Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Marciene D
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos,Maria C F dos, Beserra,Eduardo B, Torres,Jorge B, Almeida,Raul P de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000200011
Resumo: Parasitóides Trichogramma vêm sendo utilizados em todo o mundo como agentes de controle biológico devido à sua ampla distribuição geográfica, alta especialização e efi ciência no controle de muitas espécies-praga de lepidópteros. Para o entendimento dos resultados do parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley, estudaram-se os aspectos comportamentais e biológicos desse parasitóide sobre ovos de Sitotroga cerealella (Oliver). As variáveis investigadas foram: aceitação hospedeira e tempo de contato de T. pretiosum com o hospedeiro parasitado, porcentagem de emergência, porcentagem de indivíduos deformados, duração ovo-adulto, razão sexual, tamanho e longevidade de T. pretiosum e número de ovos de S. cerealella parasitados por fêmea descendente. Observou-se rejeição de parasitismo em ovos de S. cerealella previamente parasitados com 24, 72 e 120h de idade. A rejeição foi superior para ovos com 72h e 120h após o parasitismo em comparação com aqueles com 24h. Ovos previamente parasitados com 24h apresentaram maior tempo de contato por T. pretiosum comparados aos de 72h e 120h. Os descendentes oriundos de hospedeiros dos quais apenas um parasitóide se desenvolveu apresentaram-se todos maiores, sem deformidades e com maior capacidade de parasitismo, ao contrário dos indivíduos descendentes de hospedeiros em que dois parasitóides se desenvolveram. Entretanto, a longevidade de fêmeas descendentes não diferiu entre parasitóides oriundos de hospedeiros em que um ou dois parasitóides se desenvolveram. Pode-se concluir que T. pretiosum reconhece ovos previamente parasitados e que o superparasitismo resultou em menor sucesso reprodutivo do parasitóide.
id SEB-2_d32c0aee8ef63fba8e40d5138b1800c1
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2009000200011
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)Controle biológicoparasitóide de ovoscompatibilidade do hospedeiroParasitóides Trichogramma vêm sendo utilizados em todo o mundo como agentes de controle biológico devido à sua ampla distribuição geográfica, alta especialização e efi ciência no controle de muitas espécies-praga de lepidópteros. Para o entendimento dos resultados do parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley, estudaram-se os aspectos comportamentais e biológicos desse parasitóide sobre ovos de Sitotroga cerealella (Oliver). As variáveis investigadas foram: aceitação hospedeira e tempo de contato de T. pretiosum com o hospedeiro parasitado, porcentagem de emergência, porcentagem de indivíduos deformados, duração ovo-adulto, razão sexual, tamanho e longevidade de T. pretiosum e número de ovos de S. cerealella parasitados por fêmea descendente. Observou-se rejeição de parasitismo em ovos de S. cerealella previamente parasitados com 24, 72 e 120h de idade. A rejeição foi superior para ovos com 72h e 120h após o parasitismo em comparação com aqueles com 24h. Ovos previamente parasitados com 24h apresentaram maior tempo de contato por T. pretiosum comparados aos de 72h e 120h. Os descendentes oriundos de hospedeiros dos quais apenas um parasitóide se desenvolveu apresentaram-se todos maiores, sem deformidades e com maior capacidade de parasitismo, ao contrário dos indivíduos descendentes de hospedeiros em que dois parasitóides se desenvolveram. Entretanto, a longevidade de fêmeas descendentes não diferiu entre parasitóides oriundos de hospedeiros em que um ou dois parasitóides se desenvolveram. Pode-se concluir que T. pretiosum reconhece ovos previamente parasitados e que o superparasitismo resultou em menor sucesso reprodutivo do parasitóide.Sociedade Entomológica do Brasil2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000200011Neotropical Entomology v.38 n.2 2009reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2009000200011info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Marciene DSantos,Maria C F dosBeserra,Eduardo BTorres,Jorge BAlmeida,Raul P depor2009-05-25T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2009000200011Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2009-05-25T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
spellingShingle Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
Moreira,Marciene D
Controle biológico
parasitóide de ovos
compatibilidade do hospedeiro
title_short Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_full Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_fullStr Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_full_unstemmed Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
title_sort Parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley(Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Sitotroga cerealella(Oliver) (Lepidoptera: Gelechiidae)
author Moreira,Marciene D
author_facet Moreira,Marciene D
Santos,Maria C F dos
Beserra,Eduardo B
Torres,Jorge B
Almeida,Raul P de
author_role author
author2 Santos,Maria C F dos
Beserra,Eduardo B
Torres,Jorge B
Almeida,Raul P de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Marciene D
Santos,Maria C F dos
Beserra,Eduardo B
Torres,Jorge B
Almeida,Raul P de
dc.subject.por.fl_str_mv Controle biológico
parasitóide de ovos
compatibilidade do hospedeiro
topic Controle biológico
parasitóide de ovos
compatibilidade do hospedeiro
description Parasitóides Trichogramma vêm sendo utilizados em todo o mundo como agentes de controle biológico devido à sua ampla distribuição geográfica, alta especialização e efi ciência no controle de muitas espécies-praga de lepidópteros. Para o entendimento dos resultados do parasitismo e superparasitismo de Trichogramma pretiosum Riley, estudaram-se os aspectos comportamentais e biológicos desse parasitóide sobre ovos de Sitotroga cerealella (Oliver). As variáveis investigadas foram: aceitação hospedeira e tempo de contato de T. pretiosum com o hospedeiro parasitado, porcentagem de emergência, porcentagem de indivíduos deformados, duração ovo-adulto, razão sexual, tamanho e longevidade de T. pretiosum e número de ovos de S. cerealella parasitados por fêmea descendente. Observou-se rejeição de parasitismo em ovos de S. cerealella previamente parasitados com 24, 72 e 120h de idade. A rejeição foi superior para ovos com 72h e 120h após o parasitismo em comparação com aqueles com 24h. Ovos previamente parasitados com 24h apresentaram maior tempo de contato por T. pretiosum comparados aos de 72h e 120h. Os descendentes oriundos de hospedeiros dos quais apenas um parasitóide se desenvolveu apresentaram-se todos maiores, sem deformidades e com maior capacidade de parasitismo, ao contrário dos indivíduos descendentes de hospedeiros em que dois parasitóides se desenvolveram. Entretanto, a longevidade de fêmeas descendentes não diferiu entre parasitóides oriundos de hospedeiros em que um ou dois parasitóides se desenvolveram. Pode-se concluir que T. pretiosum reconhece ovos previamente parasitados e que o superparasitismo resultou em menor sucesso reprodutivo do parasitóide.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2009000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.38 n.2 2009
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820847982346240