TRM adaptado: um método integrado de projeto para análise de tecnologias incrementais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Júnior, Gilmar Alves de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
Texto Completo: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/774
Resumo: Com o desenvolvimento crescente de novas tecnologias, é necessário para a empresa manter-se inovando e, fundamentalmente, fazer a escolha certa sobre quais tecnologias trazer para o mercado. Na indústria automotiva, desenvolver e implementar tecnologias não apropriadas, além de consumir recursos valiosos da empresa, pode impactar negativamente não apenas no modelo do veículo, mas também para a marca como um todo. Definir a viabilidade de uma nova tecnologia em relação à tecnologia corrente é, portanto, um dilema constante no planejamento estratégico de desenvolvimento de produto. Uma abordagem utilizada para auxiliar a tomada de decisão no gerenciamento estratégico de novas tecnologias, e cujas aplicações vêm se expandindo bastante por possuir características que permitam sua adaptação e flexibilidade de aplicação, é o método Technology Roadmapping - TRM. Por este motivo, propõe-se o TRM Adaptado como ferramenta para a análise de viabilidade - dos pontos de vista mercadológico, financeiro e técnico - de tecnologias incrementais. Com o suporte de métodos como o Quality Function Deployment - QFD, Valor Presente Líquido - VPL, Payback, Diagrama de Kano e Diagrama-P, este trabalho propõe-se a analisar, como estudo de caso, a nova tecnologia de Sistema de Partida a Frio em relação à tecnologia atual e, por fim, gerar um mapa tecnológico do sistema em questão. Em adição ao proposto, avaliase a utilização do método TRM Adaptado no contexto geral de desenvolvimento de produto, como ferramenta de análise para inserção de novas tecnologias na estrutura de produtos.
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