Estudo da propagação da informação entre estudantes de ensino superior: análise de centralidade e prestígio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucio Marcos Silva dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC
Texto Completo: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/716
Resumo: O estudo da propagação da informação em ambientes heterogêneos vem despertando muita curiosidade. A internet veio favorecer a disseminação de uma quantidade enorme de dados e informações. Indivíduos que recebem esses dados e informações encaminham para outros indivíduos e/ou grupos de indivíduos considerando diversos aspectos que vão desde relações pessoais a compromissos profissionais. No âmbito escolar, estudar o processo de influência e propagação da informação entre indivíduos em sala de aula requer um conhecimento do ambiente (e.g. docentes e discentes, regras da instituição etc.) e de suas características. Este trabalho estuda o processo de influência e propagação da informação entre indivíduos em sala de aula utilizando a teoria de redes complexas especificamente, redes sociais. Para obter esse resultado, foi necessária a criação de uma base de dados, através de um questionário que foi construído com apoio da psicologia organizacional. Este questionário contém informações dos alunos sobre sua instituição de ensino superior, seus professores e seus colegas de turma. A aplicação do questionário foi realizada em três momentos distintos do segundo semestre letivo de 2006 em duas faculdades particulares, situadas em Salvador, Bahia. Os nomes das faculdades e dos alunos foram preservados, por este motivo, foram usadas as siglas (FLMV,FLMD) para as faculdades e (B) para os alunos. Usando os dados de relacionamento obtidos das respostas do questionário, foram criadas matrizes de adjacência para cada questão. As matrizes de adjacência foram usadas pelo Algoritmo VISÃO para avaliar a propagação da informação a partir de estímulos nos n os da rede.
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Para obter esse resultado, foi necessária a criação de uma base de dados, através de um questionário que foi construído com apoio da psicologia organizacional. Este questionário contém informações dos alunos sobre sua instituição de ensino superior, seus professores e seus colegas de turma. A aplicação do questionário foi realizada em três momentos distintos do segundo semestre letivo de 2006 em duas faculdades particulares, situadas em Salvador, Bahia. Os nomes das faculdades e dos alunos foram preservados, por este motivo, foram usadas as siglas (FLMV,FLMD) para as faculdades e (B) para os alunos. Usando os dados de relacionamento obtidos das respostas do questionário, foram criadas matrizes de adjacência para cada questão. 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