Impactos da gestão do conhecimento nos núcleos de inovação tecnológica - NIT das universidades estaduais da Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC |
Texto Completo: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/825 |
Resumo: | O propósito desta pesquisa é investigar a inserção da gestão do conhecimento nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das universidades estaduais da Bahia. Foi realizada extensa revisão da literatura para avaliar o estado da arte sobre a inserção de Gestão do Conhecimento nos ambientes dos Núcleos. Foi estudado o processo histórico nos âmbitos nacional e estadual, relacionado à ciência e tecnologia com objetivo de melhor retratar o cenário atual. Foram elaborados dois questionários, o primeiro teve como objetivo caracterizar em aspectos gerais de constituição dos NIT. O segundo questionário teve como objetivo analisar as variáveis relacionadas à gestão do conhecimento. Os resultados foram analisados por universidade e posteriormente foram comparados com a evolução temporal dos indicadores de projetos aprovados junto à FAPESB, número de publicações e de proteções requeridas. Foi concluído que a universidade que possui processos organizados de gestão do conhecimento apresenta melhor desempenho em alguns destes indicadores, variado conforme cada instituição. |
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O propósito desta pesquisa é investigar a inserção da gestão do conhecimento nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das universidades estaduais da Bahia. Foi realizada extensa revisão da literatura para avaliar o estado da arte sobre a inserção de Gestão do Conhecimento nos ambientes dos Núcleos. Foi estudado o processo histórico nos âmbitos nacional e estadual, relacionado à ciência e tecnologia com objetivo de melhor retratar o cenário atual. Foram elaborados dois questionários, o primeiro teve como objetivo caracterizar em aspectos gerais de constituição dos NIT. O segundo questionário teve como objetivo analisar as variáveis relacionadas à gestão do conhecimento. Os resultados foram analisados por universidade e posteriormente foram comparados com a evolução temporal dos indicadores de projetos aprovados junto à FAPESB, número de publicações e de proteções requeridas. Foi concluído que a universidade que possui processos organizados de gestão do conhecimento apresenta melhor desempenho em alguns destes indicadores, variado conforme cada instituição. |
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