Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho,Francisco S.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Dias,José M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000200017
Resumo: Foram estudados, em câmara climatizada, a 30ºC, umidade relativa de 60 ± 10% e fotofase de 14h, os efeitos dos hospedeiros alternativos Euscepes postfasciatus (Fairmaire) e Callosobruchus maculatus (Fabricius) na reprodução e ataque de Catolaccus grandis (Burks), parasitóide do bicudo-do-algodoeiro. Os hospedeiros alternativos C. maculatus e E. postfasciatus, proporcionaram ao parasitóide, taxas de desenvolvimento superiores às apresentadas por A. grandis. As taxas de parasitismo variaram de 44,3% no hospedeiro alternativo E. postfasciatus a 39,9% em A. grandis. O hospedeiro natural (bicudo) foi o que originou a maior porcentagem de pupas fêmeas (73,7%). C. grandis apresentou a mesma aceitação para oviposição em ambos hospedeiros alternativos, porém a maior produção de ovos foi obtida sobre E. postfasciatus. A oogênese do parasitóide foi estimulada de forma semelhante na presença dos hospedeiros A. grandis e E. postfasciatus, e ambos superaram o hospedeiro alternativo C. maculatus em número de ovos depositados nos cinco primeiros dias. A qualidade do hospedeiro afetou o período de oviposição e a longevidade do parasitóide, sendo o hospedeiro A. grandis responsável por menor expectativa de vida e menor período de oviposição. Larvas de E. postfasciatus ou C. maculatus podem ser usadas como hospedeiros alternativos de C. grandis e estimulam a oogênese em fêmeas de C. grandis.
id SEB-2_cc74645980cfaa6f0e4a21962bbee6aa
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2003000200017
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)Insectabicudo-do-algodoeiroectoparasitóidecontrole biológicocriação massalForam estudados, em câmara climatizada, a 30ºC, umidade relativa de 60 ± 10% e fotofase de 14h, os efeitos dos hospedeiros alternativos Euscepes postfasciatus (Fairmaire) e Callosobruchus maculatus (Fabricius) na reprodução e ataque de Catolaccus grandis (Burks), parasitóide do bicudo-do-algodoeiro. Os hospedeiros alternativos C. maculatus e E. postfasciatus, proporcionaram ao parasitóide, taxas de desenvolvimento superiores às apresentadas por A. grandis. As taxas de parasitismo variaram de 44,3% no hospedeiro alternativo E. postfasciatus a 39,9% em A. grandis. O hospedeiro natural (bicudo) foi o que originou a maior porcentagem de pupas fêmeas (73,7%). C. grandis apresentou a mesma aceitação para oviposição em ambos hospedeiros alternativos, porém a maior produção de ovos foi obtida sobre E. postfasciatus. A oogênese do parasitóide foi estimulada de forma semelhante na presença dos hospedeiros A. grandis e E. postfasciatus, e ambos superaram o hospedeiro alternativo C. maculatus em número de ovos depositados nos cinco primeiros dias. A qualidade do hospedeiro afetou o período de oviposição e a longevidade do parasitóide, sendo o hospedeiro A. grandis responsável por menor expectativa de vida e menor período de oviposição. Larvas de E. postfasciatus ou C. maculatus podem ser usadas como hospedeiros alternativos de C. grandis e estimulam a oogênese em fêmeas de C. grandis.Sociedade Entomológica do Brasil2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000200017Neotropical Entomology v.32 n.2 2003reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2003000200017info:eu-repo/semantics/openAccessRamalho,Francisco S.Dias,José M.por2003-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2003000200017Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2003-11-04T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
title Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
spellingShingle Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
Ramalho,Francisco S.
Insecta
bicudo-do-algodoeiro
ectoparasitóide
controle biológico
criação massal
title_short Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
title_full Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
title_fullStr Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
title_full_unstemmed Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
title_sort Efeitos de hospedeiros alternativos na biologia de Catolaccus grandis (Burks) (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitóide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)
author Ramalho,Francisco S.
author_facet Ramalho,Francisco S.
Dias,José M.
author_role author
author2 Dias,José M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho,Francisco S.
Dias,José M.
dc.subject.por.fl_str_mv Insecta
bicudo-do-algodoeiro
ectoparasitóide
controle biológico
criação massal
topic Insecta
bicudo-do-algodoeiro
ectoparasitóide
controle biológico
criação massal
description Foram estudados, em câmara climatizada, a 30ºC, umidade relativa de 60 ± 10% e fotofase de 14h, os efeitos dos hospedeiros alternativos Euscepes postfasciatus (Fairmaire) e Callosobruchus maculatus (Fabricius) na reprodução e ataque de Catolaccus grandis (Burks), parasitóide do bicudo-do-algodoeiro. Os hospedeiros alternativos C. maculatus e E. postfasciatus, proporcionaram ao parasitóide, taxas de desenvolvimento superiores às apresentadas por A. grandis. As taxas de parasitismo variaram de 44,3% no hospedeiro alternativo E. postfasciatus a 39,9% em A. grandis. O hospedeiro natural (bicudo) foi o que originou a maior porcentagem de pupas fêmeas (73,7%). C. grandis apresentou a mesma aceitação para oviposição em ambos hospedeiros alternativos, porém a maior produção de ovos foi obtida sobre E. postfasciatus. A oogênese do parasitóide foi estimulada de forma semelhante na presença dos hospedeiros A. grandis e E. postfasciatus, e ambos superaram o hospedeiro alternativo C. maculatus em número de ovos depositados nos cinco primeiros dias. A qualidade do hospedeiro afetou o período de oviposição e a longevidade do parasitóide, sendo o hospedeiro A. grandis responsável por menor expectativa de vida e menor período de oviposição. Larvas de E. postfasciatus ou C. maculatus podem ser usadas como hospedeiros alternativos de C. grandis e estimulam a oogênese em fêmeas de C. grandis.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2003000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2003000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.32 n.2 2003
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820844251512832