Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos,Cláudia H C
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pallini,Angelo, Venzon,Madelaine, Freitas,Rita C P de, Rezende,Daniela D M, Schoereder,José H
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000500005
Resumo: Variações nas características morfológicas das plantas podem ter efeito imediato sobre a preferência alimentar, escolha de sítios de oviposição e vulnerabilidade de herbívoros a inimigos naturais. A longo prazo, podem ter consequências sobre a dinâmica populacional desses organismos, já que atuam sobre seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução. Neste trabalho, avaliou-se o desenvolvimento de Polyphagotarsonemus latus (Banks) em cinco espécies de Capsicum com diferentes densidades de tricomas. Testou-se a hipótese de que o crescimento populacional de P. latus nessas plantas apresenta relação negativa com o aumento da densidade de tricomas nas folhas. Observou-se um padrão decrescente na taxa intrínseca de crescimento (r m) de P. latus com o aumento da densidade de tricomas nas folhas. O menor r m foi obtido em folhas de C. praetermissum (r m = 0,46), que apresenta a maior densidade de tricomas entre as espécies de Capsicum avaliadas. Os maiores valores de r m foram observados em espécies de Capsicum com densidade intermediária de tricomas nas folhas, Capsicum frutescens (r m = 0,77) e Capsicum chinense (r m = 0,76). Os tricomas de Capsicum spp. atuaram como fator limitante ao desenvolvimento de P. latus à medida que se apresentaram em maiores densidades e mais bem distribuídos na superfície foliar. Foi discutido ainda o papel da defesa morfológica e química de plantas de Capsicum sobre o desenvolvimento de P. latus.
id SEB-2_dae5104396ed4ba14fbb497566959524
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2009000500005
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?Pimentatricoma foliarácaro fitófagodefesa constitutivataxa intrínseca de crescimentoVariações nas características morfológicas das plantas podem ter efeito imediato sobre a preferência alimentar, escolha de sítios de oviposição e vulnerabilidade de herbívoros a inimigos naturais. A longo prazo, podem ter consequências sobre a dinâmica populacional desses organismos, já que atuam sobre seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução. Neste trabalho, avaliou-se o desenvolvimento de Polyphagotarsonemus latus (Banks) em cinco espécies de Capsicum com diferentes densidades de tricomas. Testou-se a hipótese de que o crescimento populacional de P. latus nessas plantas apresenta relação negativa com o aumento da densidade de tricomas nas folhas. Observou-se um padrão decrescente na taxa intrínseca de crescimento (r m) de P. latus com o aumento da densidade de tricomas nas folhas. O menor r m foi obtido em folhas de C. praetermissum (r m = 0,46), que apresenta a maior densidade de tricomas entre as espécies de Capsicum avaliadas. Os maiores valores de r m foram observados em espécies de Capsicum com densidade intermediária de tricomas nas folhas, Capsicum frutescens (r m = 0,77) e Capsicum chinense (r m = 0,76). Os tricomas de Capsicum spp. atuaram como fator limitante ao desenvolvimento de P. latus à medida que se apresentaram em maiores densidades e mais bem distribuídos na superfície foliar. Foi discutido ainda o papel da defesa morfológica e química de plantas de Capsicum sobre o desenvolvimento de P. latus.Sociedade Entomológica do Brasil2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000500005Neotropical Entomology v.38 n.5 2009reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2009000500005info:eu-repo/semantics/openAccessMatos,Cláudia H CPallini,AngeloVenzon,MadelaineFreitas,Rita C P deRezende,Daniela D MSchoereder,José Hpor2009-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2009000500005Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2009-11-18T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
title Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
spellingShingle Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
Matos,Cláudia H C
Pimenta
tricoma foliar
ácaro fitófago
defesa constitutiva
taxa intrínseca de crescimento
title_short Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
title_full Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
title_fullStr Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
title_full_unstemmed Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
title_sort Os tricomas de Capsicum spp. interferem nos aspectos biológicos do ácaro-branco, Polyphagotarsonemus latus Banks (Acari: Tarsonemidae)?
author Matos,Cláudia H C
author_facet Matos,Cláudia H C
Pallini,Angelo
Venzon,Madelaine
Freitas,Rita C P de
Rezende,Daniela D M
Schoereder,José H
author_role author
author2 Pallini,Angelo
Venzon,Madelaine
Freitas,Rita C P de
Rezende,Daniela D M
Schoereder,José H
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos,Cláudia H C
Pallini,Angelo
Venzon,Madelaine
Freitas,Rita C P de
Rezende,Daniela D M
Schoereder,José H
dc.subject.por.fl_str_mv Pimenta
tricoma foliar
ácaro fitófago
defesa constitutiva
taxa intrínseca de crescimento
topic Pimenta
tricoma foliar
ácaro fitófago
defesa constitutiva
taxa intrínseca de crescimento
description Variações nas características morfológicas das plantas podem ter efeito imediato sobre a preferência alimentar, escolha de sítios de oviposição e vulnerabilidade de herbívoros a inimigos naturais. A longo prazo, podem ter consequências sobre a dinâmica populacional desses organismos, já que atuam sobre seu desenvolvimento, sobrevivência e reprodução. Neste trabalho, avaliou-se o desenvolvimento de Polyphagotarsonemus latus (Banks) em cinco espécies de Capsicum com diferentes densidades de tricomas. Testou-se a hipótese de que o crescimento populacional de P. latus nessas plantas apresenta relação negativa com o aumento da densidade de tricomas nas folhas. Observou-se um padrão decrescente na taxa intrínseca de crescimento (r m) de P. latus com o aumento da densidade de tricomas nas folhas. O menor r m foi obtido em folhas de C. praetermissum (r m = 0,46), que apresenta a maior densidade de tricomas entre as espécies de Capsicum avaliadas. Os maiores valores de r m foram observados em espécies de Capsicum com densidade intermediária de tricomas nas folhas, Capsicum frutescens (r m = 0,77) e Capsicum chinense (r m = 0,76). Os tricomas de Capsicum spp. atuaram como fator limitante ao desenvolvimento de P. latus à medida que se apresentaram em maiores densidades e mais bem distribuídos na superfície foliar. Foi discutido ainda o papel da defesa morfológica e química de plantas de Capsicum sobre o desenvolvimento de P. latus.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000500005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000500005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2009000500005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.38 n.5 2009
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820848387096576