GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Maria da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação em Contexto
Texto Completo: https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/44
Resumo: Os estrangeirismos constituem um meio de ampliação frequente e produtivo na língua. No contexto do Ensino de Língua Inglesa para a Educação de Jovens e Adultos, EJA, os estrangeirismos, principalmente os anglicismos, são estudados com a finalidade de constatar a presença marcante do inglês no português brasileiro. Partindo dessas considerações, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das atividades sobre estrangeirismos propostas em um livro didático da EJA, objetivando destacar a importância dos estudos do léxico como um componente da textualidade. Para isso, levantamos como os documentos oficiais para o ensino de Língua Inglesa do ensino médio da EJA abordam os estudos dos estrangeirismos. Após constatar que, nesses documentos, os estudos da gramática e do léxico devem estar centrados no texto, coletamos e analisamos os exercícios em que os estrangeirismos aparecem atrelados aos gêneros discursivos. Nossa análise incidiu sobre o livro didático: “Linguagens e culturas: linguagem e códigos: ensino médio: educação de jovens e adultos” (ALMEIDA, 2013), atualmente usado nas aulas de língua inglesa. Então, refletimos sobre como as atividades exploram os estrangeirismos, buscando apoio nos pressupostos teóricos da neologia de empréstimos, volvendo o olhar para o estudo do léxico na sala de aula. Dentre os estudiosos do assunto, destacamos: Alves (1994), Biderman (2001), Carvalho (2009), Ferraz (2006) e Contiero e Ferraz (2014).
id SEDUCGO-1_5e88d537e196f685abd8d0095aedd3a5
oai_identifier_str oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/44
network_acronym_str SEDUCGO-1
network_name_str Revista Educação em Contexto
repository_id_str
spelling GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSGêneros discursivosEstrangeirismos lexicaisEJALivro didáticoOs estrangeirismos constituem um meio de ampliação frequente e produtivo na língua. No contexto do Ensino de Língua Inglesa para a Educação de Jovens e Adultos, EJA, os estrangeirismos, principalmente os anglicismos, são estudados com a finalidade de constatar a presença marcante do inglês no português brasileiro. Partindo dessas considerações, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das atividades sobre estrangeirismos propostas em um livro didático da EJA, objetivando destacar a importância dos estudos do léxico como um componente da textualidade. Para isso, levantamos como os documentos oficiais para o ensino de Língua Inglesa do ensino médio da EJA abordam os estudos dos estrangeirismos. Após constatar que, nesses documentos, os estudos da gramática e do léxico devem estar centrados no texto, coletamos e analisamos os exercícios em que os estrangeirismos aparecem atrelados aos gêneros discursivos. Nossa análise incidiu sobre o livro didático: “Linguagens e culturas: linguagem e códigos: ensino médio: educação de jovens e adultos” (ALMEIDA, 2013), atualmente usado nas aulas de língua inglesa. Então, refletimos sobre como as atividades exploram os estrangeirismos, buscando apoio nos pressupostos teóricos da neologia de empréstimos, volvendo o olhar para o estudo do léxico na sala de aula. Dentre os estudiosos do assunto, destacamos: Alves (1994), Biderman (2001), Carvalho (2009), Ferraz (2006) e Contiero e Ferraz (2014).Secretaria de Estado da Educação de Goiás2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/4410.5281/zenodo.7841926Revista Educação em Contexto; v. 1 n. 1 (2022)2764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/44/20Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Patrícia Maria da2023-06-06T18:13:59Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/44Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-06T18:13:59Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Silva, Patrícia Maria da
Gêneros discursivos
Estrangeirismos lexicais
EJA
Livro didático
title_short GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: ANALISANDO ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Silva, Patrícia Maria da
author_facet Silva, Patrícia Maria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Estrangeirismos lexicais
EJA
Livro didático
topic Gêneros discursivos
Estrangeirismos lexicais
EJA
Livro didático
description Os estrangeirismos constituem um meio de ampliação frequente e produtivo na língua. No contexto do Ensino de Língua Inglesa para a Educação de Jovens e Adultos, EJA, os estrangeirismos, principalmente os anglicismos, são estudados com a finalidade de constatar a presença marcante do inglês no português brasileiro. Partindo dessas considerações, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das atividades sobre estrangeirismos propostas em um livro didático da EJA, objetivando destacar a importância dos estudos do léxico como um componente da textualidade. Para isso, levantamos como os documentos oficiais para o ensino de Língua Inglesa do ensino médio da EJA abordam os estudos dos estrangeirismos. Após constatar que, nesses documentos, os estudos da gramática e do léxico devem estar centrados no texto, coletamos e analisamos os exercícios em que os estrangeirismos aparecem atrelados aos gêneros discursivos. Nossa análise incidiu sobre o livro didático: “Linguagens e culturas: linguagem e códigos: ensino médio: educação de jovens e adultos” (ALMEIDA, 2013), atualmente usado nas aulas de língua inglesa. Então, refletimos sobre como as atividades exploram os estrangeirismos, buscando apoio nos pressupostos teóricos da neologia de empréstimos, volvendo o olhar para o estudo do léxico na sala de aula. Dentre os estudiosos do assunto, destacamos: Alves (1994), Biderman (2001), Carvalho (2009), Ferraz (2006) e Contiero e Ferraz (2014).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/44
10.5281/zenodo.7841926
url https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/44
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.7841926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/44/20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação em Contexto; v. 1 n. 1 (2022)
2764-8982
reponame:Revista Educação em Contexto
instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron:SEDUCGO
instname_str Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron_str SEDUCGO
institution SEDUCGO
reponame_str Revista Educação em Contexto
collection Revista Educação em Contexto
repository.name.fl_str_mv Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
repository.mail.fl_str_mv educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br
_version_ 1796797557107589120