POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Felix
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação em Contexto
Texto Completo: https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/45
Resumo: A elaboração de políticas públicas sempre esteve atrelada aos ideais defendidos por um governo, num determinado período sócio-histórico. De tal modo, as políticas educacionais brasileiras refletem a clara influência do neoliberalismo na gestão e organização do sistema de educação. A própria LDB (9.394/1996) foi fortemente influenciada pelos ideais neoliberais difundidos a partir da década de 90. Os princípios neoliberais motivaram profundas reformas no âmbito socioeconômico e, seguindo tal lógica, a educação assumiu um status mercadológico, e o setor privado ganhou relevância. Isso impactou também no processo de gestão escolar que, devido à municipalização da educação, descentralizou o sistema de ensino brasileiro, sob a justificativa da maior autonomia na gestão do ensino. Diante disso, discute-se, neste artigo, as políticas educacionais implementadas no Brasil, cujo viés neoliberal é basilar, e as suas implicações na gestão escolar. Para isso, utiliza-se alguns postulados teóricos de Toschi (2008a, 2008b), Furtado (2005) e Gentili e Silva (1995), cuja intenção é fundamentar as discussões realizadas ao longo do trabalho. Por fim, constatou-se que a descentralização e flexibilização do sistema educacional brasileiro, orientando- se pelos princípios da gestão democrática, acabam modificando a conduta escolar, favorecendo a participação de todos os agentes escolares. Contudo, evidencia-se uma tentativa do Estado de relegar o papel de gerir a educação, transferindo tal função para a sociedade.
id SEDUCGO-1_14a0763ce27f88b353269cb801eec85a
oai_identifier_str oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/45
network_acronym_str SEDUCGO-1
network_name_str Revista Educação em Contexto
repository_id_str
spelling POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLARPolíticas educacionaisgestão democráticaneoliberalismoeducaçãoA elaboração de políticas públicas sempre esteve atrelada aos ideais defendidos por um governo, num determinado período sócio-histórico. De tal modo, as políticas educacionais brasileiras refletem a clara influência do neoliberalismo na gestão e organização do sistema de educação. A própria LDB (9.394/1996) foi fortemente influenciada pelos ideais neoliberais difundidos a partir da década de 90. Os princípios neoliberais motivaram profundas reformas no âmbito socioeconômico e, seguindo tal lógica, a educação assumiu um status mercadológico, e o setor privado ganhou relevância. Isso impactou também no processo de gestão escolar que, devido à municipalização da educação, descentralizou o sistema de ensino brasileiro, sob a justificativa da maior autonomia na gestão do ensino. Diante disso, discute-se, neste artigo, as políticas educacionais implementadas no Brasil, cujo viés neoliberal é basilar, e as suas implicações na gestão escolar. Para isso, utiliza-se alguns postulados teóricos de Toschi (2008a, 2008b), Furtado (2005) e Gentili e Silva (1995), cuja intenção é fundamentar as discussões realizadas ao longo do trabalho. Por fim, constatou-se que a descentralização e flexibilização do sistema educacional brasileiro, orientando- se pelos princípios da gestão democrática, acabam modificando a conduta escolar, favorecendo a participação de todos os agentes escolares. Contudo, evidencia-se uma tentativa do Estado de relegar o papel de gerir a educação, transferindo tal função para a sociedade.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/4510.5281/zenodo.7841963Revista Educação em Contexto; v. 1 n. 1 (2022)2764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/45/21Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amanda Felix2023-06-06T18:13:59Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/45Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-06T18:13:59Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
title POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
spellingShingle POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
Oliveira, Amanda Felix
Políticas educacionais
gestão democrática
neoliberalismo
educação
title_short POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
title_full POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
title_fullStr POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
title_sort POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR
author Oliveira, Amanda Felix
author_facet Oliveira, Amanda Felix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
gestão democrática
neoliberalismo
educação
topic Políticas educacionais
gestão democrática
neoliberalismo
educação
description A elaboração de políticas públicas sempre esteve atrelada aos ideais defendidos por um governo, num determinado período sócio-histórico. De tal modo, as políticas educacionais brasileiras refletem a clara influência do neoliberalismo na gestão e organização do sistema de educação. A própria LDB (9.394/1996) foi fortemente influenciada pelos ideais neoliberais difundidos a partir da década de 90. Os princípios neoliberais motivaram profundas reformas no âmbito socioeconômico e, seguindo tal lógica, a educação assumiu um status mercadológico, e o setor privado ganhou relevância. Isso impactou também no processo de gestão escolar que, devido à municipalização da educação, descentralizou o sistema de ensino brasileiro, sob a justificativa da maior autonomia na gestão do ensino. Diante disso, discute-se, neste artigo, as políticas educacionais implementadas no Brasil, cujo viés neoliberal é basilar, e as suas implicações na gestão escolar. Para isso, utiliza-se alguns postulados teóricos de Toschi (2008a, 2008b), Furtado (2005) e Gentili e Silva (1995), cuja intenção é fundamentar as discussões realizadas ao longo do trabalho. Por fim, constatou-se que a descentralização e flexibilização do sistema educacional brasileiro, orientando- se pelos princípios da gestão democrática, acabam modificando a conduta escolar, favorecendo a participação de todos os agentes escolares. Contudo, evidencia-se uma tentativa do Estado de relegar o papel de gerir a educação, transferindo tal função para a sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/45
10.5281/zenodo.7841963
url https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/45
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.7841963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/45/21
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação em Contexto; v. 1 n. 1 (2022)
2764-8982
reponame:Revista Educação em Contexto
instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron:SEDUCGO
instname_str Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron_str SEDUCGO
institution SEDUCGO
reponame_str Revista Educação em Contexto
collection Revista Educação em Contexto
repository.name.fl_str_mv Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
repository.mail.fl_str_mv educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br
_version_ 1796797557109686272