramim,José D., Rocha,Waldireny C., Vieira,Paulo C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000400018
Resumo: A partir de extratos aquosos e não aquosos de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae), objetivou-se identificar frações com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick). Para tanto, extratos aquosos liofilizados (EAL) a 3%, de folhas e ramos da planta, foram ressuspendidos em água e aplicados, por meio de mini-atomizador, sobre folíolos de tomateiro infestados com lagartas recém-eclodidas. Com base nos resultados de mortalidades aos 5 e 10 dias após a infestação (DAI), considerou-se o EAL de folhas mais eficiente que o de ramos. Numa segunda etapa, foram obtidos por maceração, extratos de folhas em hexano (HEX), diclorometano (DIC) e metanol (MET), os quais foram avaliados a1 % (p/v) como descrito anteriormente, incluindo-se acetona e água como controles. Dentre os referidos extratos, aquele em DIC foi o mais promissor como fonte de substância(s) com atividade inseticida sobre lagartas de T. absoluta. Na seqüência, através de partição líquido-líquido do extrato DIC, obtiveram-se as frações em HEX, MET, acetato de etila (AET), n-butanol (NBU) e aquosa (AQ). Destas frações, a AET e MET a 0,15% foram consideradas as mais promissoras como fontes de substâncias com atividade inseticida sobre T. absoluta.
id SEB-2_c82ee722d62fb15a288dbd0d0e460869
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2005000400018
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)Insectainseticida botânicoproduto naturalcontroleA partir de extratos aquosos e não aquosos de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae), objetivou-se identificar frações com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick). Para tanto, extratos aquosos liofilizados (EAL) a 3%, de folhas e ramos da planta, foram ressuspendidos em água e aplicados, por meio de mini-atomizador, sobre folíolos de tomateiro infestados com lagartas recém-eclodidas. Com base nos resultados de mortalidades aos 5 e 10 dias após a infestação (DAI), considerou-se o EAL de folhas mais eficiente que o de ramos. Numa segunda etapa, foram obtidos por maceração, extratos de folhas em hexano (HEX), diclorometano (DIC) e metanol (MET), os quais foram avaliados a1 % (p/v) como descrito anteriormente, incluindo-se acetona e água como controles. Dentre os referidos extratos, aquele em DIC foi o mais promissor como fonte de substância(s) com atividade inseticida sobre lagartas de T. absoluta. Na seqüência, através de partição líquido-líquido do extrato DIC, obtiveram-se as frações em HEX, MET, acetato de etila (AET), n-butanol (NBU) e aquosa (AQ). Destas frações, a AET e MET a 0,15% foram consideradas as mais promissoras como fontes de substâncias com atividade inseticida sobre T. absoluta.Sociedade Entomológica do Brasil2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000400018Neotropical Entomology v.34 n.4 2005reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2005000400018info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Uemerson S. daVendramim,José D.Rocha,Waldireny C.Vieira,Paulo C.por2005-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2005000400018Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2005-09-26T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
spellingShingle Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
Cunha,Uemerson S. da
Insecta
inseticida botânico
produto natural
controle
title_short Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_full Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_fullStr Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_full_unstemmed Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_sort Potencial de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) como fonte de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)
author Cunha,Uemerson S. da
author_facet Cunha,Uemerson S. da
Vendramim,José D.
Rocha,Waldireny C.
Vieira,Paulo C.
author_role author
author2 Vendramim,José D.
Rocha,Waldireny C.
Vieira,Paulo C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Uemerson S. da
Vendramim,José D.
Rocha,Waldireny C.
Vieira,Paulo C.
dc.subject.por.fl_str_mv Insecta
inseticida botânico
produto natural
controle
topic Insecta
inseticida botânico
produto natural
controle
description A partir de extratos aquosos e não aquosos de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae), objetivou-se identificar frações com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick). Para tanto, extratos aquosos liofilizados (EAL) a 3%, de folhas e ramos da planta, foram ressuspendidos em água e aplicados, por meio de mini-atomizador, sobre folíolos de tomateiro infestados com lagartas recém-eclodidas. Com base nos resultados de mortalidades aos 5 e 10 dias após a infestação (DAI), considerou-se o EAL de folhas mais eficiente que o de ramos. Numa segunda etapa, foram obtidos por maceração, extratos de folhas em hexano (HEX), diclorometano (DIC) e metanol (MET), os quais foram avaliados a1 % (p/v) como descrito anteriormente, incluindo-se acetona e água como controles. Dentre os referidos extratos, aquele em DIC foi o mais promissor como fonte de substância(s) com atividade inseticida sobre lagartas de T. absoluta. Na seqüência, através de partição líquido-líquido do extrato DIC, obtiveram-se as frações em HEX, MET, acetato de etila (AET), n-butanol (NBU) e aquosa (AQ). Destas frações, a AET e MET a 0,15% foram consideradas as mais promissoras como fontes de substâncias com atividade inseticida sobre T. absoluta.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000400018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2005000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2005000400018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.34 n.4 2005
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820845824376832